Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2012 - 06:44

Aumenta o interesse de brasileiros por gatos como animais de estimação

A vida cotidiana das grandes cidades é um dos motivos. Quando se tem um gato em casa é preciso tomar alguns cuidados específicos para manter a sua qualidade de vida. Um dos mais relevantes é a castração, prática que possibilita maior longevidade.

É cada vez maior a preferência por gatos como animais de estimação no Brasil. O país possui, atualmente, uma população de aproximadamente 20 milhões de gatos, de acordo com o levantamento realizado em 2011, pela ABINPET - Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. A população de gatos cresce no país, em média, 8% ao ano, enquanto o número de cachorros tem crescimento de 4% ao ano. Atualmente, metade da população felina doméstica, no mundo, está nas Américas. Nos Estados Unidos, por exemplo, a quantidade de gatos supera a de cães.

Gatos são companheiros ideais para quem mora em pequenos espaços ou àqueles que passam muitos dias fora de suas casas. Ou seja, são adequados à vida cotidiana das grandes cidades. Em sua maioria, eles são silenciosos e possuem relativa autossuficiência. Um exemplo é a sua higiene. Ao se lamber constantemente, eles estão se limpando. Na prática, tomando “banho”. Por isso, não é necessário levá-los frequentemente a petshops para tomarem banho, como no caso dos cães.

Castração-“A castração é um dos cuidados mais importantes que deve ser considerado ao se ter um gato em casa,” comenta a médica veterinária Ana Cristina Pinheiro. Pesquisas comprovaram que essa prática pode dobrar a expectativa de vida dos bichanos. “Além de se eliminar os cios e gestações indesejadas, também auxilia na redução do desenvolvimento de certas doenças, como infecções de útero, tumores de mama e doenças contagiosas transmitidas por via sexual e por brigas”, acrescenta Ana Cristina.

A castração é realizada, geralmente, em gatinhos a partir dos seis meses de vida, embora ainda estejam em fase de crescimento. Essa medida influenciará a saúde e o seu comportamento ao longo de toda sua vida.

Depois da castração, o metabolismo do gato muda, pois suas necessidades energéticas diminuem, embora o apetite aumente e ele tenha uma tendência a comer mais. Alguns gatos com maior apetite apresentam dificuldade em se saciar. Esse comportamento pode levá-lo ao sobrepeso e à obesidade, que podem ter consequências negativas à saúde do animal como: redução da expectativa de vida, doenças articulares, urinárias e diabetes. Daí, a necessidade de se oferecer uma alimentação balanceada, específica, para cada fase da vida dos gatos.

Envelhecimento-Ao longo do seu crescimento, outros cuidados devem ser observados. Por volta dos sete anos de idade, o gato entra na primeira fase de maturidade. É importante que a este gato seja oferecido um alimento que dê suporte aos primeiros efeitos do envelhecimento, que nem sempre são visíveis, embora sejam reais, tais como: redução no nível de atividade física, mais tempo de sono e possível ganho de peso. O alimento deve, portanto, auxiliar o gato a permanecer ativo e a continuar gastando energia e brincando.

A partir dos 12 anos de idade, os sinais de envelhecimento são mais evidentes. Com o passar do tempo o gato maduro tende a perder o apetite e, consequentemente, pode perder peso. A dieta pode contribuir para o bom estado geral de saúde.

A Royal Canin do Brasil é subsidiária da multinacional francesa Royal Canin, uma das maiores fabricantes mundiais de alimentos de alta qualidade para cães e gatos, com 13 fábricas no mundo e presente em 92 países.

A unidade brasileira está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, desde 1990 e conta com o apoio logístico de 36 distribuidores exclusivos. Seus produtos estão disponíveis em canais especializados, entre os quais, clínicas veterinárias e pet shops, em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil.[www.royalcanin.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira