Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2012 - 21:40

Miraflores:atitudes sustentáveis desde cedo

Alunos do Grupo II aprendem a cultivar horta com a produção de um minhocário.

Eles têm apenas quatro anos, mas já estão dando os primeiros passos para conhecer um caminho com mais consciência ambiental. Alunos do Grupo II de Educação Infantil da Associação Educacional Miraflores, no Jardim Icaraí, estão aprendendo a cultivar uma horta utilizando adubo orgânico produzido por um minhocário e uma composteira, que contribuem para a redução, reutilização e reciclagem do lixo. Com a coordenação da professora de Biologia da UFF, Marise Amaral, bolsistas desta faculdade estão à frente do projeto na escola que envolve o plantio e a manutenção da horta.

O trabalho começou com rodas de leitura entre os bolsistas de Biologia da UFF, alunos do Grupo II e suas professoras. Através de gravuras de livros didáticos, os pequenos aprenderam, com explicações simples, que as minhocas têm função importante para a saúde das plantas. O segundo passo foi criar o minhocário, para a produção de húmus pelas minhocas, e também uma composteira, onde o material orgânico, junto com folhas secas e grama, também foi transformado em adubo para a horta. “As minhocas viraram bichinhos de estimação das crianças”, conta uma das professoras, Ana Paula Peres, explicando que a composteira e o minhocário receberam restos de frutas e outros resíduos de lanches dos alunos.

A ideia de criar um minhocário surgiu da leitura dos alunos do livro Mais Brasileirinhos, dos premiados Lalau e Laura Beatriz, em que o personagem Tatu Canastra se alimentava de minhocas. O livro é dedicado aos animais em extinção e conta com ilustrações e um poema crítico e bem-humorado para cada animal retratado. "Pretendemos estender o projeto para outras turmas da Educação Infantil", diz a coordenadora do segmento, Lilian Garcia.Em fase de plantio, a horta terá trigo, repolho, feijão, abóbora e temperos diversos."Ações como esta mostram como a conscientização ambiental pode começar desde cedo na escola. As crianças já estão aprendendo que o uso correto de resíduos orgânicos pode contribuir para o meio ambiente", diz o estudante de Biologia da UFF,Guilherme Moraes, que está atuando no projeto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira