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24/10/2012 - 20:12

Corretora de seguros on-line investe em estratégias de marketing

Um dos maiores players do mercado, a Minuto Seguros pretende potencializar seu posicionamento e reforçar sua presença em meio ao público.

Todos os minutos por você. Esse é o lema da Minuto Seguros, corretora on-line que, líder na comercialização de apólices via web, tem apresentado um crescimento de 40% ao mês e espera faturar R$ 120 milhões até 2015. Por meio de estratégias de mídia, a empresa pretende potencializar o seu posicionamento e reforçar a aproximação do público com a marca.

Para isso, a corretora escolheu a agência F.biz, que ficou responsável por criar o site e elaborar todas as ações de marketing para lançar a empresa no mercado. Segundo Marcelo Blay, sócio-diretor da Minuto, a proposta é apresentar essa nova modalidade de comercialização de seguros e ganhar relevância em meio aos clientes.

“O mercado de venda de apólices no Brasil está em franca expansão e cresce cerca de dois dígitos por ano, com uma expectativa de atingir um avanço de 12,8% em 2012. Seguindo a tendência de outros países, como a Inglaterra, onde cerca de 50% da comercialização é realizada pela web, nós da Minuto estudamos e nos estruturamos durante um ano para entrar no mercado e atender às expectativas dos brasileiros. Agora, precisamos mostrar a todos a novidade, que traz mais facilidade e agilidade para os clientes”, explica o sócio-diretor. Outro dado aponta que a comercialização de seguros de automóveis on-line deverá ocupar 10% de participação no mercado até 2016.

Mas qual é o público? A Minuto Seguros deriva da Blay Corretora de Seguros, que possui 17 anos de experiência na comercialização tradicional de apólices. Como a venda de seguros on-line ainda é incipiente no País, a empresa decidiu entender qual seria o seu público e, consequentemente, estruturar a plataforma do site e o approach com os usuários. Para isso, a empresa encomendou à McKinsey uma pesquisa que auxiliou no desenvolvimento de um plano de negócios e marketing.

A análise do mercado teve como foco captar o relacionamento dos clientes com os corretores de seguros, além de identificar qual consumidor busca primeiramente a internet para ter contato com a categoria. No total, foram 5.400 pessoas entrevistadas. “Isso foi fundamental para entendermos como posicionar nossa empresa num mercado altamente competitivo e bem servido”, explica Marcelo Blay.

Em um primeiro momento, a hipótese era que os usuários seriam pessoas jovens, de classes sociais mais altas, moradores de grandes centros urbanos e com grau de instrução superior, mas o que se viu após o estudo foi um resultado surpreendente. Chegou-se à conclusão de que o consumidor potencial da Minuto Seguros independe de idade, sexo, formação ou condição financeira. Ele é aquele que perdeu o medo de colocar seus dados de cobrança em um site (conta-corrente, cartão de crédito, CPF etc.), reflexo de uma experiência positiva anterior de compra via web.

Multicanal e multimídia-Para difundir seu novo conceito de comercialização, as ações de marketing se concentraram, principalmente, na internet. Levando em consideração que a maioria das apólices vendidas no Brasil são de automóveis, a Minuto focou, em um primeiro momento, banners de propaganda em sites estratégicos. Além disso, levou-se em conta o índice de palavras-chave do segmento nas ferramentas de busca. A venda de seguros no Brasil continua crescendo, principalmente com a ascensão das classes emergentes, que estão chegando ao mercado pela primeira vez. Aproximadamente, apenas 40% dos carros que circulam pelas ruas e estradas brasileiras estão segurados.

Para divulgar seus produtos e estreitar ainda mais o relacionamento com seus clientes, a Minuto Seguros montou uma fan page no Facebook. Buscando desmitificar o “segurês” e também a ideia de que contratar uma apólice é muito complicado, optou-se por uma linguagem leve e um conteúdo diversificado, que apresenta matérias e assuntos curiosos para instigar a atenção do internauta, seguindo os moldes de uma revista de entretenimento. A página, que começou com menos de 800 fãs, alcançou em dois meses mais de 27 mil “likes” em função do crescimento da carteira de negócios da corretora.

Marcelo Blay, explica que esse é o foco da Minuto. “Uma empresa que se propõe a ser mais ágil e descomplicada para um assunto que o brasileiro ainda não domina muito bem, deve ter uma comunicação clara e um relacionamento próximo de seus clientes”, afirma. Por isso a corretora on-line é multicanal e oferece um atendimento via telefone e chat.

“Sabíamos desde o princípio que uma central de atendimento seria imprescindível, pois trabalhamos com um produto que requer uma venda consultiva. Além disso, o brasileiro gosta do contato humano, personalizado. O processo pela internet agiliza a coleta de informações para que possamos concentrar nosso tempo na busca das melhores coberturas nas melhores seguradoras do mercado”, complementa Blay. A corretora mantém ainda um canal no YouTube, com os filmes produzidos pela F.biz.

Tsuru-O logotipo, um tsuru, foi escolhido por seu significado e mensagem que vão ao encontro do que a corretora emprega no trabalho: conhecimento, comprometimento e paixão. A técnica oriental do origâmi remete a um trabalho cuidadoso e delicado, simboliza uma preocupação com as pessoas e com um atendimento bem-feito. Essa é a proposta da Minuto. Atualmente, além de seguros para automóveis, a Minuto oferece apólices de residência, de viagem e seguros para animais domésticos.

Economia aquecida, seguro garantido-O setor de seguros é um dos poucos que não sofreram influências diretas da crise financeira europeia e que vêm crescendo rapidamente. Historicamente, o segmento teve uma participação no PIB de 1,5%. Nos últimos cinco anos, essa participação dobrou e a tendência é atingir níveis de países como o Chile, onde a atividade seguradora representa 6% do PIB. No Japão esse número chega a 15%.

A estabilização da economia, somada à baixa taxa de desemprego e às linhas de financiamento que hoje existem para a pessoa física, reflete diretamente no mercado de apólices. “Muitas pessoas conseguiram comprar pela primeira vez na vida e, talvez na de sua família, o carro próprio, a casa e o computador. Com isso, o primeiro pensamento que surge é: como proteger, preservar o que conquistei com tanto esforço, trabalho? A partir daí, o seguro assume caráter de desejo de consumo”, diz Marcelo Blay.

Uma pesquisa feita pelo banco suíço Credit Suisse Hedging Griffo aponta que o plano de saúde privado passou a ser um dos itens mais cobiçados na lista de desejos das pessoas. Com a entrada dos novos consumidores no mercado, oriundos de classes sociais emergentes, e com o aumento do poder aquisitivo de grande parte da população brasileira, toda a cadeia que envolve o segmento de seguros cresceu. Vemos um incremento não somente de seguradoras e corretoras (únicas autorizadas legalmente pela Susep – Superintendência de Seguros Privados), mas também dos prestadores de serviço, como guincheiros, eletricistas, mecânicos, funileiros etc.

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