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29/09/2012 - 06:53

Cliente=Vendedor

Duvida?

Geralmente, as áreas comerciais das empresas investem muito dinheiro na capitação de novos clientes, o que realmente traz retorno e também muito esforço. Afinal, convencer quem não nos conhece a gostar de nós é uma tarefa muito difícil. Entretanto, algumas empresas esquecem de trabalhar paralelamente com uma ação bem simples, que exige menos esforço e permite você ganhar um vendedor não remunerado: o seu cliente.

Isso mesmo, ele irá possibilitar (ou gerar) novos relacionamentos, mas a grande pergunta é: como tornar o cliente seu vendedor?

Simples! Quando você mantém um relacionamento frequente e saudável, o cliente lembra o tempo todo da sua empresa e quase inconscientemente vende seus produtos, serviços etc. O interessante é que nós damos mais valor para que ele não fale mal de nós ao invés de nos importarmos com o fato dele poder nos indicar. Porém, podemos ser muito mais valorizados com suas indicações e para isso precisamos adotar algumas técnicas como: lembrar-se do seu aniversário, conhecê-lo pelo nome, saber dos seus gostos, entender que, por mais difícil que seja, sem a sua presença a empresa não funciona.

Quando damos uma atenção diferenciada, o resultado é contundente, lembrando que o investimento para essa prática é acessível e menos complicado.

Um exemplo claro que se baseia puramente no conceito de indicações são as redes sociais. A todo momento vemos clientes postando informações sobre seus lugares prediletos, times do coração, hobbies preferidos etc. E, por mais incrível que pareça, essa divulgação é feita de forma espontânea, com o coração. Precisamos estar atentos para também cuidar de nossos clientes de forma que ele se sinta à vontade com você e com a sua empresa para incluir a sua causa no coração dele.

Pare e pense! Você mesmo nunca indicou um restaurante? Um dentista? Um serviço?

Fazemos isso todo dia, toda hora e sempre alguém nos pede uma indicação e é nesse momento que as oportunidades aparecem. Acredite nisso e tenha mais visibilidade para conquistar a credibilidade de seu cliente, pois essa é a fórmula do sucesso: Visibilidade +Credibilidade=Rentabilidade. Simples, não é?

Estreite o relacionamento com os seus clientes e faça deles “Vendedores”

.Por: Luciano Barroso Rubio, graduado em Direito e diretor-comercial da Interage Comunicação e Marketing. Contato: [email protected]

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