Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2012 - 07:10

Faber-Castell é a empresa que mais utiliza energia elétrica de fontes alternativas renováveis no Brasil

Referência em responsabilidade socioambiental, a Faber-Castell acaba de ser reconhecida mais uma vez por suas ações na área de sustentabilidade, um dos pilares da essência da marca. A empresa ficou em primeiro lugar no Índice Corporativo de Energia Renovável (CREX, da sigla em inglês), ranking que aponta as companhias que mais utilizam energia elétrica de fontes alternativas renováveis no Brasil, junto com uma indústria do setor automobilístico.

Elaborado pela Bloomberg New Energy Finance (Bnef), empresa de pesquisa sediada na Inglaterra que edita em outros países o Corporate Renewable Energy Index, o ranking brasileiro é inédito e tem como base um levantamento realizado com as 200 maiores empresas do País em valor de mercado, considerando o consumo total de energia elétrica das companhias e o volume gerado por meio de fontes alternativas renováveis, que incluem pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), solar, eólica, biomassa, como cana-de-açúcar e madeira de reflorestamento.

A Faber-Castell se destacou entre as 19 empresas brasileiras que figuram no ranking por ter utilizado fontes renováveis alternativas em 100% da energia consumida em 2011. O resultado é reflexo de anos de trabalho realizado pela Faber-Castell para o desenvolvimento sustentável, que inclui um amplo projeto de reflorestamento e de preservação de reservas nativas mantido no município de Prata, em Minas Gerais, desde 1980. Ali, a Faber-Castell mantém cerca de 10 mil hectares divididos em 10 parques florestais, sendo 2,6 mil de área de preservação permanente e 6,7 mil de áreas plantadas com pinus caribaea, matéria-prima para a produção dos seus EcoLápis, certificados pelo FSC e pelo projeto de Ecoeficiência em que todos os subprodutos resultantes do processo de fabricação do lápis são aproveitados, evitando o desperdício de matéria-prima e a geração de resíduos.

Hoje, do total de 1,9 bilhão de EcoLápis produzidos por ano no País, 98% são de madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council), principal órgão internacional na área de manejo florestal sustentável. Os 2% restantes também são provenientes de madeira de reflorestamento.

Perfil da Faber-Castell - A Faber-Castell é líder mundial na produção de EcoLápis de madeira plantada, cuja história se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui fábricas e escritórios em mais de 100 países. No Brasil está presente desde 1930, onde três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 1,9 bilhão de EcoLápis por ano. Com mais de 69 mil postos de venda no Brasil, exporta também para cerca de 70 países. Seu portfolio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Seu projeto de sustentabilidade ambiental e seus EcoLápis são certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira