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17/10/2007 - 10:10

Volvo mostra sua linha de caminhões e novas tecnologias em segurança na Fenatran 2007

A Volvo está apresentando na Fenatran 2007 os mais avançados e seguros caminhões do mercado. No estande da empresa, os transportadores e visitantes poderão ver o FH comemorativo aos 80 anos do grupo, que é também, um caminhão conceito em segurança da Volvo. No local também estará exposto o FM 10x4, o mais recente caminhão pesado lançado pela Volvo no Brasil, com uma capacidade de carga de até 50 toneladas líquidas.

“Um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões, a Volvo, líder mundial em segurança veicular, apresenta nesta edição da Fenatran para todo o mercado latino-americano o seu FH comemorativo aos 80 anos do Grupo Volvo, que tem o que há de mais avançado em segurança ativa e passiva em veículos comerciais”, diz Lucimari Stocco, gerente de comunicação de marketing e administração de vendas. O veículo possui air bags; freios ABS e sistema EBS de frenagem; e o moderno sistema ESP (Eletronic Stability Program), o mais avançado sistema de segurança ativa criado pela Volvo para reduzir a possibilidade de derrapagem em pistas escorregadias e capotagem em curvas fechadas.

O Volvo Série 80 Anos exposto na feira tem ainda um revolucionário sistema de monitoramento das faixas no piso das rodovias, que impede a saída do veículo do centro da pista, e o ACC2 (Cruise Control Active), em português sistema de proximidade ativo, uma espécie de piloto automático inteligente. Este dispositivo auxilia o motorista, mantendo o caminhão a uma distância constante e segura do veículo que se encontra à frente.

Pioneira em segurança - “Somos pioneiros em segurança quando se trata de veículos. Trouxemos para a Fenatran um caminhão com o que há de melhor nesta área”, declara Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil. “Alguns destes equipamentos de segurança já estarão disponíveis no mercado brasileiro em um futuro próximo”, declara Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil.

O ACC2, ou Controle Ativo de Proximidade, é uma das novidades do Caminhão Conceito em Segurança da Volvo. “É um dispositivo avançado, que atua por meio de um radar de última geração”, diz Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil. “Toda vez que o caminhão se aproximar demais do veículo que está à frente, o equipamento emite sinais sonoros e luminosos para alertar o motorista dos riscos. Quanto houver necessidade, o freio motor e os freios de serviços são acionados”, completa o gerente.

Outro importante equipamento de segurança ativa do Volvo Série 80 Anos é o sistema de monitoramento de faixas de rodovias. Este dispositivo previne a saída involuntária do caminhão da pista, caso o motorista se distraia. “É uma tecnologia extremamente importante para a segurança do condutor e do caminhão, pois impede que o veículo avance para a pista contrária e provoque um acidente grave”, diz Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo do Brasil.

O caminhão também possui incorporado o ESP – Sistema Eletrônico de Estabilidade, “cuja função principal é detectar situações de perigo para o veículo, atuando rapidamente de forma a prevenir um eventual acidente”, declara Gomes. Quando o veículo entra numa curva com uma velocidade maior que a necessária, por exemplo, o sistema automaticamente reduz o torque e faz uma aplicação individual dos freios nas rodas. Levantamento da União Européia indica que o ESP (do inglês Eletronic Stability Program) pode reduzir em até 35% o risco de acidentes desta modalidade.

Alco-lock - A Volvo é a primeira fabricante do Brasil a oferecer um bafômetro dentro da cabine do caminhão. Chamado de alco-lock, o equipamento é um alcoolímetro eletrônico concebido para impedir a condução do veículo com um motorista sob a influência do álcool. O dispositivo obriga o condutor a usar o bafômetro, uma vez que a partida só pode ser dada se o teste demonstrar que o nível alcoólico do motorista está nos limites permitidos pela legislação.

