Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2012 - 06:56

Farmais participa da Rio Franchising Business 2012 para captação de investidores independentes

Rede que nasceu como franquia de conversão agora busca interessados em ingressar no varejo farmacêutico.

A Farmais - maior rede de franquias de drogarias do país, que tradicionalmente foi formatada para ser uma franquia de conversão, ou seja, oferecer a oportunidade para que proprietários de farmácias independentes se tornem franqueados e passem a fazer parte da rede Farmais, participa da 6º edição da Rio Franchising Business 2012, que acontece de 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro para captar investidores que desejam abrir uma franquia de drogaria.

A rede que tradicionalmente foi formatada para ser uma franquia de conversão, ou seja, oferecer a oportunidade para que proprietários de farmácias independentes se tornem franqueados e passem a fazer parte da rede Farmais, está apostando agora em investidores que desejam abrir uma franquia de drogaria.

A empresa, que em 2009 passou a fazer parte do Grupo Brazil Pharma, holding do segmento de varejo farmacêutico do Grupo BTG Pactual, está investindo na estrutura da franqueadora e participa este ano da Feira de Franquias da ABF para mostrar as oportunidades do mercado farmacêutico no varejo, que vem apresentando um crescimento anual médio de 12,8%. “A Farmais acompanha este movimento desde sua inauguração, em 1994”, ressalta Marcos Machado, gerente de Expansão da rede. Segundo ele, o avanço da renda do brasileiro propiciou o surgimento de um novo público consumidor de medicamentos no país e outra mudança positiva está em curso: a oferta, nas unidades da Farmais, de linhas de vitaminas, shakes, cosméticos, dermocosméticos, dentre outros. “O mix de produtos se fortalece e amplia significativamente a rentabilidade das lojas”, descreve Machado, que destaca ainda, como pontos favoráveis ao setor, a maior longevidade da população nacional e a vasta oferta de genéricos.

Segundo a Rizzo Franchise, que há mais de 20 anos realiza pesquisas sobre o Franchising em toda a América Latina, o setor de Saúde & Beleza fechou o ano de 2011 com 318 franqueadores ativos e uma rede de 17.744 unidades, entre próprias e franquias. Juntas essas unidades faturaram anualmente cerca de R$ 9,9 bilhões e geraram mais de 145.700 empregos diretos. A projeção de crescimento para 2012 é de 14,3%, índice muito acima do crescimento médio do PIB Brasil.

O investimento para abrir uma franquia da rede é de R$ 2mil a R$ 3 mil por metro quadrado (sem capital de giro) e a média de faturamento médio mensal de uma unidade é de R$ 160 mil, com uma lucratividade líquida de 10% a 15% para o franqueado.

Segundo Machado, o perfil para ser um franqueado da Farmais inclui como características indispensáveis: habilidade, forte vivência comercial, visão empresarial, espírito empre­endedor, liderança, comprometi­mento na condução de pessoas e negócios, e ser um agente de mudan­ças na comunidade, com habilidade de comunicação e ética. O apoio da rede é total, desde a busca do ponto, implantação da unidade até treinamentos e reforços: “Temos profissionais para apoio e orientações nas diversas áreas: operações, comercial, assistência farmacêutica, trade marketing, treinamentos de força de vendas e marketing”, detalha ele.

A Farmais possui 355 unidades espalhadas por 7 Estados brasileiros e atende em média 2,8 milhões de consumidores por mês. [www.farmais.com.br]

.[Rio Franchising Business 2012 - de 27 a 29 de setembro de 2012 (quinta a sábado) – www.riofranchisingbusiness.com.br, no Riocentro - Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca – RJ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira