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12/10/2012 - 07:04

Consórcio Inframérica apresenta plano de reforma e ampliação do Aeroporto de Brasília

As obras já começaram e, até a Copa do Mundo, o número de pontes de embarque vai passar de 13 para 28, os terminais existentes serão reformados, um novo será construído e o estacionamento será ampliado para três mil vagas.

Brasília, 11 de outubro de 2012 – O Consórcio Inframérica Aeroportos, vencedor do leilão para operar e ampliar o Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek (Brasília/DF), apresentou hoje seu plano para reforma e ampliação do Aeroporto de Brasília, com detalhamento das obras que serão entregues para a Copa de 2014.

Até a Copa o Mundo, os terminais 1 e 2 serão totalmente reformados e um novo será construído com 15 novas posições de embarque, divididas em dois píeres. Com isso, as pontes de acesso aos aviões vão aumentar de 13 para 28. Além disso, o estacionamento vai dobrar, atingindo três mil vagas disponíveis, e a entrada do aeroporto vai ganhar uma nova cobertura e nova pista. As obras de expansão aumentarão a capacidade do aeroporto de Brasília de cerca de 15 milhões de passageiros para 41 milhões na fase final.

Os investimentos da primeira fase, num total de R$ 750 milhões, também incluem a implantação da maior sala vip da América Latina, um conceito inédito no Brasil. As reformas e obras de ampliação significarão muito mais comodidade para os passageiros que vão transitar por corredores amplos, bem iluminados e que encontrarão lojas, lanchonetes e esteiras mecânicas, prontas para facilitar o trânsito de pessoas, além de salas de embarque amplas e confortáveis. Além disso, será implantado um novo sistema de atendimento ao usuário.

Perspectivas artísticas da área de embarque-O Consórcio Inframérica está trabalhando com três frentes simultâneas de trabalho: obras de ampliação, de reforma e no pátio de aeronaves. Com a aceleração do ritmo de trabalho, o Consórcio terá cerca de 600 operários trabalhando nessas frentes nos próximos meses. As intervenções iniciais da frente de obras de reformas incluem, por exemplo, revitalização dos banheiros, reforma da cobertura, conserto de escadas rolantes, implantação de um elevador adicional próximo à área de embarque, pintura de estruturas metálicas e uma nova identidade visual.

“Nosso trabalho agora é realizar com eficiência todas as melhorias, obras de ampliação e modernização do aeroporto e de sua operação e é nestas tarefas que estamos concentrando nossos esforços. Mas é preciso pensar que este é um projeto de longo prazo: trabalhamos o agora de olho nos próximos anos. E ao pensar no futuro, nós usamos o conceito de aerotrópolis, um aeroporto cidade. Isso significa que há potencial para o desenvolvimento de outras atividades ao seu redor. Alguns exemplos são hotéis, centro de conferência e opções de entretenimento. E tudo isso trará melhorias dos acessos e desenvolvimento para a região”, explica José Antunes Sobrinho, presidente do Conselho do Consórcio Inframérica.

Fases da concessão-Em 28 de agosto de 2012, foi aprovado o Plano de Transferência Operacional do Consórcio Inframérica e começou então a etapa de 90 dias de operação. No final de novembro, portanto, o Consórcio passa a operar o aeroporto, com supervisão da Infraero, por 90 dias. A concessão do aeroporto da capital federal será de 25 anos e a previsão é de um investimento de R$ 2,8 bilhões de reais.

O Consórcio Inframérica é composto pelas empresas Infravix, controlada pelo Grupo Engevix, e Corporación América, empresa com grande experiência internacional em concessões aeroportuárias. Cada empresa detém participação de 50% no consórcio, o qual entra, por sua vez, com 51% na composição acionária da SPE - Sociedade de Propósito Específico criada para operar, reformar e ampliar o aeroporto de Brasília. Conforme determina o Contrato de Concessão, a Infraero é sócia da SPE, com 49%.

Aeroporto Internacional JK:Fact sheet das obras de reforma e ampliação.

Principais dados:(62) Prazo do contrato de concessão: 25 anos. |.(63) Movimento em 2011: 15,4 milhões de passageiros. |.(64) Investimento total previsto durante a concessão: R$ 2,85 bilhões |.(65) Investimento até a Copa de 2014: cerca de R$ 750 milhões. (66) A capacidade do Aeroporto de Brasília deve passar de 15,4 milhões de passageiros/ano para 41 milhões na última fase.

Datas importantes / Etapas da concessão |.(67) 14 de junho 2012 – Assinatura do Contrato de Concessão|.(68) 23 de julho 2012 – Publicação da Ordem de Serviço do Aeroporto de Brasília |.(69) 28 de agosto 2012 – Aprovação do Plano de Transferência Operacional. | (70) Transição: Após aprovação do PTO, começou a etapa de 90 dias de Operação Assistida, em que a Infraero opera o Aeroporto com acompanhamento do Consórcio. Após esse estágio, acontece a Operação de Transição, com duração de 90 dias, em que o Consórcio passa a operar o Aeroporto sob supervisão da Infraero.

O que está sendo feito no momento na Operação e em obras:(71) Operação - A concessão está na fase em que a Infraero continua operando o Aeroporto. Este é um período importante de planejamento e estruturação da operação e termina no dia 30 de novembro. (72) obras – As obras de reforma e ampliação já começaram.

