Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2012 - 09:07

Sal de cozinha pode matar

Sódio em excesso é prejudicial à saúde e aumenta o número de casos de pressão arterial.

Brasília, 8 de outubro de 2012 - Você já deve ter escutado a expressão: falta sal nessa pipoca. O mesmo acontece com a comida, o sódio é responsável por acentuar o sabor do alimento. Na culinária natural, os cozinheiros optam por temperos alternativos, como ervas, para diminuir a dependência do paladar ao sal.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é saudável ingerir até 5 gramas diárias de sal. Entretanto o Brasil registra o consumo médio de 8,2 gramas diários. Em abril de 2011, o Ministério da Saúde intermediou um contrato para a indústria de alimentos, prevendo a redução da quantidade de sódio em até 16 categorias de produtos alimentícios. As regras devem ganhar força até 2014.

Para o fisiculturista, empresário e sócio do Restaurante Natural Lótus Azul, Rodrigo Góes, as pessoas precisam ter mais atenção quanto à alimentação. “Nada em excesso é bom e o sal pode trazer graves consequências para a saúde humana, inclusive risco de morte por infarto. É sempre bom cuidar da alimentação desde cedo, mantendo uma dieta equilibrada e rica em carboidratos e vitaminas’’, adverte Rodrigo.

Mesmo trazendo tantos prejuízos para a saúde, o vilão está entre os mais consumidos. Nas saleiras dos restaurantes, nos sachês das lanchonetes e nas vasilhas de casa, é visto como fator de risco no aumento dos casos de hipertensão arterial. Trocar a pitada de sal pela folha de hortelã ou a pimenta, proporciona uma refeição mais saborosa e saudável, além de promover a reeducação alimentar.

“Você não precisa deletar o sal da sua vida, mas substituir por sálvia, manjericão, alecrim, salsinha, pimenta, coentro, cebolinha, hortelã, entre outros. Além de surpreender, o sabor desses temperos instiga o paladar e reforça o aroma e a aparência dos alimentos’’, observa Rodrigo.

No Lótus Azul, a iniciativa já rendeu até evento, ministrado por uma enfermeira e o nutricionista da casa, ensinando as melhores técnicas para combater os malefícios do sal de cozinha. Rodrigo está sempre atento às novidades da saúde. “Gosto muito de ler as curiosidades da saúde; com isso notei que cada vez mais pessoas morrem de problemas cardíacos. A alimentação desregrada e o sedentarismo contribuem para o aumento desse índice’’, destaca o empresário.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é saudável ingerir até 5 gramas diários de sal. Entretanto, o Brasil registra o consumo médio de 8,2 gramas diários. O Restaurante Natural Lótus Azul fala sobre a importância dos temperos alternativos.

Lótus Azul - O Restaurante Natural Lótus Azul é uma empresa que prioriza a alimentação saudável. Com propostas inovadoras, oferece culinária 100% vegetariana e buffet 100% tradicional. Por meio dessa filosofia, o Lótus Azul torna qualquer dieta saudável. Além de oferecer inúmeras opções de pratos naturais, o cliente sabe exatamente o que está consumindo: calorias, carboidratos, proteínas, glúten, itens informados em cada prato. A casa recebeu o Prêmio Destaque Sudoeste, em 2011.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira