Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2012 - 09:07

Aço torna-se mais competitivo

Além de demanda por obras mais sustentáveis, eventos esportivos de 2014 e 2016 têm impulsionado uso de estruturas metálicas.

Brasília - A presença do concreto e da alvenaria na construção civil brasileira ainda é predominante. No entanto, o quadro de obras com estruturas metálicas no Brasil tem crescido. Dados do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) apontam que a participação do material em obras no Brasil chegou a 14% em 2010. Há dez anos, esse segmento correspondia a apenas cerca de 5% de todas as construções realizadas no país. E as perspectivas para os próximos anos são de crescimento, através de empresas como a Pinheiro, por exemplo, que atua há mais de cinco décadas no Distrito Federal.

“A tendência é de expansão nos próximos anos, com bom momento de crescimento econômico no país e com a realização de grandes eventos esportivos que o país receberá em 2014 e 2016", segundo Janine Brito, diretora-executiva da Pinheiro, empresa de venda de ferragens para construção. Onze dos 12 estádios que estão sendo construídos para a Copa de 2014, por exemplo, utilizam estruturas metálicas. Outro setor que puxa a demanda para cima são as obras em aeroportos, onde a presença do aço também é forte. Aqui no DF, tanto nas obras do Aeroporto Internacional, quanto do Estádio Nacional, a Pinheiro é uma das empresas fornecedoras deste produto.

As estruturas metálicas têm participação expressiva em empreendimentos nos quais grandes vãos precisam ser vencidos, como em obras de galpões industriais. Entretanto, a presença do aço como elemento estrutural tem sido forte também em residenciais de alto padrão e em edifícios de andares múltiplos.

“Para alcançar vantagens como rapidez no tempo de execução e redução de desperdícios em obra, a construção com estrutura metálica precisa ser bem concebida desde o projeto arquitetônico”, explica Janine Brito. Ela observa que diversas frentes de serviço devem trabalhar simultaneamente na obra e que os projetos executivos precisam ser minuciosamente detalhados e integrados. “Do contrário, o sistema pode apresentar problemas como retrabalhos e patologias na edificação”, afirma a diretora.

Para a diretora-executiva da Pinheiro, Janine Brito, é um motivo de orgulho continuar contribuindo para com as principais obras da sua cidade, ao longo de 50 anos. “Para nós, da diretoria da empresa, é uma grande honra e satisfação continuarmos contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de Brasília, mesmo ao longo de todos esses anos. Para isso, continuamos trabalhando firme para expandir os nossos produtos e serviços, com o objetivo de oferecer mais conforto e rapidez no atendimento”, conclui.

Além de demanda por obras mais sustentáveis, eventos esportivos de 2014 e 2016 têm impulsionado uso de estruturas metálicas, que demandam projetos mais afinados. E as perspectivas para os próximos anos são de crescimento, através de empresas como a Ferragens Pinheiro, que atua há mais de cinco décadas no Distrito Federal.

A Ferragens Pinheiro é uma das empresas de aço escolhidas para contribuir para com as obras da Copa do Mundo de 2014.

Sobre a Ferragens Pinheiro - Fundada em 1961 pelo empresário Getúlio Pinheiro de Brito, a Ferragens Pinheiro nasceu com o objetivo de comercializar ferro para a construção civil. A empresa, de base familiar, foi responsável por oferecer grande parte de materiais para a construção de Brasília. Com o passar dos anos, os serviços e materiais oferecidos foram se multiplicando e, atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de 2 mil produtos industrializados e comercializados. Localizada em Taguatinga, oferece, com a nova gestão, moderna estrutura e serviços diferenciados. [www.ferragenspinheiro.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira