Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2012 - 09:11

Cenário Brasileiro 2012 – Mercado de Metais Sanitários, Cerâmicas e Móveis para conceitos de banho e SPA

Com um Brasil em destaque entre investidores estrangeiros, grandiosos projetos de infraestrutura, e mercado de luxo em constante crescimento, o país hoje sedia o cenário perfeito para o estabelecimento e expansão de marcas premium. A classe brasileira AAA está à procura de sofisticação, design e diferenciação (de objetos de desejo à casa dos sonhos), a busca é pelo que possibilite conforto e plena satisfação por parte de seus consumidores.

A Itália, considerada pólo de moda e design, lidera também o ranking global das marcas de metais sanitários. Com companhias automatizadas e detentoras de inovações tecnológicas, o país possibilita a seus consumidores locais produtos exclusivos e de excelente qualidade. Tal mercado é movido principalmente pela vontade de ter em casa um produto conceito, ao invés de um simples objeto que possibilite o lavar das mãos, por exemplo. Enquanto as alíquotas de importação e comercialização permanecem sendo barreiras para a entrada de produtos importados, cabe às companhias nacionais tirarem proveito do momento que se faz oportuno e utilizarem a alta procura como alavanca para o crescimento de seus negócios e expansão de portfólio.

O mercado de metais sanitários, cerâmicas e móveis no Brasil, especificamente para conceitos de banho e SPA, é composto principalmente por companhias nacionais de gestão familiar e ainda pouco profissionalizadas. Em uma pesquisa recente, foi percebida a influência direta dos donos no desenvolvimento comercial do negócio e a participação de familiares nas posições estratégicas e de maior exposição no mercado, exatamente por trazerem vivência e conhecimento das décadas passadas. Concomitantemente, os investimentos continuam sendo direcionados à base da operação e à inovação fabril, sobrando pouco espaço para a classe gerencial.

Profissionais atuantes neste mercado que apresentem fluência no idioma inglês são raros e começam a ser disputados pelas multinacionais que possuem a intenção de firmar joint ventures no País ou de se estabelecerem por completo, incluindo produção local. Uma oportunidade também para a migração de profissionais oriundos de outros mercados que sejam relacionados a conceitos para casa, como por exemplo, companhias de automação e sistemas de iluminação, eletroeletrônicos, móveis e até mesmo do segmento químico, que atualmente desenvolve tintas especiais para decoração.

Além de o idioma ser um grande diferencial, a sensibilidade para identificação de tendências mercadológicas e a habilidade de interagir positivamente com pessoas de diferentes culturas e pensamentos são quesitos-chave para um profissional que busca destaque neste mercado. Considerando que este é um segmento que muito interage com públicos especificadores, decoradores e arquitetos, ao mesmo tempo em que possui grande interface e dependência de mão de obra qualificada, o respeito às diferenças e a capacidade de convencimento e mobilização tornam-se aspectos determinantes para o sucesso do profissional que pretende crescer neste mercado.

.Por: Alana Baldon de Assis,diretora da Fesa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira