Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2012 - 06:54

De escalada a vácuo a rede elétrica submarina: empresas diversificam soluções para o setor

É impossível percorrer os corredores do pavilhão 3 da feira da Rio Oil & Gas e não parar para assistir à incrível "escalada a vácuo" no estande da Parker, fábrica de componentes para o controle de movimentação. Desenvolvido em parceria com uma empresa de manutenção industrial, o protótipo demonstra uma aplicação pouco usual dos geradores de vácuo e ventosas fabricados pela Parker: acoplados a uma mochila e integrados a um sistema de segurança inteligente, eles permitem que o usuário escale superfícies variadas sem risco de queda.

De acordo com Bruno Garrido, especialista de produto e mercado da empresa, o sistema de segurança inteligente só possibilita a movimentação de braços e pernas do lado esquerdo, por exemplo, quando os membros do lado direito estiverem fixados na superfície.

"É um tipo de solução desenvolvida para a execução de serviços em locais de difícil acesso ou ambientes hostis, como por exemplo, a limpeza de um casco de navio", destaca Bruno, lembrando que o protótipo exibido na feira já está passando por modificação para melhorar a performance e a multiplicidade de usos.

A diversidade de novidades apresentadas por grandes empresas fornecedoras de equipamentos e tecnologias para o mercado de óleo e gás preencheu os quatro pavilhões do Riocentro em mais esta edição da Rio Oil & Gas. A Aker Solutions, fornecedora de produtos, sistemas e serviços, trouxe para o seu estande maquetes de equipamentos submarinos, as "Árvores de Natal Molhadas", chamadas assim por causa de seu formato semelhante a um dos principais símbolos natalinos. Além disso, os visitantes puderam conhecer uma réplica, em tamanho reduzido, do navio Skandi Santos, desenvolvido para instalar equipamentos e módulos submarinos e que está em operação há mais de dois anos no Brasil.

"A tecnologia empregada pelo navio reduz o tempo de instalação dos equipamentos em até três vezes e os custos do procedimento caem pela metade", explica Michelle Tomé, gerente de Comunicação e Marketing da Aker.

Além de conhecer os equipamentos, os visitantes do estande da Aker, em sua maioria estudantes, estavam interassados nas oportunidades de trabalho oferecidas pela empresa que abrirá, em 2014, sua terceira fábrica no Brasil, em Macaé. Serão empregadas 700 pessoas.

No estande da Siemens Energy, líder mundial de produtos, serviços e soluções para extração, processamento e transporte de petróleo e gás, chamava a atenção a maquete do Subsea Powergrid, uma rede elétrica submarina que permite a produção e o processamento de óleo e gás a partir de módulos instalados a até 3.000 metros de profundidade. A rede elétrica submarina pode ajudar a aumentar a capacidade de produção de um reservatório no leito do mar e a explorar reservatórios de pequeno porte. Ao mesmo tempo, as novas tecnologias aumentarão a segurança e a confiabilidade das instalações.

"Estou bastante impressionado com as tecnologias apresentadas aqui na feira. Posso dizer que a Rio Oil & Gas contribuiu para a minha certeza em seguir carreira na área de petróleo e meu interesse em continuar estudando e me especializando", opiniou Thiago Xavier, estudante de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira