Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2012 - 20:39

Por que amamos Avenida Brasil? Porque é uma obra de arte!

Uma telenovela que fez tudo diferente. Uma ficção que inovou em diálogos, em cenários, em elenco, em tudo. Uma obra de ficção onde uma personagem fala para a outra: “Menina, desliga esse pré-pago”. Uma novela onde a personagem Janaína (que representa a empregada doméstica de Carminha) também tem uma empregada doméstica na sua casa. Assim como em grande parte dos lares brasileiros, o seu sofá possui um plástico transparente que o protege contra a sujeira. O plástico foi retirado do sofá apenas no capítulo em que Tufão foi visitá-la. Genial!

Avenida Brasil subiu a barra do quesito qualidade de telenovelas produzidas pela TV Globo. A ambientação dos cenários era cirurgicamente produzida com gatos de porcelana ao melhor estilo kitsch e tangibilizava trejeitos típicos do povo brasileiro de forma sublime. Trouxe à tona o espetacular ator Marcos Caruso e seu incomparável personagem Leleco, e Juliano Cazarré, que nos brindou com o hilário Adauto, e que também protagonizou um excelente papel no último filme do aclamado diretor brasileiro Fernando Meirelles.

A trama de José Emanuel Carneiro, que certamente teve seu passe valorizadíssimo após Avenida Brasil, catalisou nos internautas do País um novo hábito. Hoje assistimos a telenovela diante de mais de uma tela. Estamos agora com um olho na televisão e com outro no nosso smartphone, onde em tempo real vamos comentando e lendo comentários de pessoas. As redes sociais digitais se tornam ambientes online onde depositamos legendas com nossas opiniões sobre as programações. Os trend topics do Twitter e os comentários do Facebook se tornam o diapasão que modela e modula os gostos da conectada audiência brasileira. Todos os dias por volta das 21hs o termo “oi oi oi” pipocava nas timelines das redes sociais. A própria equipe do Twitter nos Estados Unidos demorou para entender essas intrigantes publicações. Alguns até acharam, erradamente, que fosse um flash mob.

Todos nós estamos inseridos na cultura, que foi construída durante anos. E é nesse ecossistema cultural onde as emissoras de televisão se baseiam para gerar conteúdos. A TV Globo colocou no ar “Avenida Brasil” e a recém-terminada “Cheias de Charme”, duas telenovelas que assumidamente tentaram se conectar com públicos emergentes, ou a grande parcela da população brasileira. O fato é que as novelas são grandes produtos culturais, e que fazem parte da educação das pessoas. Mas há quem possa definir as telenovelas como produtos sub-culturais e que alienam ou emburrecem o telespectador. Alguns intelectuais inclusive esculhambam o gênero.

Com o que vi em Avenida Brasil, evidenciei exatamente o contrário de tudo isso. Foi sim uma verdadeira obra de arte. Parafraseando uma das maiores pensadoras de telenovelas no Brasil, a professora Maria Aparecida Baccega, quem pensa que telenovela aliena está chamando o povo de débil mental. Ela sempre foi extremamente educativa e de qualidade técnica altíssima. A telenovela está sempre um passo à frente da sociedade. Ela vai além dos limites morais de grande parte da população. Vemos personagens que representam atores-sociais de todos os estilos e todos os tipos.

.Por: Marcos Hiller (@marcoshiller), Coordenador do novo MBA de Marketing, Consumo e Mídia Online da Trevisan Escola de Negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira