Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2012 - 06:34

O preço do desaparecimento de uma empresa

De acordo com dados do Sebrae, cerca de 50% das empresas morrem nos primeiros quatro anos de atuação, sendo 30% no primeiro ano. E, no Brasil, assim como no resto do mundo, os estudos do nível de mortalidade das empresas são efetuados sempre visando detectar as suas causas.

Mas, nesse momento, as grandes perguntas que trago são as seguintes: O que ocorre quando nos deparamos com a informação de que uma empresa deixou de existir? Qual é o preço desse desaparecimento?

A mortalidade de uma empresa afeta diversos ambientes, como: .Traz grande frustração ao empresário que se esforça pelo sonho de realizar uma tarefa, ficando este afetado profundamente e, junto, sua família e amigos;

Além de gerar desemprego para aqueles que são empregados nas atividades, deixa de demandar mais mão de obra, que seria advinda do crescimento do negócio;

Perdem os consumidores que ficam sem uma alternativa para suprir suas necessidades e desejos;

Afeta as compras que a empresa extinta deixa de fazer dos fornecedores;

Diminui o nível de impostos arrecadados;

Desencoraja uma série de possíveis futuros empreendedores.

As causas da mortalidade são várias e pode-se destacar a falta do gerenciamento eficaz e de orientações, o que leva o empresário a lidar apenas com a inteligência bruta (todos os dados do negócio) ao invés de contar com a inteligência competitiva (ter informações sobre o negócio para decidir).

O empresário que não dispõe de informações de forma organizada enfrenta uma série de problemas, desde a falta de conhecimento dos números do negócio até dificuldades maiores na tomada de decisão e na gestão, por exemplo. E, o que vemos hoje é que o empreendedor tem a noção de quais caminhos tomar, mas não tem as informações necessárias para apoiá-lo.

Portanto, um passo importante tanto para abrir, manter ou expandir um negócio é poder contar com ferramentas e consultorias que possuam custo-benefício e que possam trazer ao empreendedor as informações diretas para que embase suas decisões. Segundo dados do Sebrae, 55% dos empreendedores buscam consultorias para os negócios.

Se o empresário contar com ferramentas e consultoria que lhe tragam a inteligência competitiva, o risco de desaparecimento do seu negócio diminui de forma significativa e possibilita que o espírito empreendedor faça o seu verdadeiro papel em prol da prosperidade da atividade desenvolvida.

Portanto, quando o empresário for decidir e avaliar sobre as ferramentas e as consultorias que irá usar no seu negócio, sempre deve ter em mente o custo do desaparecimento da sua empresa.

.Por: Laércio Nery, sócio gerente da BRBT – Brasil Business Tutors –, consultoria especializada no segmento empresarial que traz soluções voltadas para a gestão estratégica, financeira, comercial, jurídica, contábil, gerencial e tecnologia da informação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira