Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2012 - 07:01

Equipe Aerorio, do CTC/PUC-Rio, pronta para a 14ª edição da SAE Brasil Aerodesign

Competição terá equipes do Brasil, Venezuela, México, Canadá e EUA.

A equipe AeroRio, formada por estudantes de Engenharia do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e especializada em projetos aeronáuticos, já está pronta para a 14ª edição da SAE Brasil Aerodesign, que acontece em São José dos Campos (SP), entre os dias 01 e 04 de novembro, e vai premiar as equipes que conquistarem mais pontos no projeto técnico e no voo. Na competição, a AeroRio vai participar das classes Advanced e Micro, ficando de fora apenas da Classe Regular.

“Engenheiros da Embraer avaliam os projetos com extremo rigor, pois o regulamento é baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica. Não basta voar bem, precisamos confirmar que nosso embasamento teórico é forte e de alto nível, pois a avaliação é 100% profissional”, ressalta Mauro Speranza Neto, coordenador da AeroRio e professor do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio.

Para entrar com mais força na competição, a AeroRio conquistou o inédito apoio da NextLimit Technologies. Pela primeira vez em sua história, a empresa espanhola, especializada em tecnologias de simulação de ponta, concede a um projeto universitário o acesso ao seu software XFlow, utilizado no setor de aviação. “O contato partiu de nós e eles foram muito receptivos à nossa proposta. Com esse software, podemos usar novos métodos de simulação que nos dá uma vantagem competitiva sobre as demais equipes”, reforça Igor Lins e Silva, integrante do grupo de projeto da AeroRio.

A SAE Brasil Aerodesign conta com a participação de 92 equipes brasileiras, que representam 16 Estados e o Distrito Federal, e mais seis universidades estrangeiras: uma do Canadá, uma dos EUA, três do México e uma da Venezuela. Pelo novo regulamento da competição, os aviões da Classe Advanced deverão levar água, os da categoria Regular carregarão madeira e os da Micro transportarão bolas de tênis.

Os 15 alunos da AeroRio projetaram e construíram dois aviões de carga, um para cada uma das categorias em que irá participar. “Os materiais dos dois aviões são basicamente os mesmos: madeiras do tipo Balsa e Spruce, compensado laminado extra leve, fibra de carbono, alumínio aeronáutico e espuma de alta densidade (DivinyCell). Eles foram escolhidos por sua excelente relação peso/resistência que possuem”, explica José Carlos Santiago, integrante do grupo de Pesquisa & Desenvolvimento da AeroRio.

O avião da Classe Advanced da equipe possui 4m de envergadura (distância de ponta a ponta nas asas), 2m de comprimento e é capaz de transportar 12,6 litros de água, pesando apenas 5,2kg. Já a aeronave da Classe Micro possui 1,20 m de envergadura, 90 cm de comprimento e pode carregar 17 bolinhas de tênis. A equipe ainda levará mais dois aviões idênticos de cada categoria, que servirão de reserva.

Como diferencial para a competição desse ano, a fuselagem do avião da categoria Advanced foi projetada com formato otimizado através de CFD (Computational Fluid Dynamics) para menor arrasto. Outra vantagem do projeto desse ano é a asa com perfil continuamente variável, que só pôde ser projetada graças ao XFlow. “Além disso, também iremos investir nos sistemas embarcados de controle e aquisição de dados. Já na categoria Micro, estreante na competição, os pontos fortes do projeto estão na construção do compartimento de carga e no trem de pouso”, explicou Lucas Maciel Ribeiro, capitão da equipe.

As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Classe Advanced e uma da Classe Micro que conseguirem as melhores pontuações serão premiadas e ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2013, nos EUA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira