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12/10/2012 - 07:11

Etihad Airways anuncia resultados com recorde de receita de US$ 1,3 bilhão

Receita da companhia aérea sobe 19% e número de passageiros transportados cresce 23% no terceiro trimestre de 2012.

Etihad Airways segue confiante na lucratividade anual apesar do ambiente econômico global desafiador.A meta da empresa de transportar 10 milhões de passageiros em 2012 é impulsionada por fatores de assento recordes.Receita com codeshare e parceiros aumenta 51% e representa a melhor contribuição já feita.

São Paulo- A Etihad Airways, companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, divulga receita de US$ 1,3 bilhão no terceiro trimestre, 19% acima do registrado no mesmo período de 2011 (US$ 1,1 bilhão). O recorde de receita refletiu o aumento de 23% no número de passageiros, com 2,79 milhões de viajantes no trimestre, contra 2,27 milhões no mesmo período do ano passado.

A taxa de ocupação atinge 81,2%, o que representa o melhor desempenho trimestral da história da companhia e o número de passageiros deverá ultrapassar a marca de 10 milhões em 2012.

O aumento da receita continua a superar o crescimento da companhia em capacidade e a Etihad Airways está confiante em alcançar a lucratividade anual pelo segundo ano consecutivo.

As receitas com passageiros foram impulsionadas pelo montante arrecadado por meio de acordos de codeshare e parceiros, que saltaram de US$ 121 milhões para US$ 182 milhões, uma alta de 51% se comparada ao 3T de 2011. Os 38 parceiros da companhia aérea ajudaram a criar uma malha aérea com um total de 315 destinos, mais do que qualquer outra do Oriente Médio.

Uma contribuição significativa veio da airberlin, da qual a Etihad Airways detém 29,21% das ações. Os amplos acordos de codeshare e marketing das duas companhias aéreas geraram US$ 51 milhões em receitas para Etihad Airways no acumulado do ano, superando as estimativas iniciais para 2012.

Em 2012, a Etihad Airways e a airberlin contaram com um total de mais de 150 mil passageiros transportados por meio de suas redes. Além disso, ambas as empresas estabeleceram uma base para sinergias de custos por meio de programas de manutenção mútua, o programa integrado 787 Dreamliner e representação de vendas internacionais.

A Air Seychelles, da qual a Etihad Airways tem uma fatia de 40% de participação, continua aumentando suas receitas por meio de maiores frequências e codeshares. Com quatro voos para Abu Dhabi, a companhia aérea oferece agora 375 conexões semanais em voos com menos de quatro horas de duração. A Air Seychelles destaca, também, que já está reduzindo custos ao mesmo tempo em que impulsiona sinergias, compartilhando economias de escala e integrando funções de back office com a Etihad Airways em Abu Dhabi.

A Air Seychelles mantém a sua previsão para atingir o break even em 2012, já no primeiro ano do contrato de gestão, de cinco anos, com a Etihad Airways, o que significa uma reviravolta positiva na situação econômica da companhia aérea após vários anos de prejuízos.

A Virgin Australia, da qual a Etihad Airways agora detém 10% de participação, continuou a apresentar uma forte contribuição às receitas de codeshare para a Etihad Airways e cresceram 16% em relação ao ano anterior.

"Houve um progresso contínuo de toda a empresa no terceiro trimestre, todos os principais indicadores mostram o forte desempenho e estamos confiantes de obter lucro para o ano inteiro com base nas condições atuais de mercado”, afirma James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways. "Estamos particularmente satisfeitos com a contribuição de nossos parceiros de codeshare e equity. Este componente da nossa estratégia está obtendo um fluxo de receita forte e crescente, o que complementa nosso próprio crescimento orgânico de dois dígitos”.

O lucro com parceiros de codeshare representou 18% da receita total de passageiros da Etihad Airways no trimestre.

Durante o trimestre, a Etihad Airways assinou acordos interline e de codeshare com a Aer Lingus, China Eastern Airlines e Air RAK, expandindo ainda mais sua malha aérea.

A Etihad Airways manteve a redução de custos por assento por quilômetro oferecido (CASK), excluindo combustível, caindo para seus níveis mais baixos neste ano. Um estudo independente de benchmarking realizado pela consultoria de aviação Seabury demonstra que a Etihad Airways está no menor patamar de custos para CASK, quando comparada com grandes companhias aéreas internacionais.

Combustível continuou a ser o maior custo operacional da empresa, representando 37% das despesas totais para o trimestre. A Etihad Airways tem 80% de seu combustível coberto, até o final de 2012, por preços bem abaixo dos preços atuais do mercado por meio de 21 instituições financeiras internacionais importantes, como parte de um programa renovável de hedge de três anos.

"Continuamos enfrentando um ambiente operacional incrivelmente difícil. Os preços dos combustíveis permanecem altos e a economia global ainda apresenta desafios. A zona do euro ainda enfrenta problemas e há alguma contração em vários mercados do Oriente Médio”, afirma o executivo.

"Entretanto, a ampla segmentação de nosso negócio está ajudando a garantir nosso crescimento contínuo e rentável. A Austrália e nossos principais mercados asiáticos têm forte desempenho. Nossas rotas para a China – Pequim, Shanghai e Chengdu – estão demonstrando potencial em particular, que será impulsionado pelo forte crescimento dos mercados de conexão para a África e nossos codeshares.”

A Etihad Airways lançou serviços diários para Lagos durante o terceiro trimestre e, em breve, novas rotas serão abertas para Ahmedabad (1º de novembro) e Addis Ababa (2 de novembro). Além disso, novas rotas para Washington, São Paulo e Ho Chi Minh já foram anunciadas para 2013.

O crescimento da malha aérea será apoiado pela entrega de três novas aeronaves nos próximos três meses – dois Airbus A320 e um Boeing 777-300ER com três classes de passageiros. Mais 14 serão entregues em 2013 - seis Boeing 777-300ER, cinco Airbus A320/A321, dois cargueiros Boeing 777 e um cargueiro Airbus A330.

As receitas com carga ficaram consideravelmente à frente das relatadas no ano passado, com um crescimento de 6% para US$ 181,6 milhões. A frota dedicada de seis cargueiros da companhia agora atende a oito destinos somente para carga (Amsterdã, Benghazi, Dubai, Hahn, Hong Kong, Djibuti, Cabul e Sharjah)

Foram lançados serviços de carga para Dammam e Doha durante o trimestre, e ampliados para Líbia e Itália, e atualizados para Hong Kong.

A Etihad Cargo transportou 93.560 toneladas de frete no terceiro trimestre, 18% a mais do que no período correspondente do ano passado (79.378 toneladas).

.Números consolidados do terceiro trimestre de 2012:

Perfil- A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, iniciou suas operações em 2003 e, em 2011, transportou 8,3 milhões de passageiros. A partir do seu hub no Aeroporto Internacional Abu Dhabi, a Etihad Airways atende a 86 destinos de passageiros e carga no Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Austrália e América do Norte, com uma frota de 67 aeronaves Airbus e Boeing, e 100 aeronaves encomendadas, incluindo o 10 Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo. A Etihad Airways também detém participações na airberlin, Air Seychelles, Austrália Virgin e Aer Lingus. [ www.etihad.com].

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