O Volvo Série 80 Anos está equipado ainda com a transmissão eletrônica da Volvo – a caixa I-Shift. É um recurso inteligente que analisa e programa as trocas de marchas automaticamente conforme as condições da estrada e do peso da carga. O caminhão tem pedais apenas de acelerador e de freio, o que alivia bastante o trabalho do motorista, que precisa apenas acelerar e frear, sem trocar as marchas manualmente. “A I-Shift garante mais segurança, pois o condutor se preocupa apenas em olhar para a estrada”, diz o gerente de planejamento estratégico. “Além de o consumo de combustível ser menor e o sistema preservar os componentes mecânicos de eventuais erros humanos”, completa Bernardo Fedalto, gerente da linha “F” de caminhões.

As vantagens do baixo consumo de combustível da I-Shift e os outros benefícios da caixa são percebidos pelos transportadores: apenas um ano após o lançamento da linha caminhões 13 litros equipados com esse equipamento, a Volvo registra crescimento contínuo nas vendas de veículos com a caixa.

O verdadeiro “pacote de segurança” contido no Volvo Safety Truck inclui, ainda, faróis de Xenon, freio motor VEB (Volvo Engine Brake) com potência de frenagem de 500 cv e o sistema de freio a disco gerenciado eletronicamente – o EBS.

Linha “F” - Sediada em Curitiba, no Paraná, a Volvo mostra a sua linha “F” na Fenatran , com os FH e FM, e a linha VM, com seus veículos pesados e semipesados. “Temos uma solução de transporte e uma linha de caminhões completas para atender o transportador brasileiro e sul-americano”, afirma Tommy Svensson, comentando o que a marca expõe na Fenatran.

Outra novidade da Volvo nesta Fenatran 2007 é o FM 10x4, o mais inovador veículo comercial do mercado brasileiro, com uma capacidade para transportar até 50 toneladas líquidas. É ideal para operações de maior produtividade e capacidade de carga, como mineração e construção civil.

O FM 10x4, lançado em setembro passado, tem freio motor de 500cv. É um veículo fora de estrada, indicado para transporte de minérios e para canteiros de obras. Desenvolvido especialmente para atender demanda de cliente, tem motor de 13 litros de 480 cv. Atualmente, o modelo está rodando nas minas da Companhia Vale do Rio Doce localizadas em Minas Gerais.

A Volvo está mostrando sua linha “F” com motor de 13 litros, lançada em 2006. Atualmente, a Volvo oferece o modelo FH nas motorizações 400cv, 440cv, 480cv e 520cv – este último, o motor com a maior potência produzido na América do Sul. Reconhecido por sua disponibilidade e baixo consumo de combustível, o FH 6x2 cavalo mecânico também está no estande da feira. Ele é voltado para operações rodoviárias de médias e longas distâncias, composições com semi-reboque três eixos e bitrem.

A Volvo exibe, ainda, na Feira, o caminhão FH 6x4 cavalo mecânico, também consagrado no mercado brasileiro por seu baixo consumo de combustível e por seu excelente desempenho em aplicações de altíssima performance. É dirigido para aplicações rodoviárias no transporte de carga indivisível, bem como rodotrens, em que se necessite grande capacidade de tração.

Linha VM - A Volvo mostrará o consagrado VM 6x2 plataforma, oferecido com motorização eletrônica nas opções de 210cv e 260cv, indicado para aplicações rodoviárias, distribuição urbana e construções leves. O VM 6x4 também está na Fenatran 2007, com opções de motor de 260cv e 310cv. O 310cv tem caixa de câmbio Volvo com 14 marchas e bloqueio de diferencial. É recomendado para os segmentos de construção, madeira, e cana-de-açúcar. São caminhões que estão conquistando os clientes”, diz Reinaldo Serafim, gerente de caminhões da linha VM.

Também exibido no estande da Volvo está o VM 4x2 cavalo mecânico, o caminhão mais leve na categoria. É indicado para aplicações rodoviárias de curtas e médias distâncias, principalmente para os segmentos de furgão, sider, tanque, carga geral e contêiner. “Toda nossa linha VM está chamando a atenção do mercado por causa do baixo consumo de combustível”, finaliza Serafim.

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