Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2012 - 06:34

Bosch mostra a evolução do sistema Start Stop no 21º. Congresso SAE

Mais economia de combustível e redução de emissões com o Start Stop Avançado e o Start Stop Coasting.Os novos sistemas entram em operação com o veículo em movimento.

O sistema Start Stop, que hoje equipa mais de cinco milhões de veículos na Europa, permite que o motor seja desligado automaticamente quando o carro encontra-se parado, com o câmbio em ponto morto, e o religa quando reconhece o desejo do motorista, através do acionamento do pedal de embreagem. Tudo isso sem a necessidade de acionar a chave de ignição. Dessa forma, a tecnologia pode reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO2.

Com o objetivo de desenvolver soluções para uma mobilidade mais econômica e que gere o menor impacto possível ao meio ambiente, a Bos ch apresenta no Congresso SAE a evolução do sistema Start Stop. "O Start Stop evoluiu. Agora é possível economizar combustível e reduzir as emissões de poluentes mesmo com o veículo em movimento", ressalta Rafael Borelli, chefe de marketing e produto da divisão Starter Motors and Generators da Robert Bosch.

Start Stop Avançado- O Start Stop Avançado entra em operação quando a velocidade é menor que 20 quilômetros por hora, ou seja, o sistema entra em funcionamento antes da parada total do veículo. Isso é possível graças a uma função sincronizada que garante que os componentes trabalhem juntos em um processo de desaceleração.

"Em uma circunstância a qual há um semáforo fechado, por exemplo, o carro não precisa estar totalmente parado para o Start Stop funcionar. Abaixo de 20 km/h, o sistema desliga o motor e só religa quando o pedal da embreagem é acionado, mesmo com o veículo ainda em movimento, caso seja necessário", explica Borelli. Em uma situação re al de trânsito, essa tecnologia permite uma economia de até 18% de combustível e emissões de CO2.

O Start Stop Coasting é um sistema com função de partida sincronizada que permite que o motor desligue mesmo em alta velocidade (abaixo de 120 km/h), utilizando a energia cinética para mover o veículo.

"Em uma estrada, por exemplo, ao tirar o pé do acelerador o Start Stop Coasting entra em funcionamento desacoplando a transmissão e desligando o motor de combustão, isso proporciona um ganho de até 25% de economia de combustível e emissões de poluentes", diz Borelli. Outros diferenciais desse sistema são: repartida é imperceptível (basta acelerar), e todas as funções elétricas do veículo continuam em funcionamento, como a direção elétrica, rádio, ESP e ABS. [ www.bosch.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira