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11/10/2012 - 06:31

Itaipu inaugura projeto de inclusão digital para crianças de escola de Foz do Iguaçu


Alunos da Escola Municipal Padre Luigi, localizada na Vila C, em Foz do Iguaçu, são os primeiros de uma unidade educacional pública a contar com computadores para uso em sala de aula. A inclusão digital foi possibilitada pelo Projeto Integrar, uma parceria da Itaipu Binacional, Prefeitura e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).

No dia 10 de outubro (quarta-feira), a escola recebeu oficialmente 300 netbooks do Projeto Integrar. A entrega foi feita pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, a diretora financeira executiva, Margaret Groff, o diretor jurídico, Cesar Ziliotto, o diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Sotuyo, e outras autoridades municipais.

A escola passa a ser a primeira da cidade a utilizar computadores em sala de aula e não apenas em atividades de laboratório. Os netbooks foram equipados com o software Aprimora, desenvolvido pela empresa Positivo.

O projeto surgiu na Diretoria Financeira de Itaipu com apoio das superintendências de Informática e de Serviços Gerais. “Nosso objetivo não é era só trazer os netbooks à escola, mas melhorar ainda mais a performance educacional da unidade de ensino e promover a inclusão digital”, disse Margaret Groff.

A escola vai ser acompanhada: “Vamos medir a eficiência a partir da próxima nota do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, completou. No último Ideb, a escola recebeu nota 6,5, considerada pelo Ministério da Educação um padrão de “excelência”.

Novo tempo- Para a diretora da escola, Paulina Aparecida Lino Simões, o Integrar inaugura um novo tempo na escola. “Somos vizinhos de Itaipu, que é uma empresa de primeiro mundo. Agora nos sentimos parte deste primeiro mundo também”, afirmou a diretora.

Samek reafirmou o compromisso com a Padre Luigi. “Seremos sempre parceiros desta escola e vamos mostrar que ferramenta extraordinária é essa que estamos implantando aqui”.

Inclusão- Não há dados oficiais sobre quantas crianças dessa escola têm computador e acesso à internet em casa, mas, segundo a diretora, muitos estudantes estavam excluídos do mundo digital. “Nunca tinha mexido em um, mas tinha muita vontade. Gosto de computadores e já tinha pedido um para o meu pai”, disse Emily Nicole Oliveira, oito anos, aluna do 3º ano do ensino fundamental.

Hoje, estudam na Padre Luigi 691 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O foco do programa são os alunos do 2º ao 5º ano, mas os de 1º ano também poderão usar os netbooks em algumas atividades guiadas.

Chance de uma vida melhor-Segundo Paulina Simões, a inclusão no universo da tecnologia é vista, por alguns pais, como o primeiro passo para uma vida melhor de seus filhos no futuro. “Uma das mães me contou que o acesso a tecnologia vai melhorar a vida do filho. “A tecnologia está batendo a nossa porta e a educação tem que acompanhá-la”, concluiu.

Mais agilidade - Depois de testar o computador, o aluno do 5º ano Joel Augusto Cândia, dez anos, acredita que o aparelho dará agilidade na assimilação dos conteúdos educacionais. “Ele vem com muitos aplicativos educativos. Tem até uma cruzadinha para deixar a gente mais ligeiro nas matérias”, afirmou o menino, que não tem computador em casa. “Estou feliz porque agora terei um para usar todos os dias”.

Aprimora - Antes de chegar às mãos dos alunos, os aparelhos foram equipados com o software educacional Aprimora, com atividades interativas para língua portuguesa e matemática.

Todos os professores receberam treinamento de 40 horas para uso do sistema. “Além de aumentar o contato das crianças com a tecnologia, o projeto é mais uma metodologia para melhorar o conhecimento sistematizado”, disse a professora e coordenadora pedagógica do Integrar na Escola Padre Luigi, Cristina Oliveira Braga.

Professores também ganham computador- Os educadores também terão seus próprios computadores – 10 notebooks–, e uma sala com lousa inteligente, todos comprados com recursos do

Integrar. O currículo pedagógico permanece o mesmo, mas a ferramenta amplia a assimilação dos conteúdos.

Na quarta, o primeiro desafio das crianças estreantes no mundo da tecnologia foi acessar o sistema com um login e senha próprios – uma responsabilidade nova para os jovens estudantes. Cada usuário do sistema terá acesso personalizado ao Aprimora.

Reinaldo Zambiazi, dez anos, do 4º ano, já anotou seus dados para uso do netbook. “Eu já mexia na internet porque ganhei um notebook ano passado.

Mas agora também podemos usá-la para estudo. Isso é maravilhoso”, disse o menino.[ww.itaipu.gov.br].

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