Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2012 - 06:27

Estudos revelam que 85% dos consumidores querem mais energia renovável

Apoiados pela Vestas, estudos indicam, ainda, que 49% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos feitos com energia renovável, enquanto corporações demonstram preferência por investimentos em fontes sustentáveis.

Os dados são resultado de dois estudos globais: o Global Consumer Wind Study 2012 (GCWS), estudo anual produzido pelo TNS Gallup sobre as preferências dos consumidores por energia renovável, e o Corporate Renewable Energy Index Report 2012 (CREX), um índice de empresas que usam energia renovável voluntariamente, preparado pela Bloomberg New Energy Finance.

Entre os destaques do CREX está a confirmação de que os investimentos globais em nova capacidade renovável continuaram a crescer. Em 2011, o investimento líquido em capacidade de energia renovável (US$ 237 bilhões) ultrapassou o da geração de combustíveis fósseis (US$223 bilhões).

O GCWS apontou que 45% dos consumidores pesquisados percebem as mudanças climáticas como um dos três principais desafios enfrentados no mundo atualmente. Além disso, para 62% dos entrevistados disseram que estariam mais dispostos a comprar produtos de marcas que usem energia eólica.

“Os resultados dos estudos são extremamente animadores e mostram claramente que os consumidores estão exigindo mais energia renovável e que estão dispostos a pagar um preço premium por produtos feitos com esse tipo de fonte energética,” afirma Morten Albaek, vice presidente sênior de marketing, comunicação e relações corporativas do Grupo Vestas.

Corporações fazem parte da solução-A Vestas acredita firmemente que as corporações fazem parte da solução na busca de atender à demanda mundial e crescente por energia sem aumentar as perigosas emissões de carbono. “Já observamos muitas empresas, como a IKEA, comprarem turbinas eólicas como parte do compromisso de obter toda energia a partir de fontes renováveis e, recentemente, a Aviva, maior grupo de seguros do Reino Unido, investiu em uma planta de energia eólica na Espanha, pois queriam um investimento de baixo risco e alto rendimento”, completa Albaek.

Para chamar a atenção do público para esses dados importantes, a Vestas promove a campanha Energy Transparency, que tem como objetivo aumentar a transparência das preferências energéticas dos consumidores, influenciar as companhias em sua aquisição de energia e, ao mesmo tempo, ajudar na formação do mix da energia do mundo.

Lançada com sucesso no Rio de Janeiro, a Energy Transparency 2012 pretende ampliar, ainda mais, essa tendência e evidenciar no contexto global e local as preferências energéticas dos consumidores e as ações das corporações.

Londres, Nova York, Humburgo e Sidney serão as próximas cidades a receber o Energy Transparency.

Perfil do CREX-O Corporate Renewable Energy Index (CREX) é um índice que classifica as empresas de acordo com suas compras voluntárias de energia renovável. Produzido pela Bloomberg New Energy Finance, o objetivo do CREX é identificar claramente o nível de energia renovável usada por corporações de todo o mundo e fornecer a transparência tão necessária para empresas, investidores, legisladores, ONGs e consumidores. Em 2012, 389 empresas de 26 países participaram do CREX.

Principais conclusões: - O investimento global em nova capacidade renovável continuou a crescer. Em 2011, o investimento líquido em capacidade de energia renovável ultrapassou o investimento na geração de combustíveis fósseis ($237 bilhões para renovável versus $223 bilhões para geração adicional de combustíveis fósseis).

- Muitas empresas estão assumindo compromissos significativos com energia renovável por meio de investimentos diretos na geração on-site (40% das compras de eletricidade renovável em 2011).

- A compra voluntária de energia renovável aumentou nos últimos anos e deve continuar, mas o ritmo do crescimento dependerá de suporte político e regulatório.

Perfil do GCWS - O Global Consumer Wind Study (GCWS) é um estudo global, feito pelo TNS Gallup, com foco nas preferências dos consumidores com relação à energia, sua demanda por produtos feitos com energia renovável e como as decisões energéticas de algumas das maiores empresas do mundo afetam as escolhas dos consumidores. Em 2012, o estudo foi feito com 24.000 consumidores de 20 países.

Principais conclusões: - 45% dos consumidores pesquisados percebem as mudanças climáticas como um dos três maiores desafios enfrentados no mundo atualmente.

- 17% acreditam que esse é o maior desafio enfrentado no mundo atualmente, sendo que apenas a crise financeira foi identificada por mais entrevistados como o principal desafio

- 85% dos consumidores pesquisados disseram que querem mais energia renovável

- 74% teriam uma percepção mais positiva das marcas se a energia eólica fosse a fonte primária da energia usada em sua produção

- 49% dos pesquisados expressaram disposição de pagar mais por produtos feitos com energia renovável

- 62% dos pesquisados disseram que estariam mais dispostos a comprar produtos de marcas que usem energia eólica

- 52% dos consumidores acreditam que a transparência do mix energético usado na produção dos produtos é muito baixa.

Sobre a Vestas-Diariamente, as turbinas eólicas da Vestas fornecem energia limpa que dá suporte à luta global contra as mudanças climáticas. Atualmente, a energia eólica das mais de 47.000 turbinas eólicas da companhia reduz as emissões de carbono em aproximadamente 55 milhões de toneladas de CO2 anualmente, além de fomentar a segurança e a independência energética.

Atualmente, a Vestas fornece energia eólica em mais de 70 países, criando empregos para mais de 20.000 pessoas entusiastas em nossas instalações de serviços e projetos, institutos de pesquisas, fábricas e escritórios ao redor do mundo. Com 65% mais megawatts instalados do que nosso concorrente mais próximo, e mais de 51 GW de capacidade instalada acumulada mundialmente, a Vestas é líder mundial em energia eólica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira