Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2007 - 10:05

Petróleo chega a 89 dólares nos EUA, mas fecha em queda

Nova York - A forte alta que chegou a ser registrada nos contratos futuros de petróleo, dia 17 de outubro (quarta-feira) foi interrompida e a commodity fechou em baixa após o ministro de Petróleo da Nigéria, país-membro da OPEP dizer que o cartel não descarta um aumento na produção.

Mais cedo, os contratos alcançaram o recorde de 89 dólares por barril devido a tensões entre a Turquia e rebeldes curdos no norte do Iraque.

Na Nymex, o contrato novembro caiu 0,21 dólar e fechou cotado a 87,40 dólares por barril, tendo sido negociado a 89 dólares, máxima histórica. Foi a primeira queda do contrato em sete sessões.

O petróleo tipo Brent para novembro negociado em Londres teve queda de 0,42 dólar, para 83,13 dólares.

Os preços do petróleo vinham subindo mais de 10 por cento desde a semana passada por temores sobre problemas de abastecimento no inverno no Hemisfério Norte, desvalorização do dólar e aumento das tensões entre a Turquia e rebeldes turcos no norte do Iraque, um importante produtor da commodity.

O ministro de Petróleo da Nigéria, país-membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), disse à Reuters que o cartel vai convocar uma reunião formal para o dia 17 de novembro, data três semanas antes do que o inicialmente planejado. Ele acrescentou que não descarta um aumento na produção.

"Haverá um encontro de ministros, inicialmente informal, mas pode ocorrer uma reunião formal", disse o ministro Odein Ajumogobia. "Ainda estamos a um mês de distância e o encontro depende do que acontece antes disso.

O secretário de Energia dos EUA, Sam Bodman, disse nesta quarta-feira que os altos preços do petróleo eram uma "grande preocupação" para o governo do presidente George W. Bush.

As reservas de petróleo bruto norte-americanas fecharam a última semana em 321,9 milhões de barris, o que representou um aumento de 1,8 milhão de barris em relação à semana anterior, informou o governo nesta quarta-feira.

Analistas consultados pela Reuters esperavam que os estoques de petróleo bruto registrassem na semana passada um aumento de 900 mil barris. | Por: Richard Valdmanis e reportagem adicional de Janet McBride em Londres/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira