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04/10/2012 - 06:10

Petrobras comemora 59 anos

Nova campanha publicitária é lançada em comemoração ao aniversário da Companhia.

A Petrobras completa 59 anos, no dia 03 de outubro (quarta-feira), em um momento especial de sua história, registrando uma produção diária no pré-sal de mais de 200 mil barris por dia. Para comemorar a data, a Petrobras estreia nova campanha publicitária em TV, rádio, mídia impressa e digital, com jingle gravado pelo cantor Lenine. O objetivo da campanha é informar à sociedade a dimensão e a importância dos investimentos da Companhia em toda a cadeia de petróleo e gás no Brasil, desde a capacitação de profissionais à viabilização de financiamentos de fornecedores.

O 59º aniversário da Companhia é comemorado com grandes perspectivas para o futuro, traduzidas em reservas provadas de 15,7 bilhões de barris de óleo equivalente no Brasil. O potencial recuperável das áreas do pré-sal, atualmente, equivale ao volume das reservas provadas atuais. A expectativa real de crescimento vem movimentando a indústria brasileira, com a encomenda de 21 plataformas de produção e 30 sondas de perfuração a serem construídas até 2020, além de 49 navios-tanque e centenas de barcos de apoio e serviços offshore. A produção de petróleo deverá passar dos 2 milhões de barris/dia produzidos no ano passado para 4,2 milhões de barris em 2020.

A Petrobras possui a maior carteira de investimentos entre as empresas do setor no mundo, envolvendo 980 projetos e investimentos de US$ 236,5 bilhões até 2016. Seu Plano de Negócios e Gestão (PNG 2012 - 2016) prioriza a área de exploração e produção de petróleo e gás no País. Os investimentos em E&P no período totalizam 60% dos recursos, o equivalente a US$ 141,8 bilhões, dos quais US$ 131,6 bilhões em atividades no Brasil.

Além das sondas, plataformas e navios, previstas para as atividades marítimas, os projetos da Petrobras incluem novas refinarias, novas fábricas de fertilizantes, plantas de biocombustíveis, usinas de geração elétrica, unidades de regaseficação de GNL e ampliação da logística para atender o crescimento do mercado de petróleo e gás.

O PNG 2012-2016 tem como fundamentos a gestão integrada do portfólio da Companhia, com o máximo aproveitamento das sinergias entre seus ativos; a disciplina de capital, visando garantir a expansão dos negócios com indicadores financeiros sólidos; o cumprimento das metas de cada projeto; e a ênfase em segurança e meio ambiente, tendo como objetivo o vazamento zero.

Gestão Integrada-Graças ao volume de investimentos previsto no PNG 2012-2016, à gestão integrada de projetos e aos programas estruturantes que lhe dão apoio (Otimização de Custos, Aumento da Eficiência Operacional da Bacia de Campos e Gestão de Conteúdo Local), a Petrobras atingirá um novo patamar como empresa de energia. Além disso, estará contribuindo para que o Brasil seja um grande fornecedor de serviços, materiais e equipamentos para a indústria do petróleo. Os projetos da Companhia tem como efeito multiplicador uma grande geração de empregos qualificados em vários segmentos da economia e em diversas regiões do País.

Desde 2001, a Petrobras já admitiu cerca de 37 mil pessoas, e hoje tem um efetivo de mais de 61 mil empregados. O corpo técnico da Petrobras está capacitado para cumprir as responsabilidades e superar os desafios que, certamente, se transformarão em oportunidades para toda a cadeia produtiva do País.

A consolidação do Brasil como polo mundial de atividades petrolíferas offshore estimula a instalação de empresas internacionais no País, a atração de Centros de Tecnologia e a pesquisa tecnológica aplicada, que envolve 120 universidades em 50 redes temáticas. Também possibilita a qualificação de 150 categorias profissionais, por meio do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo), que envolverá 107 mil pessoas entre de 2012 e 2020.

