Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2012 - 07:33

O que é independência financeira para você?

Primeiro, é preciso aceitar que existem diferentes conceitos e visões sobre o que é independência financeira. Ninguém consegue ir atrás e conquistar aquilo que não sabe o que é ou aquilo que não reconhece. A seguir, escolha um conceito que faça sentido para seus valores e seu estilo de vida. O que vale para seu vizinho, para o colega de trabalho ou para um consultor financeiro pode não fazer você feliz. Então, de nada vale. Há que ter independência inclusive de opinião.

Para alguns, ter independência financeira é não precisar mais trabalhar. Outros creem que é ser muito rico, talvez milionário. Há quem considere o fato de poder viver apenas de rendas, rendas passivas. Muitos querem ou declaram ter independência financeira sem ao menos saber dizer o que é isso. Alguns nunca a alcançarão, simplesmente pelo fato de que a ambição é tanta que nunca será o suficiente.

Independência precisa estar acompanhada de liberdade, mas nada impede que tenha limites.

Um monge ou um silvícola talvez se considere independente financeiramente porque não precisa de dinheiro para viver, ou pelo menos porque com muito pouco, quase nada, considere suficiente. Mais dinheiro pra que? Pra ganhar preocupações e perder a liberdade?

Há alguns anos deparei-me com o conceito que faz mais sentido para mim até hoje: ser independente financeiramente é não precisar fazer nada que não se queira só por causa de dinheiro. Ao mesmo tempo, não precisar abrir mão de nada que se queira só por falta de dinheiro. Ter o bastante para o que se precisa e deseja de maneira razoável. Simples assim. Nem mais nem menos. Cada um à sua medida. Uns com muito, outros com pouco. Não precisa ser uma situação permanente ou definitiva. Os sonhos mudam. As necessidades também. Por que não os conceitos?

.Por: Álvaro Modernell, especialista em educação financeira e previdenciária, palestrante, autor de vários livros, projetos, cartilhas e artigos sobre educação financeira, além de sócio fundador da Mais Ativos Educação Financeira e coordenador do portal www.edufinanceira.com.br, referência nacional na área.. É autor dos livros Zequinha e a porquinha Poupança (2006), O pé de meia mágico (2007), O Poço dos Desejos (2007), Paulina e o Ipê-amarelo (2007), Versinhos de Prosperidade (2008), Morango ou Chocolate (2010), Quero ser rico (2010) e O Tesouro do Vovô (2011), além de outros materiais e cartilhas.

Perfil-A Mais Ativos Educação Financeira apresentou-se ao mercado com experiência acumulada de mais de 20 anos, decorrentes das trajetórias e conhecimentos de seus sócios e colaboradores nas áreas de finanças, educação, pedagogia, psicologia e administração, com destaque para a educação financeira.

A empresa realiza palestras, desenvolve material institucional, publicações, atividades promocionais e comunitárias, oficinas, consultorias, desenvolvimento de projetos corporativos, além de outras atividades.

A Mais Ativos está preparada para desenvolver, assessorar e implementar projetos em diferentes níveis e portes. Atende empresas, instituições, escolas, cooperativas, entidades de classe, ONGs, órgãos governamentais e quaisquer organizações que queiram levar educação e orientação financeira a seus colaboradores, parceiros ou à comunidade em geral.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira