Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2012 - 08:10

Livro “Arte em Questões” promove reflexão crítica sobre a qualidade do ensino da arte

Obra, que aborda o tema de forma leve e contemporânea, já nasce como fundamental para quem se interessa pelo assunto.

O lançamento do livro “Arte em Questões”, de autoria dos diretores da entidade, Isabel Marques e Fábio Brazil aconteceu no dia 09 de outubro.

Durante o evento, fundamental para todos os envolvidos em educação e arte, foram discutidas questões abordadas no livro, que, segundo Fábio Brazil, são mais perguntas do que respostas.

A obra é um conjunto de artigos sobre o ensino da Arte nas escolas e instituições e as questões que surgem desta prática. A proposta principal de “Arte em Questões” é estabelecer diálogos com os professores de Arte e com todos os envolvidos de alguma forma com o ensino de Música, Dança, Artes Visuais, Teatro e Poesia, entre eles artistas, pesquisadores e agentes públicos. São abordados temas como arte nas escolas, ensino de arte pelos professores, arte fora da escola, como avaliar a arte, o que aprendemos com a arte, e se a usamos na vida de outras formas.

Os artigos que compõem o livro “Arte em Questões” integraram a coluna Arte e Educação, publicada no site da Agência Carta Maior, durante o ano de 2005. A ideia de publicar os textos revistos, ampliados e acrescidos veio no contexto de uma comemoração. Em 2012, o Caleidos Cia. de Dança completa 15 anos de trabalhos voltados, justamente, para as relações híbridas entre arte e educação.

No bate-papo com os autores durante o evento de lançamento, Fábio Brazil explicou como foi a parceria para a criação do livro. “Isabel dá a teoria e eu dou a pimenta”, brincou. De fato, enquanto Isabel explicava os conceitos da obra e o porquê de abordarem determinado assunto, Fábio questionava a plateia para incentivá-la a interagir e entender o assunto a fundo.

Apesar do tema complexo, o livro aborda questões sobre o ensino de Arte de uma maneira leve e contemporânea, provocando reflexões e contextualizando os tópicos em relação à arte nas escolas, projetos sociais e vocacionais. Segundo os autores, a arte é interlocutora privilegiada entre professores e estudantes, entre a escola e a comunidade, entre pessoas e o conhecimento. Nesse sentido, o ensino de Arte não pode se limitar à reprodução de técnicas e repertórios, mas sim mediar as relações entre os estudantes e o mundo em que vivem.

Realizado com apoio do 10º Edital do Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo, “Arte em Questões” já teve 500 cópias distribuídas gratuitamente a escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de São Paulo, bibliotecas públicas, projetos sociais e universidades, e agora, em nova reimpressão, chega ao alcance do público em geral.

O resultado que se pode conferir é uma obra construída com extrema sensibilidade, que joga luz sobre questões fundamentais relativas ao tema. O que é a arte e o que ela ensina? Arte é processo ou produto? É possível planejá-la? E avaliá-la? Quem não sabe arte consegue ensiná-la? Quem forma os artistas?

Essas e muitas outras perguntas são discutidas no livro, que já nasce como obra fundamental para quem se interessa pelo assunto. “Não queremos apresentar respostas prontas ou receitas do que fazer, mas sim gerar possibilidades de reflexão crítica e transformação da qualidade do ensino da Arte”, afirma Fábio Brazil, um dos autores do livro, que também é dramaturgo, poeta e diretor de dança.

“Acreditamos que esta obra se constitui como uma importante referência aos profissionais que lidam com o ensino de Arte no Brasil. Procuramos, com este livro, afirmar perguntando, para refletir, para provocar, para problematizar, para gerar movimento em questões por vezes cristalizadas ou ignoradas pelos sistemas estabelecidos da arte e da educação”, explica Isabel Marques, coautora de “Arte em Questões” e uma das mais importantes e premiadas arte-educadoras do país.

“Arte em Questões” |Autores: Isabel A. Marques e Fábio Brazil | 174 Páginas |Formato: 24cm x 22cm |Preço: R$ 35 |ISBN: 978-85-63216-06-9.

Autores-Isabel A. Marques, escritora, coreógrafa e diretora de dança, formada em Pedagogia pela USP, fez Mestrado no Laban Centre for Movement and Dance, de Londres (hoje Trinity Laban) e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Pioneira no Brasil na sistematização e pesquisa na área de ensino de dança. Tem vasto trabalho que interliga pesquisa, ensino e produção artísitca no Brasil e no exterior. Fundou, em 1996, e dirige o Caleidos Cia. de Dança, com trabalhos premiados pelo Programa de Fomento à Dança (SMC/SP) e pelo ProAC (SEC/SP). Autora dos livros “Ensino de Dança Hoje”, “Dançando na Escola”, pela Cortez Editora, e “Linguagem da Dança: Arte e Ensino”, pela Digitexto, vencedor do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009 e foi finalista do Prêmio Jabuti 2011. Em 2001, com Fábio Brazil, fundou o Caleidos Arte e Ensino, hoje Instituto Caleidos, em São Paulo/SP, ministrando cursos, prestando assessorias e desenvolvendo trabalhos nas áreas de dança e de educação.

Fábio Brazil, poeta, escritor, dramaturgo de dança, formado em Língua e Literatura pela PUC/SP, foi professor de literatura e história da arte em diferentes instituições de ensino na cidade de São Paulo. Foi assessor do SENAC ligado à gerência de comunicação e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo no Projeto Rede em Rede. É codiretor e dramaturgo do Caleidos Cia. de Dança, premiado pelo Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo (SMEC/SP) e pelo ProAC (SEC/SP). Autor dos livros “Bola da Vez” e “Gota de Sangue”, pela Digitexto, premiados pelo ProAC (SEC/SP). Em 2001, com Isabel Marques, fundou o Caleidos Arte e Ensino, hoje Instituto Caleidos, em São Paulo/SP, ministrando cursos, prestando assessorias e desenvolvendo trabalhos nas áreas de poesia, mitologia e educação.

Caleidos-O Instituto Caleidos foi criado em 2007 para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelo Caleidos Arte e Ensino (2001-2008), em São Paulo (SP), e às atividades de criação, ensino e pesquisa que seus diretores, Isabel Marques e Fábio Brazil, desenvolvem há mais de 25 anos. Em nova sede desde 2011, o Instituto abriga também as atividades e os projetos do Caleidos Cia. de Dança. Desde a sua fundação, o Instituto Caleidos notabilizou-se por abrigar artistas, professores e público em geral por meio de seus projetos e propostas artístico/educativas. Atuando na iniciação, apreciação, pesquisa e criação das artes do corpo e da palavra, o Instituto Caleidos desenvolve propostas híbridas entre a arte e a educação.

Norteados pelas relações entre arte, ensino e sociedade, o Instituto Caleidos, cuja proposta é o diálogo crítico e transformador possibilitado pelas diversas formas de arte, vem atuando em diversas instituições Governamentais, Culturais e Educacionais de todo país e no exterior, elaborando e desenvolvendo projetos, propostas curriculares, cursos de formação, cursos livres, eventos e espetáculos de dança e poesia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira