Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2012 - 07:11

Nuclep investe no conceito less paper

A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) decidiu investir no conceito less paper (menos papel), criando um ambiente onde os documentos estarão disponíveis a todos eletronicamente. A proposta do projeto de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é facilitar o armazenamento, a localização e a recuperação de informações baseadas em documentos e dados eletrônicos, criando uma integração transversal entre processos de todos os setores.

Nesse primeiro momento foram priorizadas as Instruções de Serviço (IS), com a digitalização de mais de 250 documentos desde 1977. A busca poderá ser feita por assunto, pelo número da IS, pela data ou qualquer texto específico encontrado no corpo do documento. Outro ponto importante é a identificação de cada usuário em seu acesso, permitindo o acompanhamento das alterações e a identificação das atualizações.

- Esse é um projeto que tem como foco a agilização dos processos e a universalização e democratização da informação na empresa. Foi um pedido do próprio presidente [Jaime Cardoso], que está investindo na modernização em todos os setores – frisou o gerente geral de Informática, Márcio Girão.

O GED faz parte de um projeto maior de modernização da empresa, o Inova, Nuclep!, que pretende resgatar à companhia sua importância estratégica. Nascida sob o signo da inovação, para atender ao programa nuclear brasileiro – sendo a única da América Latina a possuir o selo ASME III, essencial para a fabricação e certificação de equipamentos e componentes nucleares –, a empresa responde hoje pela produção do casco dos submarinos da Marinha brasileira e pela construção e recuperação de equipamentos e cascos de plataformas para a Petrobras.

- Esse projeto de inovação vai além da modernização de instalações e equipamentos, centrando na melhoria de sistemas e métodos de trabalho. A preocupação é dar mais dinâmica aos processos, fazendo com que todos os setores possam se falar de forma mais eficiente – garantiu a gerente geral de Relações Institucionais, Marília Baracat Kairuz.

Para o GED foi selecionada a ferramenta Alfresco, um software de código aberto, mas com recursos avançados e amplamente utilizado por grandes empresas do mundo, como a Agência Aeroespacial Americana (NASA, na sigla em inglês); a companhia de aviação holandesa KLM; o Ministério da Defesa da França; e o grupo de comunicação FOX. Hoje a ferramenta é utilizada por cerca de sete milhões de usuários.

Outras fases do GED já estão em andamento. A transversalidade do projeto é apontada como um grande diferencial, já que integra todos os processos, de todos os setores. Atualmente o usuário acessa o portal institucional através do endereço http://ged, recebendo a seguir todas as informações necessárias para uma navegação amigável, descomplicada e segura. Para cada novo assunto serão criadas páginas específicas. As páginas poderão ser públicas, como a atual, ou privadas, com níveis de acesso diferenciados. Os sites da Qualidade, Suprimentos, Treinamento e Comercial já estão em fase inicial.

- O GED irá controlar as diferentes versões de um mesmo documento em um único repositório, que irá conter todas as atualizações e os responsáveis por essas informações. Trata-se de um ambiente mais seguro e mais ágil, acabando com os emails com anexos pesados e racionalizando a utilização das impressoras – ressaltou o administrador do GED, Hélio Araújo e Castro.

Para acessar o GED siga as instruções abaixo: 1 – Digite o endereço http://ged no seu navegador (se não for o Internet Explorer pode ser exigido o login e senha de acesso à rede da Nuclep) | 2 – Siga os passos descritos para a consulta de documentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira