Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2012 - 06:44

Grupo Incefra – Exemplo em responsabilidade ambiental

Certificado pela NBR ISO 9001:2008 e participante do PBQP-H, o grupo segue ações de sustentabilidade, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente, com ações aprovadas pela Cetesb, envolvendo suas três empresas: Incefra, Incenor e Tecnogrés.

As Incenor, Incefra e Tecnogrés, empresas integradas ao Grupo Incefra, formam um dos maiores complexos industriais especializados em revestimentos cerâmicos do Brasil. No total, são produzidos 5 milhões m²/mês, entre revestimentos cerâmicos fabricados sob o processo de monoqueima, porcelanatos em grandes formatos, pastilhas, painéis e faixas, monoporosas, complementos e peças especiais.

Todas são certificadas pela NBR ISO 9001:2008 e integrantes do PBQP-H-Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, sendo reconhecidas por sua capacidade de lançar revestimentos cerâmicos versáteis e adequados para cada tipo de projeto e orçamento. As três marcas participam dos programas sociais, com produtos aprovados para fornecimento aos projetos do PAR-Programa de Arrendamento Residencial, da Caixa Econômica Federal e Minha Casa Minha Vida.

O grupo é vencedor da licitação da CDHU-Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, como fornecedor de revestimentos para conjuntos habitacionais.

Para alcançar estes méritos, o Grupo Incefra assume uma grande parcela de responsabilidade social e de preservação do meio ambiente, movendo ações com aprovação da Cetesb. Atualmente, toda a área no entorno da fábrica, localizada na cidade de Cordeirópolis, recebe uma atenção especial. Cerca de 1.000 mudas de árvores compõem um projeto de reflorestamento, acompanhando toda a lateral da estrada de acesso à fábrica, além da revitalização da área de secagem, que recebeu 3.000 mudas de plantas.

Placas de sinalização foram aplicadas em diversos pontos, para despertar a conscientização dos usuários e da população local da cidade.

Tratamento de efluentes-De acordo com o diretor industrial do Grupo Incefra, Marcos Rampo, a indústria de revestimentos cerâmicos trabalha com materiais pesados, como o zinco e o boro, que estão entre os principais itens presentes na composição dos esmaltes, além do lodo gerado pela argila bruta, utilizada na formação da base das placas cerâmicas. “Para evitar danos ao meio ambiente, nossa fábrica possui uma Estação de Tratamento de Água e Resíduos que preserva toda a pureza da água eliminada pela produção, assim como seu PH, corrigindo todos os danos causados durante o processo de fabricação, garantindo a devolução desses materiais novamente à natureza totalmente livres de resíduos que possam provocar impacto ambiental”, informa Rampo.

A reutilização da água sempre foi uma prática adotada pelo Grupo Incefra. Este ano, a nova estação passou a operar de uma forma mais completa, efetuando a desmineralização e o tratamento por intermédio de filtros de ultra-violeta, como um poderoso germicida, que interrompe a proliferação de bactérias.

O lago de peixes, localizado ao lado da fábrica, recebe parte desta água, ajudando a monitorar sua qualidade. Segundo o diretor industrial, poucas indústrias do setor dispõem desse sistema, no Brasil, atualmente. “Esse novo processo permite também a reutilização na moagem de esmaltes, o que antes demandava um grande esforço por parte das nossas reservas de poços artesianos”, acrescenta.

A estação tem capacidade para tratar até 320 m³/hora, e hoje é uma referência para as demais indústrias cerâmicas integradas ao Polo Industrial do Estado de São Paulo.

Os equipamentos selecionados pelo Grupo Incefra são de baixo consumo de energia, o que justificou os custos adicionais com eletricidade, gerando uma relação custo / benefícios significativa. E segundo Marcos Rampo, o sistema em operação na unidade de Cordeirópolis, que atente à produção da Incefra, também será adotado pelas unidades da Incenor e Tecnogrés, instaladas em Dias D’Ávila, no Estado da Bahia.

O diretor industrial ressalta, ainda, que as empresas do Grupo Incefra atuam de forma sustentável desde sua fundação, há 40 anos. “Nosso fundador sempre foi um entusiasta em defesa da ecologia. E já previa cuidados especiais em nossa lavra, nas barreiras verdes em torno dos depósitos de argilas, extração e processamento primário de matérias-primas nas jazidas situadas no entorno da região de Cordeirópolis, entre tantas outras ações em defesa do meio ambiente”, lembra Rampo.

E recentemente, o Grupo Incefra iniciou um projeto, em parceria com as construtoras, destinando embalagens e paletes usados em seus produtos para centros de reciclagem. Um projeto piloto já foi montado e iniciado, já demonstrando excelentes resultados.

Grupo Incefra – Um dos maiores do Brasil: Grupo Incefra atualmente é um dos maiores grupos fabricantes de revestimentos cerâmicos do Brasil. Possui fábricas nos Estados de São Paulo e Bahia, fornecendo produtos certificados pela norma NBR 13818:1997 e a unidade de Cordeirópolis também pela NBR ISO 9001:2008. Todas as unidade são auditadas periodicamente pelo CCB Centro Cerâmico do Brasil. É formado por três marcas: Tecnogrés e Incenor, instaladas em Dias D’Ávila/BA e Incefra, com sede em Cordeirópolis/SP. E já mantém em fase de implantação uma unidade em Fortaleza/CE, que atenderá com a marca Tecnocer. Juntas, as marcas formam o maior grupo fabricante de revestimentos cerâmicos do Brasil, produzindo 5.000.000 m2/mês. Desenvolvem produtos com os melhores formatos, melhor estética de assentamento, maior velocidade de aplicação e menores perdas. [www.grupoincefra.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira