Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/10/2012 - 07:33

Famílias brasileiras gastam mais de mil reais por ano com doenças cotidianas

No dia Mundial de Lavar as Mãos (15/10), pesquisa inédita no Brasil revelou prejuízos com doenças infeccto-contagiosas.

A pesquisa inédita “O Custo das Doenças do Dia a Dia”, realizada por Lifebuoy*, em parceria com a Escola de Higiene Tropical de Londres**, revela que uma família brasileira gasta, em média, R$ 1.151,55 por ano com episódios de doença que são causadas por vírus e bactérias.

Considerando a população do Brasil, esse valor é equivalente a 12 bilhões de dólares por ano. O estudo, realizado pela primeira vez no País, aponta os prejuízos econômicos e sociais causados por enfermidades que poderiam ser evitadas com o simples hábito de lavar as mãos.

As doenças com maior frequência detectadas na pesquisa são: respiratórias com 33,3%, diarreicas com 11,8% e infecções de pele com 7,4%. Apesar da maior incidência de doenças respiratórias, o tipo de enfermidade que mais gera despesas para tratamento são as infecções de pele, com custo de R$ 116,32 por episódio. Já a gripe é a doença de maior incidência no Brasil, independente da época do ano: volta às aulas, inverno, verão ou Carnaval.

Durante dois meses de apuração, foi constatado que 52,5 % das famílias apresentaram pelo menos um surto de infecção. Porém, este número sobe para 74,2% quando analisado entre crianças de cinco a quinze anos de idade. Para o médico Dr. Artur Timerman*****, um lar saudável exige que as famílias se atentem tanto para seu tipo de rotina, quanto para a forma com que interagem com fatores externos a fim de evitar enfermidades. “As incidências de doenças como gripes, resfriados e infecções respiratórias ou de pele, por exemplo, aumentam conforme temos mudanças bruscas do clima, épocas de ar muito seco, aumento da poluição, hábitos inadequados de higiene e uma dieta muito pobre em nutrientes.A combinação deste cenário tem efeito negativo sobre o sistema imunológico, pois o impede de funcionar corretamente”.

No custo que as famílias têm com doenças do dia a dia estão incluídos valores diretos, como hospital, medicamento, viagem para receber o tratamento e alojamento, quanto valores indiretos que implicam nos dias de escola ou trabalho perdidos pelo paciente ou por seus acompanhantes que dão o cuidado. Somando todos estes fatores, o custo familiar para tratamento das doenças do dia a dia equivale a mais de 10 semanas de compras em supermercado, por exemplo. Além disso, há a perda de produtividade. Uma criança brasileira perde, em média, três dias de aula a cada episódio de doença, enquanto o adulto que cuida do enfermo também falta ao trabalho na mesma proporção.

Para Bianca Shen, Gerente da Marca de sabonetes antibacteriano Lifebuoy, os dados mostram que a população precisa urgentemente mudar os hábitos de higiene, tanto que Lifebuoy criou o Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado globalmente no dia 15 de outubro, além de realizar outras iniciativas para conscientizar a população: “Os números ilustram gastos elevados com doenças que poderiam ser evitadas com a lavagem correta e frequente das mãos com sabonete antibacteriano, uma prática que a própria pesquisa mostra não ser reconhecida pela maioria. Por isso trabalhamos ações educativas, principalmente focadas em crianças e mães, reforçando a importância de se lavar as mãos como forma de prevenção de enfermidades causadas por germes e bactérias”.

Segundo o estudo, apenas 4,37% das mães entrevistadas reconheceram o sabonete entre os meios de prevenção de doenças causadas por germes e bactérias. Dois terços das mães pesquisadas se sentem impotentes para evitar que seus filhos adoeçam. No entanto, uma barra de sabonete antibacteriano pode custar apenas R$1,35, o equivalente a quase 55 vezes menos que o custo de um único episódio de doença (calculado em R$ 75,39).

De acordo com a Unicef e a OMS, a lavagem das mãos com sabonete pode reduzir infecções diarreicas em até 40%. Para isso, a lavagem deve ser feita no mínimo, em cinco momentos chave do dia em que ficamos mais expostos à contaminação: antes do café da manhã, do almoço e do jantar, logo após usar o banheiro e ao chegar em casa.

Campanhas sociais de Lifebuoy -Lifebuoy vem promovendo a conscientização da população desde sua entrada no Brasil em julho de 2010 com diversas campanhas. A marca lançou, neste ano, a campanha “Contra Dez Doenças, uma proteção avançada” mostrando a eficácia do produto na prevenção de doenças.

Além disso, Lifebuoy desenvolveu uma importante parceria com a Pastoral da Criança com o objetivo de falar com as comunidades carentes, que mais necessitam de informações sobre a importância de se lavar as mãos para evitar doenças. O projeto envolve capacitação de líderes comunitários sobre o tema, visitas às comunidades para promover jornadas de “lavar as mãos corretamente” e promoção de atividade recreativa para mobilizar as crianças e as mães pela correta lavagem das mãos. Em 2012, as ações realizadas por Lifebuoy em parceria com a Pastoral estão entre os fatores que contribuíram para diminuir em 10,9% a busca pelos serviços de saúde na faixa etária abaixo de 6 anos nas comunidades de baixa renda.

Outra iniciativa de Lifebuoy foi o lançamento do Dia Mundial de Lavar as Mãos (Global Handwashing Day), comemorado globalmente no dia O desafio do evento é de mobilizar as pessoas a adotarem esse costume e erradicar doenças causadas pela falta de higiene. Além disso, a data contribuiu para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que visam reduzir o índice de morte entre crianças menores de cinco anos em dois terços até o ano de 2015.

Lifebuoy-Presente em mais de 40 países, Lifebuoy é marca líder no segmento de sabonetes antibacterianos no mundo***, único do mercado com a tecnologia Active 5, que garante 100% melhor proteção contra bactérias que um sabonete comum****. Desde o lançamento de seus primeiros sabonetes, há 118 anos, Lifebuoy tem ajudado a fazer a diferença na saúde e no bem-estar das pessoas por meio de ações de conscientização sobre hábitos frequentes de higiene pessoal. Lançado no Reino Unido (Inglaterra) em 1894 obteve um impacto significativo na saúde pública da Inglaterra vitoriana, que estava sendo devastada por surtos de cólera, sendo relançado no Brasil em Julho de 2010.

Por meio do sabonete Lifebuoy, a Unilever já ajudou a conscientizar mais de 150 milhões de pessoas na África e Ásia sobre como pequenas ações como lavar as mãos com sabonete podem fazer diferença em suas vidas. Essa, entre outras atividades da companhia, foi decisiva para que a Unilever fosse apontada como “Companhia do Ano 2010” no Awards for Excellence pela instituição Business in the Community. O prêmio reconhece empresas que mostram inovação, criatividade e compromisso constante com a responsabilidade corporativa.

Marca líder no segmento de sabonetes antibacterianos no mundo |** Centro líder mundial de pesquisa e pós-graduação em saúde pública global e uma das melhores universidades do mundo para pesquisas colaborativas. |*** Cálculos Unilever baseado em informações AC Nielsen de volume de vendas (janeiro 2011 a janeiro 2012). |**** Quando Causados por Germes - Germes testados: E. Coli, K. Pneumoniae, S. Aureus, H1N1, S. Epidermis, S. Flexneri, P. Aeruginosa e S. Pyogenes. |**** *Dr. Artur Timerman: : Mestre em Infectologia pela Universidade de São Paulo; Chefe do Serviço Controle Infecção Hospitalar do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, São Paulo, SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira