Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2012 - 21:28

SENDI 2012: CPqD apresenta plataforma de comunicação e mobilidade voltada para concessionárias de energia

Campinas- O uso de recursos de comunicação e de mobilidade vem crescendo no setor elétrico, especialmente para atender uma necessidade básica das concessionárias de energia: conectar a empresa com seus colaboradores e com seus clientes, de maneira rápida, fácil e eficiente. Esse é, justamente, o objetivo da plataforma de soluções que o CPqD está apresentando no XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica - SENDI, que será realizado entre os dias 22 e 26 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Batizada de CPqD Conecta, a plataforma é formada por várias ferramentas que, juntas, oferecem às concessionárias uma solução completa de comunicação e interação com usuários e colaboradores. Uma delas é o CPqD Voice Anywhere, que transforma qualquer mensagem de texto em voz natural, na língua brasileira, e dispara automaticamente ligações para o telefone (fixo ou celular) do cliente ou funcionário.

“Trata-se de um novo canal de relacionamento e interação com o cliente, que pode responder às mensagens utilizando o próprio teclado do telefone, o que agiliza o contato e permite automatizar processos”, afirma Débora Sanches, gestora de produto da Diretoria de Tecnologias de Serviços do CPqD.

Flexível, o CPqD Voice Anywhere pode ser integrado a diversos sistemas legados e vem sendo customizado para aplicações distintas, em várias concessionárias de energia elétrica. Na Coelba e Celpe, distribuidoras do Grupo Neoenergia, por exemplo, é a base de uma aplicação de call back, que se comunica com os clientes atingidos por problemas no fornecimento para verificar se a energia já foi restabelecida. Em outras empresas, a solução está sendo usada para disparar ligações avisando com antecedência os clientes inadimplentes sobre a iminência de corte no fornecimento. Já a Light está integrando o CPqD Voice Anywhere ao seu projeto de smart grid (rede elétrica inteligente), visando facilitar a interação com os clientes - a ideia é enviar alertas para o seu celular, por exemplo, se a tendência do consumo do cliente no mês indicar que ele vai ultrapassar a meta por ele mesmo estabelecida.

Capacitação e mobilidade-Outra ferramenta da plataforma CPqD Conecta é o Videoideias, voltado para a capacitação a distância de colaboradores das concessionárias de energia. “O Videoideias integra e sincroniza vídeo, áudio e apresentações durante a transmissão ao vivo de aulas mais ricas em recursos multimídia”, afirma Graziela Barros, responsável pela gestão desse produto. O acesso às aulas é personalizado por usuário e pode ser feito até por meio de dispositivos móveis (smartphones, tablets e notebooks), o que dá mais flexibilidade de horário ao colaborador.

Um chat ao vivo, em forma de texto, e a mediação de perguntas permitem a interação entre os participantes do treinamento e tornam as aulas mais dinâmicas. Além disso, as aulas e palestras ministradas por intermédio do Videoideias podem ser gravadas para posterior consulta pelo aluno. Todo o gerenciamento do conteúdo, das aulas ministradas e da participação (com as avaliações) dos alunos é centralizado.

A plataforma do CPqD inclui ainda uma solução destinada a atender à necessidade de mobilidade das concessionárias e, ao mesmo tempo, contemplar a tendência de uso mais intenso dos canais eletrônicos para contato com clientes e colaboradores. A solução permite integrar serviços dispersos em lugares distintos - na intranet ou em bases de dados corporativas, em websites ou até mesmo em redes sociais - e apresentá-los na tela de dispositivos móveis (smartphone ou tablet), utilizando um único aplicativo instalado no aparelho.

A Cemig, por exemplo, está testando essa solução como ferramenta de relacionamento com os clientes - que podem acessar informações sobre consumo, tarifas, referências externas, etc., disponíveis no portal da concessionária, por meio do aplicativo instalado em seu smartphone ou tablet.

Perfil-O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 36 anos, o CPqD conta com mais de 1.400 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira