Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2012 - 06:53

Hamm destaca Dia Mundial do Turismo

A data de 27 de setembro é assinalada como Dia Mundial do Turismo, escolhida pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Neste ano, o tema é sobre "Turismo & Energia Sustentável: Ligando o Desenvolvimento Sustentável". O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto destaca a importância de ressaltar essa data.

Hamm salienta que a atividade turística vem adquirindo enorme destaque no plano econômico, pela capacidade de movimentar extensa cadeia produtiva, criar emprego e renda, atrair investimentos e gerar divisas.

O deputado lembra que essa data também é alusiva ao dia dos turismólogos. “Estamos trabalhando para incluir estes profissionais nos programas do Ministério do Turismo, relacionados à Copa do Mundo de Futebol. No Brasil existem 200 mil turismólogos formados, além de técnicos em formação básica e politécnicos”, enfatiza.

Na Comissão de Turismo e Desporto, Hamm comenta que foi realizado um trabalho pela aprovação do Projeto de Lei 6906/02, do Senado, que regulamenta a profissão. O PL já foi transformado em Lei Ordinária número 12.591/2012 e reconhece a profissão de turismólogo e disciplina exercício da atividade.

A data de 27 de setembro é assinalada como Dia Mundial do Turismo, escolhida pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Neste ano, o tema é sobre "Turismo & Energia Sustentável: Ligando o Desenvolvimento Sustentável".

O Turismo está liderando em algumas das mais inovadoras iniciativas de energia sustentável do mundo. O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, relata que o crescimento da eficiência energética em aeronaves, a mudança para combustíveis renováveis para a aviação e linhas de cruzeiros, soluções de tecnologia de energia nos hotéis, assim como, outras iniciativas estão colocando o Turismo na vanguarda da transformação de energia limpa.

A atividade turística também vem adquirindo enorme destaque no plano econômico, pela capacidade de movimentar extensa cadeia produtiva, criar emprego e renda, atrair investimentos e gerar divisas. O turismo é capaz de suscitar todos esses benefícios sem causar danos ao meio ambiente.

Estudos da Organização Mundial do Turismo indicam que, em 2020, o número de turistas deve superar a marca de 1,5 bilhão, e seus gastos de viagem deverão chegar a dois trilhões de dólares por ano, montante superior ao girado pela maioria das indústrias do planeta.

Ciente de que o Brasil deve se empenhar para receber parcela desses viajantes, tenho orgulho de integrar a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, que tive a honra de presidir em 2009 e atualmente sou vice-presidente. Tive oportunidade de conhecer o setor turístico com profundidade e constatei em todos os locais a contribuição do turismo ao desenvolvimento nacional e seu potencial de alavancar a melhoria da qualidade de vida de todos brasileiros.

É com afirmação desses fatos, conhecedor da importância e do potencial do turismo, que estamos atuando forte na Comissão de Turismo e Desporto. A nossa preocupação tem sido a de contribuir na busca de soluções para os problemas que ainda impedem a expansão da atividade turística em nosso País. Entre esses, destaco a carga tributária, o custo de passagens e taxas aeroportuárias, o ambiente de criminalidade e de violência, além das condições de infraestrutura que precisam receber outras melhorias.

A data de 27 de setembro também é alusiva aos turismólogos. Estamos trabalhando para incluir estes profissionais nos programas do Ministério do Turismo, relacionados à Copa do Mundo de Futebol. No Brasil existem 200 mil turismólogos formados, além de técnicos em formação básica e politécnicos. Dado a esse expressivo número de profissionais, sugerimos a inserção destes trabalhadores nos programas do Ministério do Turismo, focados para os megaeventos esportivos, assim como em outras ações desta pasta. Na Comissão de Turismo e Desporto trabalhamos pela aprovação do Projeto de Lei 6906/02, do Senado, que regulamenta a profissão. O PL já foi transformado em Lei Ordinária número 12.591/2012 e reconhece a profissão de turismólogo e disciplina exercício da atividade.

O turismo será ainda mais impulsionado com a realização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O Rio Grande do Sul está empenhado nos preparativos da Copa, com investimentos em mobilidade, infraestrutura e tantas outras áreas. O nosso Estado tem potencial extraordinário turístico, nas mais diversas regiões. São tantos os destinos turísticos em nosso Estado! Entre eles, os Pampas, cujos horizontes são tão amplos e belos quanto, vastas são as suas tradições.

Para o turista, toda essa diversidade apresenta-se bem conservada e, embora o potencial a ser explorado seja imenso, os números já revelam que o turismo, no Estado, é bastante significativo e dá contribuição relevante à criação de empregos e de geração de renda para nossa população.

Assim, ressalto a importância do país se preparar para a realização dos eventos esportivos que irão servir como propulsores às mudanças econômicas, sociais e culturais, transformando assim, o país em grande pólo esportivo e turístico mundial. Aproveito ainda o transcurso do Dia Mundial do Turismo para parabenizar todos os que se dedicam a essa atividade de suma importância para o País.

.Por:Afonso Hamm - Deputado Federal (PP-RS)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira