Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2012 - 06:03

CPFL Energia é medalha de ouro pelo GHG Protocol

Empresa foi reconhecida pelo gerenciamento de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

No mês de setembro, em evento anual, o GHG Protocol atribuiu medalha de ouro para a CPFL Energia, controladora da RGE – Rio Grande Energia, que atende a 263 municípios gaúchos. A premiação reconhece o posicionamento voluntário do grupo frente às Mudanças Climáticas, sua governança, e a confiabilidade e transparência das informações reportadas pela empresa.

Programa que tem como objetivo a quantificação e o gerenciamento de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), o GHG Protocol foi lançado nos Estados Unidos, em 1998, pelo World Resources Institute (WRI), sendo hoje a metodologia mais utilizada mundialmente pelo setor privado e por governos para a realização de inventários de emissões de GEE. Em 2008, a metodologia foi adaptada ao contexto nacional pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas e pelo WRI, em parceria com o Ministério de Meio Ambiente, com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), com o World Business Council for Sustaina¬ble Development (WBSCD) e empresas fundadoras.

Em 2011, a empresa passou a utilizar essa ferramenta para quantificar suas emissões. Atualmente, o GHG Protocol conta com 93 empresas associadas com atuação no Brasil e, das 899.270.830 toneladas de CO2e apuradas pelo programa, menos de 0,02% (151.468 t CO2e) são de contribuição da CPFL Energia.

“Nos últimos quatro anos, a CPFL definiu uma política clara em relação às Mudanças Climáticas, acompanhada pelo estabelecimento de uma estratégia bem definida de redução de emissões de GEE”, comenta Rodolfo Nardez Sirol, diretor de Meio Ambiente da CPFL Energia. Estão contempladas nessa estratégia indicadores de desempenho e gestão, com metas de redução; nove projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - com a emissão de mais de 700.980 Certified Emission Reductions (CER's) até o ano de 2011, e com potencial de geração de mais 428.553 CER's por ano; compensação de 100% das emissões diretas; implementação de programas de Eficiência Energética que levaram os clientes das distribuidoras do Grupo a evitar emissões e consumir energia elétrica de forma consciente; além do investimento em geração de energia a partir de fontes renováveis.

RGE-A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira