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29/09/2012 - 06:53

Do “boca a boca” ao “boca no trombone on line”


Não há marqueteiro que não saiba que o boca a boca é a forma mais eficaz de comunicação. Isso é confirmado por uma pesquisa da Nielsen em que 92% dos pesquisados considera confiável esta forma de comunicação. E sabe qual a segunda da lista, com 70%? As opiniões dos consumidores on-line. Será que essas opiniões são o boca a boca da modernidade? Eu acredito que sim.

Sempre foi difícil usar o boca a boca como estratégia de comunicação, em função de sua baixa cobertura e prazo alongado para surtir efeito. Nos dias de hoje, no entanto, o meio digital, mais precisamente, as redes sociais, estão eliminando este problema. O que no futuro vai ser uma obrigação das marcas, hoje pode ser uma oportunidade. Ouvir recomendações de quem já usou seu produto e gostou pode ser muito mais eficiente do que outras formas de comunicação. Claro que a porta estará aberta aos comentários negativos também, mas isso faz parte deste novo mundo, e as críticas servem para melhorar o produto ou serviço. O consumidor sabe valorizar a marca que se relaciona de maneira transparente e honesta.

Quem já passou pela experiência de buscar informação de produto ou opinião de outros consumidores na internet deve ter tido a mesma surpresa que eu. Como é incrível a disponibilidade de algumas pessoas para relatar em detalhes suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados assuntos. No outro dia, entrei em um fórum de eletrônicos e perguntei a diferença entre dois aparelhos de TV. Recebi uma análise comparativa completa, com dados e opiniões que eu nunca conseguiria nos sites das marcas. Quem são essas pessoas? O que elas fazem? Como têm tempo pra isso? Enfim, existem pessoas que adoram se aprofundar em determinados assuntos e demonstrar isso compartilhando com os outros.

Malcolm Gladwell fala, em seu livro “The Tipping Point”, sobre os Market Mavens, que são aquelas pessoas que sabem o preço de tudo, e adoram indicar bons negócios aos demais. O varejo sabe que existem pessoas assim e por isso mesmo, quando faz promoções, entende que não pode simplesmente colocar uma faixa de LIQUIDAÇÃO na vitrine, sem alterar seus preços originais, na esperança de vender aos desavisados. Certamente muitos comprariam, mas, nessa hora, os Mavens colocam a boca no trombone. Sim, é isso mesmo. Há pessoas com estas características que, mesmo involuntariamente, regulam o mercado.

A empresa que confia na qualidade de seus produtos pode se valer de uma estratégia de estímulo às opiniões on line. O velho e bom “boca a boca”, se bem administrado e monitorado na internet, pode se transformar em uma potente ferramenta de negócios.

.Por: Ricardo Brener é sócio-diretor da Agita Brasil, especializada em Marketing Promocional – www.agitabr.com.br| Agita Brasil

Há seis anos no mercado, a Agita Brasil é especializada em ações promocionais, eventos e ativação de marcas e tem um portfólio de atendimento a grandes empresas, como Mattel, Nextel, Johnson & Johnson, Bunge, Chocolates Garoto, Grendene, Nestlé, Osram, Puma, entre outras. Com estrutura formada por mais de 40 profissionais a empresa já foi premiada por três anos no AMPRO Globes Awards - a versão brasileira da maior premiação mundial do marketing promocional e foi vencedora de cinco prêmios no POPAI Brasil, o “Oscar” do merchandising no país.

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