Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2007 - 09:59

Desembargador Capanema destaca paixão pelo Flamengo ao receber medalha na Alerj


Torcedor vulcânico do Flamengo, professor adorado por seus alunos, amigo leal e querido e homem que, ao mesmo tempo, é espelho e janela. Estes foram alguns dos adjetivos usados pelos desembargadores que, no dia 17 de outubro, foram ao Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembléia Legislativa do Estado prestigiar a entrega da Medalha Tiradentes ao 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), desembargador Sylvio Capanema de Souza. "Autor de vários livros jurídicos, Capanema muito contribui para a melhoria da vida no nosso estado e no País ao passo que ajudou, com seus ensinamentos, a formar um sem número de advogados que, mais do que operar o Direito, o repensam a cada dia", discursou o deputado Audir Santana (PSC), autor da homenagem.

Capanema agradeceu a honraria, iniciando sua fala com uma saudação aos deputados que aprovaram o projeto de resolução de autoria de Santana que lhe concedeu a medalha. O desembargador sublinhou seus primeiros passos dados no bairro do Méier, subúrbio do Rio, onde nasceu, e se mostrou surpreso por estar usando a tribuna do Palácio Tiradentes, prédio que sempre admirou e que lhe chamava a atenção todas as vezes que passava em direção ao Fórum, durante os 33 anos em que atuou como advogado. "Muito me orgulha estar sendo condecorado neste prédio, pois sua verdadeira essência são os sonhos e as idéias daqui emanados e os compromissos cívicos aqui assumidos", resumiu. "Essa comenda passará a ser o penhor de meu amor ao Brasil e ao meu estado, o Rio de Janeiro", agradeceu.

Primeiro a falar durante a cerimônia, o ex-presidente do TJ-RJ, desembargador Sérgio Cavalieri Filho, foi muito aplaudido ao definir Capanema como homem "espelho" e "janela". "Sylvio é homem-janela porque coloca seu trabalho e sua energia em prol do bem dos outros, deixando a luz, a vida, a paz e a amizade entrarem. Mas não deixa também de ser homem-espelho por refletir tudo o que esperamos de um bom amigo, professor e profissional", qualificou. O presidente fez questão de ressaltar que o desembargador Capanema só não é uma unanimidade por sua paixão vulcânica pelo Flamengo. "Uma vez ele me confidenciou: pelo Brasil, eu morro, e pelo Flamengo, eu mato", contou Cavalieri.

Outro desembargador presente que fez questão de saudar o homenageado foi o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, Roberto Wider. "Capanema nos marca, indelevelmente, com o seu atuar que se pauta pelo que julga tendo sempre como base a simplicidade e a honestidade", apontou. Especialista em Direito Imobiliário, o desembargador Sylvio Capanema iniciou sua carreira na magistratura em 1994. Professor titular da Faculdade Cândido Mendes e do Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito (Cepad) e professor da Escola de Magistratura do Estado (Emerj), o jurista é um dos autores da Lei do Inquilinato. O vice-presidente do Tribunal escreveu importantes obras jurídicas, como Direito das Obrigações e Comentários ao Novo Código Civil.

Na mesa de cerimônia estavam presentes ainda a 3ª vice-presidente do TJ-RJ, desembargadora Mariana Feteira Gonçalves, e o desembargador André Gustavo de Andrade, também do Tribunal de Justiça do Rio. | www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira