Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2012 - 07:17

PVC contribui para o desenvolvimento sustentável nas construções

O aquecimento do mercado de construção civil tem ampliado a participação de produtos vinculados ao segmento, entre os quais se destaca o PVC. A versatilidade e durabilidade permitem com que o produto tenha vasta possibilidade de aplicação nas obras do setor. Da produção total, cerca de 70% são destinadas à construção civil. As características sustentáveis do PVC auxiliam sua utilização em prédios e residências por manter o equilíbrio com o meio ambiente. “Levamos em consideração as atribuições sustentáveis do PVC a partir do processo de composição da matéria-prima por ser derivado de recurso abundante encontrado na natureza (sal)”, diz Martim Penna, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor).

Conhecido como PVC, o policloreto de vinila é formado por 57% de cloro, produto derivado do sal marinho e de 43% de etileno (gás derivado do petróleo), sendo o sal um recurso inesgotável na natureza.

Por ser um material durável, o PVC é utilizado em tubos e conexões, fios e cabos para a construção civil, principalmente nas obras de saneamento básico. Este plástico tem como característica longo ciclo de vida útil, sendo um produto que demora a ser descartado na natureza. Segundo o Instituto do PVC, 64% dos produtos de PVC têm vida útil entre 15 e 100 anos. Outros 24% de 2 a 15 anos e 12% são considerados descartáveis com durabilidade até 2 anos. Além da longevidade, o PVC é um produto 100% reciclável, que não perde as propriedades originais após passar pelo processo de reciclagem.

Outro fator que contribui para o desenvolvimento sustentável, é a atuação do PVC como isolante térmico. Sua utilização em janelas, portas, forros de PVC contribui para a economia de energia, devido ao menor consumo dos equipamentos elétricos para aquecer ou resfriar os ambientes.

O uso do produto também se faz presente no tratamento de resíduos sólidos. “As mantas de PVC utilizadas para impermeabilização de aterros sanitários impedem que o chorume (líquido poluente que resulta da decomposição do lixo) contamine os lençóis freáticos”, comenta Miguel Bahiense, presidente do Instituto do PVC.

Empresas que seguem os conceitos de construções verdes tendem a utilizar o PVC. O Comitê Consultivo Técnico Científico (TSAC) do USGBC (United States Green Building Council) concluiu que o PVC é um produto que atende o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) - sistema de classificação sustentável que mede critérios adotados para determinar se um produto atende aos requisitos da construção sustentável.

Pelas características sustentáveis, o PVC foi utilizado nas obras das Olimpíadas 2012, a primeira da história que privilegiou a sustentabilidade. Foram utilizados internamente cerca de 142.500 metros quadrados de laminados de PVC e externamente na construção dos estádios esportivos, por exemplo, na forma de coberturas. Além do uso de tubos, conexões, fios e cabos de PVC na infraestrutura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira