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05/10/2012 - 06:06

E.life analisa o impacto de campanhas publicitárias da TV nas mídias sociais

Entre empresas escolhidas, Claro foi a operadora que mais se destacou no levantamento que mede a eficácia das campanhas publicitárias no buzz das marcas no Facebook e no Twitter .

Dados do estudo Trending Topics da E.life (segundo trimestre de 2012) apontam que quase metade dos assuntos que ganham popularidade com rapidez no Twitter tem influência direta da TV. Paralelamente, o estudo Hábitos de Uso de Mídias Sociais, apurado entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012, indica que para 50,6% dos internautas brasileiros o uso simultâneo de televisão e internet, ou seja, assistir TV enquanto acessa as redes sociais, é um comportamento comum. Apesar deste alto número de usuários que exercem este uso simultâneo no País, a prática publicitária de se criar campanhas para TV que gerem engajamento na web ainda é baixa quando comparada ao ocorrido nos EUA.

Para entender o engajamento online das campanhas na TV no Brasil, a E.life realizou um estudo para demonstrar a oportunidade das marcas de trabalharem a interação entre duas telas. O estudo levantou durante uma semana menções das cinco maiores operadoras de celular (Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo) no Twitter e no Facebook. Além disso, monitorou todas as inserções publicitárias dessas operadoras em dois canais de TV aberta, no horário nobre.

A análise mostra que o engajamento das campanhas é muito baixo. O índice de buzz (mensagens) no Facebook e no Twitter sobre as propagandas chega a, no máximo, 3% do total das mensagens. Como comparativo, uma análise do engajamento da campanha #vesteacamisa do Banco do Brasil, na semana das Olimpíadas, mostra que o índice de mensagens no Facebook e no Twitter sobre a propaganda chegou a 15% com o uso da hashtag. Esses números comprovam os dados publicados pelo próprio Twitter, que diz que o uso de seus elementos, contas ou hashtags, na transmissão televisiva, aumentam de duas a dez vezes mais o engajamento no microblog.

Entre as campanhas no ar no período estudado, a Claro foi a operadora de celular que mostrou melhor resultado. O share of buzz sobre a propaganda da marca no Facebook e no Twitter chegou a 36,8%, 18 pontos percentuais maior que a Oi, segunda colocada no estudo. A presença do jogador de futebol Neymar e do ex-jogador Ronaldo nas campanhas teve relevância para este resultado. O estudo mostrou também que o horário nobre na TV também reflete no meio online. No período das 19h às 23h aumenta o volume de buzz sobre propaganda para todas as marcas estudadas. [www.elife.com.br/slideshare]

E.life – Grupo brasileiro líder na América Latina em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais sobre marcas, produtos e serviços a partir de comunidades, blogs, sites pessoais, fóruns e outros canais onde ocorram, de forma pública, diálogos espontâneos de consumidores. A E.life iniciou suas atividades em 2006 e conta com duas divisões: a E.life Monitor, responsável pelo monitoramento, análise e insights em redes sociais utilizando tecnologias próprias, e a E.life Social CRM, para gestão do relacionamento em redes sociais. Em pouco mais de 5 anos, a companhia conquistou também o mercado internacional e se instalou em Portugal e na Espanha, além do México. Em plena expansão, o grupo E.life abrange também outras três empresas: a Social Agency (agência de marketing on-line focada no posicionamento da marca em redes sociais), com operação totalmente independente, a Landscape (redes sociais e ações que utilizam realidade aumentada para o varejo) e a Mobi.life (para aplicativos mobile). [www.elife.com.br]

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