Do Recôncavo Baiano ao Pré-sal-Ao ser criada, em 1953, a Petrobras recebeu o acervo do Conselho Nacional de Petróleo - CNP, então responsável pela condução das atividades do setor. Eram modestos 2.700 barris de produção de petróleo por dia no Recôncavo Baiano, 170 mil barris de petróleo em reservas, uma refinaria na Bahia, outra em construção em São Paulo e 22 navios petroleiros com capacidade de carga de 227 mil toneladas. A nova Companhia assumiu, como tarefa prioritária, a estruturação da área de exploração e produção e a formação de técnicos brasileiros para substituir os estrangeiros que vieram ocupar cargos de gerência nos primeiros anos da empresa.

Diante da dimensão limitada dos resultados exploratórios em terra, a Petrobras partiu para o desafio no mar, iniciado em águas rasas do Nordeste, chegando à descoberta de campos gigantes na Bacia de Campos e culminando com a descoberta de petróleo e gás no pré-sal das bacias de Santos e Campos, consideradas umas das maiores dos últimos anos no mundo. Estas descobertas fizeram da empresa a detentora da mais avançada tecnologia de E&P em águas profundas e ultraprofundas.

Reservas aumentaram 164% em 20 anos-O desempenho da Petrobras, globalmente reconhecido com a conquista de diversos prêmios internacionais do setor, colocou o Brasil em posição avançada nos segmentos de negócios em que atua. De 2005 a 2010, mais de 50% das descobertas do mundo foram em águas profundas, das quais 63% no mar brasileiro. Nos últimos oito anos a Petrobras notificou à ANP 252 descobertas, das quais 63 no pré-sal. Os resultados até o momento e as perspectivas de novas descobertas permitem prever que o Brasil, em 2030, deverá ser o país com maior crescimento de produção entre os não participantes da OPEP, segundo estudos da IHS CERA.

Em 20 anos, de 1991 a 2011, a Petrobras teve um crescimento de 164% nas reservas, e possui hoje uma razão reserva/produção de 19,2 anos. O índice de sucesso da Petrobras nas atividades de exploração em 2011 foi de 59%, muito superior à média mundial, de 30%, sendo que no pré-sal vem superando 80%. Isso mostra que a empresa é altamente competitiva e está pronta para galgar as melhores posições no mercado global.

Responsabilidade social e ambiental-A Petrobras é uma empresa historicamente comprometida em alinhar o seu crescimento ao desenvolvimento sustentável. Esse compromisso vem sendo reconhecido em diversas iniciativas, como o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), o mais importante índice mundial de sustentabilidade, do qual a Petrobras faz parte há sete anos. Desde 1998, a Companhia passou a publicar, de forma pioneira, seu Balanço Social e Ambiental anualmente. Em 2010, o documento foi denominado Relatório de Sustentabilidade, reunindo informações sobre o desempenho da Companhia, considerando os aspectos operacionais, econômicos, sociais e ambientais. A última edição do Relatório destacou os investimentos de R$ 2,7 bilhões em 2011, visando à sustentabilidade nas operações, além da previsão de investimento de US$ 1,2 bilhão, até 2015, em eficiência energética e redução de intensidade de emissões.

A Petrobras também investe em programas de patrocínios sociais, ambientais, esportivos e culturais que resultam, de forma efetiva, em contribuição ao desenvolvimento sustentável. Em 2011, investiu R$ 640,9 milhões em cerca de 1,9 mil projetos. Os investimentos nos programas de patrocínio vêm crescendo e, em 2012, foram lançadas novas seleções públicas para os Programas Petrobras Ambiental, Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e Petrobras Cultural. A Companhia destinará, em dois anos, R$ 102 milhões para patrocínio a projetos ambientais, R$ 145 milhões para projetos sociais e R$ 67 milhões a projetos culturais, a maior verba de todas as edições dos programas.

Em 2012, o Programa Petrobras Esporte & Cidadania, a mais abrangente iniciativa de apoio ao esporte do País, alcançou resultados inéditos nas cinco modalidades olímpicas patrocinadas (boxe, esgrima, levantamento de peso, remo e taekwondo). O boxe brasileiro teve o melhor resultado da história nos Jogos Olímpicos de Londres, conquistando uma medalha de prata e duas de bronze. Em agosto deste ano, a Petrobras também anunciou os 32 projetos de esporte educacional contemplados na primeira seleção pública do programa.

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