Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2012 - 09:26

Recomendações antes de abrir uma franquia

Como afirmarmos em recente artigo, o modelo de franchising é uma tendência já consolidada no Brasil, que ocupa hoje o quarto lugar mundial em número de unidades. A segurança oferecida por uma marca já testada pelo mercado e a baixa taxa de mortalidade desse tipo de empreendimento são as causas mais comuns de tanto sucesso, mas na hora de abrir uma franquia alguns pontos importantes devem ser observados.

O primeiro passo recomendando pela maioria dos especialistas é procurar obter um conhecimento um pouco mais amplo das principais particularidades do sistema de franquias. Uma boa dica é pesquisar em revistas, livros e portais especializados sobre o tema ou no site da Associação Brasileira de Franchising www.portaldofranchising.com.br. Também é importante a leitura da legislação, Lei de Franquias (L8955).

Após esse estudo é preciso fazer uma autoanálise para definir qual tipo de negócio melhor se enquadra no seu perfil de empreendedor. Afinidade com o segmento em que a franquia atua (Tecnologia, Serviços, Alimentação, etc.) e experiência na atividade são pontos a serem levados em conta na hora de escolher. A quase totalidade das redes no Brasil são de empresas nacionais, por isso esteja atento às oportunidades que o mercado oferece na sua região de interesse.

A próxima etapa é assegurar-se de que tem o capital necessário para arcar com os investimentos iniciais para montar a franquia, como taxas, royalties, equipamentos, dentre outros. Na Circular de Oferta de Franquia (COF) que o franqueador entrega durante o processo de seleção de candidatos, estão detalhados todos os procedimentos e operações. Compare as diferenças de custos e investimento de cada marca, perspectiva de retorno, geração de receitas mensais recorrentes e escolha o modelo mais vantajoso.

Além da questão dos custos, um ponto que deve ser visto com aplicação especial é o suporte, treinamento e transferência do know-how. Escolha somente franquias que se comprometam contratualmente a dar apoio contínuo na gestão do negócio, oferecendo assessoria, consultoria e treinamento para o franqueado e seus funcionários.

Observe ainda com atenção os manuais de operação da franquia e os meios de disseminação da base de conhecimento para a rede franqueada, como sites específicos, material didático de treinamento presencial ou à distância, entre outros. A atuação de uma franquia, merecedora desse nome, deve ser capaz de transferência de know-how.

.Por: Fabio Túlio, diretor da Jiva, especializada em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas. |Bio: Atuou na criação de sistemas ERP e nos serviços de consultoria em gestão, com desenvolvimento de métricas e metodologia inovadoras (utilizadas hoje por mais de 2.000 empresas no Brasil). Possui mais de 25 anos de experiência em gestão de empresas com atuação forte nas áreas Comerciais, Administrativa e Marketing. Atuação direta na implantação de Programas de Qualidade Total. Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como presidente do Comitê de Gestão Empresarial da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) Uberlândia. Foi professor no módulo de Sistemas de Informações Gerenciais da Pós-Graduação em Administração da Faculdade Politécnica de Uberlândia (FPU). Foi Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG-VP/CRDT) e do Conselho de Administração do Núcleo de Tecnologia do Triângulo (TRISOFT). Sócio Fundador das empresas Sankhya (Membro do Conselho), Jiva (Diretor) e Instituto MahaGestão (Diretor). Sócio Diretor da empresa Lojista Online.Contato: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira