Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/10/2007 - 11:01

Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro que aumentar o número de passageiros para 11,4 milhões, diz secretário


Companhias aéreas entregam levantamento sobre as deficiências do Galeão para secretário de Transportes.

Representantes de 19 empresas aéreas que operam no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Tom Jobim estiveram reunidos no dia 16 de outubro, com o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes. O grupo apresentou estudo contendo uma série de sugestões para tornar o terminal mais atrativo, de forma a possibilitar rápido incremento no número de passageiros. Um segundo documento, apontando as principais deficiências no processo atual de movimentação de cargas no aeroporto, também foi entregue ao secretário.

– O fato de termos chegado a mais de 50% de ociosidade no Tom Jobim é fruto de falta de atenção. Indica que algumas ações precisam ser revistas. O contato direto com as companhias é o primeiro passo para mapear as causas do problema. Hoje, as empresas nos mostraram o que precisam para operar melhor. E as propostas nos parecem muito justas e factíveis – avaliou Julio Lopes.

O secretário afirmou que, no próximo dia 24, já será anunciada uma meta concreta de aumento nas operações do aeroporto: – Quando estivemos com o ministro Nelson Jobim (Defesa) na semana passada, propusemos uma meta ambiciosa: em um ano, queremos aumentar em pelo menos 20% o número de passageiros, que atualmente gira em torno de 9,5 milhões. O ministro se mostrou empenhado em atender a essas expectativas e por isso acredito que, no dia 24 de outubro, vamos realmente anunciar uma quebra de paradigma – disse Julio Lopes, acrescentando que, na data, serão inaugurados painéis eletrônicos que farão a contagem dos novos passageiros.

Entre as principais reivindicações das empresas constam a redução das tarifas aeroportuárias e o aumento dos efetivos da Receita e da Polícia Federal. Elas também pedem mudanças estruturais, como melhor conectividade entre os dois terminais de embarque e revitalização do Terminal 1, que não passa por uma grande intervenção desde 1992. Reivindicam ainda uma ligação direta com o aeroporto Santos Dumont e com a Rodoviária Novo Rio, por meio de uma linha circular de ônibus.

– Acreditamos que a aproximação com o governo do estado seja muito importante para mobilizar as autoridades envolvidas na gestão do aeroporto – concluiu a presidente do Comitê das Empresas Aéreas e gerente da TAP, Maria Antônia Assunção.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira