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16/10/2012 - 08:09

Bosch dá dicas para evitar contaminação do Diesel

Como evitar a contaminação do combustível e o desgaste prematuro de peças. Atenção no tanque, tranquilidade na estrada.

Quem trabalha na estrada sabe: é preciso estar atento à pista e também às condições do veículo. O Diesel contaminado é uma das principais causas do desgaste prematuro de componentes do sistema de injeção.

Por isso, é preciso ter cuidado com o que entra no tanque. Da refinaria, passando pelo tanque do veículo até o seu consumo final, o Diesel passa por diferentes etapas. Ter segurança sobre cada etapa do processo é uma garantia a mais para um combustível de boa qualidade.

"Os contaminantes mais comuns do Diesel são a água, as micropartículas e o uso indevido de combustível misturado" avalia Daniel Lovizao, Engenheiro de Assistência Técnica da divisão Automotive After Market da Robert Bosch.

A presença de água no combustível pode ter origem: .Na condensação dentro de tanques, devido à variação de temperatura. Este processo pode ocorrer no armazenamento e no uso |.Na utilização de combustível de qualidade não reconhecida, com potencial presença de água |.Na limpeza imprópria de tanques de transportes e armazenamento, deixando água em seu interior.

A presença de micropartículas no combustível pode ter as seguintes origens:. Quando entram no sistema por meio de tampas mal vedadas ou respiros sempre aberto. Isso pode ocorrer no armazenamento e no uso |.No uso de filtros inadequados ou saturados, que já não impedem mais a entrada de micropartículas abrasivas |.Na utilização de tanques de transporte e armazenamento corroídos e enferrujados, contaminados com pó.

O combustível indevido pode ter as seguintes origens: .Na utilização d e um nível de mistura de biodiesel maior que o permitido pela legislação do país ou combustível de qualidade não reconhecida |. Na mistura com produtos não recomendados, como por exemplo, metanol, querosene, entre outros.

Para evitar a contaminação e impedir que o funcionamento do veículo seja prejudicado pelo Diesel contaminado, a Bosch dá algumas dicas essenciais: . Mantenha o tanque cheio à noite |.Faça a drenagem diariamente, antes da primeira utilização do veículo |. Alguns tanques de combustível possuem recipiente separador de água, que devem ser limpos uma vez por mês |.Realize a revisão dentro do período especificado pelo fabricante |. Limpe o tanque de combustível a cada ano, fazendo sua troca a cada três anos |. Troque o tanque quando ele estiver enferrujado ou com qualquer outro dano |.Nos sistemas em que houver filtro com sedimentador, este deve ser retirado periodicamente para limpeza e análise do combustível |.Os filtros Diesel devem ser trocados de acordo com a indicação do fabricante do veículo. "Os veículos que transitam por estradas de terra deverão trocar os filtros com maior freqüência", alerta o engenheiro da Bosch.

.No caso de troca de filtro, utilize somente produtos de qualidade, pois são os únicos com capacidade de filtragem exigida pelo fabricante. "Os filtros devem ser trocados e não lavados e reutilizados", lembra Daniel Lovizaro.

.Combustíveis com aditivos devem ser originados somente das refinarias. No caso de combustíveis misturados ou combinados, estes deverão ser usados somente segundo as normas de cada país;

.A mistura de biodiesel requer os mesmos cuidados em relação à contaminação que o Diesel;

. Complete o tanque somente em postos de confiança e de qualidade;

.No abastecimento, vede corretamente a boca do tanque e o encaixe de marcador de nível;

. Durante o armazenamento nos tanques de Diesel, drene-o diariamente para evitar acúmulo de água;

.Em tanques de armazenamento, deixe uma pequena inclinação na direção contrária ao abastecimento para que a água condensada seja drenada. "Eliminar a água evita também a formação de micro-organismos", avisa Lovizaro.

. Em tanques de armazenamento não utilize ligas metálicas que contenham cobre, como latão e bronze, pois elas aceleram a formação de impurezas

.O tanque de armazenamento deve estar bem vedado para impedir a entrada de água e partículas;

.Não armazene o Diesel por muito tempo, pois isso favorece seu envelhecimento. O enferrujamento natural pode formar sedimentos que obstruem os filtros;

. Não exponha o Diesel armazenado a temperaturas muito altas, pois isso facilita seu envelhecimento e sedimentação;

. A limpeza do tanque de armazenamento deve ocorrer a cada dois anos, no máximo.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2011, seus cerca de 300.000 colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 51,5 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 350 subsidiárias e empresas regionais presentes em mais de 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em aproximadame nte 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. Em 2011, a Bosch investiu cerca de 4.2 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, e solicitou registro de cerca de 4.100 patentes em todo o mundo. Com seus produtos e serviços, a Bosch oferece soluções úteis e inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas.[ www.bosch.com, www.bosch-press.com].

No Brasil, o grupo Bosch está presente desde 1954 e atualmente emprega cerca de 11 mil colaboradores. Em 2011, o grupo registrou no país um faturamento líquido de R$ 4,8 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e máquinas industriais.[ www.bosch.com.br].

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