Obras de reforma e de ampliação de capacidade:(73) As obras serão realizadas em três frentes simultâneas: reformas, obras de ampliação e obras do pátio de aeronaves. Com o ritmo acelerado de obras, o consórcio terá cerca de 600 operários trabalhando nessas frentes nos próximos meses e esse ritmo seguirá intenso. | (74) Obras iniciais de reforma: Já iniciadas e compreendem, por exemplo, revitalização dos banheiros, reforma da cobertura, conserto de escadas rolantes, implantação de um elevador adicional próximo à área de embarque e uma nova identidade visual que será apresentada quando o Consórcio Inframérica iniciar a operação.

O que será entregue até a Copa de 2014:(75) Terminais: Reforma dos terminais 1 e 2 e construção de um novo.

(76) Pontes de embarque: Serão 15 novas posições de embarque com fingers, divididas em dois píeres. Com isso, vão aumentar de treze para vinte e oito o número de pontes de acesso aos aviões. Além disso, haverá mais 21 posições de embarque remoto. Veja, na imagem abaixo, a localização das 15 novas pontes de embarque que serão entregues para a Copa de 2014:(77) A chegada ao terminal ganhará uma faixa adicional - no piso superior (embarque) e no inferior (desembarque). Além disso, a cobertura será modificada. Veja, abaixo, perspectiva artística da entrada do terminal com nova cobertura:(78) Conforto: As reformas e a ampliação darão muito mais conforto para os passageiros, com salas de embarque com mais espaço, aumento das opções de serviços para compras e alimentação, embarques mais rápidos devido ao aumento do número de fingers, banheiros confortáveis e mais tomadas à disposição dos passageiros, entre outros. Os corredores serão amplos e iluminados, terão mezaninos com lojas e lanchonetes, além de esteiras mecânicas para facilitar o trânsito de passageiros. Na hora do desembarque, a bagagem poderá ser retirada em esteiras inclinadas, que permitem o recolhimento das malas com mais comodidade. Os investimentos na primeira fase de obras incluem também a implantação da maior sala vip da América Latina, com um conceito inédito no Brasil. O terceiro andar do terminal 1 será fechado e climatizado para abrigar esta sala. Veja, nas imagens abaixo, exemplos em perspectiva artística que ilustram como serão os novos ambientes para embarque:(79) Do lado de fora, o estacionamento vai dobrar de tamanho, atingindo 3 mil vagas. Veja, na imagem abaixo, a expansão do estacionamento:(80) Sustentabilidade: O novo projeto arquitetônico para reforma dos terminais e também para a construção do novo terminal prioriza a utilização de luz natural. Além disso, será instalado um sistema de automação para evitar desperdício de energia. Um exemplo disso são as escadas rolantes que, quando não utilizadas, param de funcionar.

(81) Contratos/serviços terceirizados: os atuais contratos de serviços terminam em 30 de novembro. O Consórcio Inframérica já está em processo de concorrência, na fase de escolha dos novos prestadores de serviço. A gestão destes novos contratos será feita pelo nível de qualidade de serviço entregue pela empresa terceirizada.

(82) Os principais números do aeroporto (dados de agosto):.Média de 267 pousos/dia |.Média de 266 decolagens/dia |.Foram 16.508 pousos e decolagens |. 97,35% voos domésticos |.. 2,65% voos internacionais |. Média de movimento diário de 45,8 mil passageiros: 29,85% embarques, 26,24% desembarques e 43,91 de conexão. |.Movimento em 2011: 15,4 milhões de passageiros.

O Consórcio Inframérica Aeroportos é fruto da união da Infravix Empreendimentos S/A, empresa controlada pelo Grupo Engevix, com a Corporación América S/A, empresa argentina com experiência internacional em concessões aeroportuárias. Cada empresa detém participação de 50% no consórcio.

Essa parceria saiu vitoriosa do primeiro leilão de concessão de aeroportos do País, realizado em 22 de agosto de 2011 e passou então a ser responsável pela construção parcial, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (ASGA), em Natal, por um período de 28 anos. Quase seis meses depois, o consórcio arrematou a concessão do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília, em leilão realizado no dia 6 de fevereiro de 2012. A concessão prevê a ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de Brasília, por um período de 25 anos.

A Infravix Empreendimentos S/A foi fundada em novembro de 2010, tendo como objetivo participar do desenvolvimento da infraestrutura no Brasil. A Infravix faz parte do Grupo Engevix, o maior de engenharia consultiva do país e que possui experiência de mais de 30 anos na execução de projetos e obras de aeroportos, tendo atuado, por exemplo, no Galeão, Guarulhos, Viracopos, Congonhas, Salvador, Confins, Florianópolis e Fortaleza, entre outros.

A Corporación América é uma holding que detém concessão para cargas e terminais em 49 aeroportos da América Latina e outros países. As atividades abrangem administração operacional, design, planejamento e construção de terminais, administração comercial, abastecimento, taxas e outros serviços locais. A Corporación América possui experiência de concessão e operação aeroportuária em aeroportos como Carrasco (Montevidéu, Uruguai), Ezeiza e Aeroparque (Argentina) e Guayaquil (Equador), entre outros. A Corporación América também atua em outros setores como concessão de rodovias, obras, energia, agronegócios, tecnologia e serviços.

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