Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2012 - 21:59

Embraer alcança lucro de R$ 132,5 milhões no 3T12


O lucro líquido atribuído aos acionistas no período da Embraer foi de R$ 132,5 milhões e o lucro por ação foi de R$ 0,1826, sendo que no acumulado do 9M12 alcançaram R$ 444,1 milhões e R$ 0,6120 respectivamente, sendo positivamente impactados por uma redução no imposto de renda do primeiro e segundo trimestres de 2012, devido a uma alteração na sua base de cálculo.

São José dos Campos (SP) - No trimestre a Embraer entregou 27 aeronaves comerciais e 13 aeronaves executivas (11 jatos leves e dois jatos grandes), totalizando nos nove primeiros meses do ano de 2012 (9M12), 83 aeronaves comerciais e 46 aeronaves executivas (40 jatos leves e seis jatos grandes). Com isto, as Receitas líquidas no 9M12 atingiram R$ 8.283,5 milhões. A Empresa mantém sua expectativa de atingir o guidance de receita líquida projetada para 2012. Durante o 3T12, a contribuição do segmento de Defesa e Segurança na receita líquida da Empresa ficou acima do normal, quando comparado com o guidance, alcançando 18,4%. Adicionalmente, a margem no período foi favorecida pelo mix de receitas de produtos e serviços e pelo pacote de benefícios implementados no Brasil. “Ademais, a depreciação do Real contra o Dólar norte-americano ajudou a reduzir a estrutura de custos da Companhia, dado seu ciclo de produção. Além disso, os constantes esforços para maximizar a eficiência operacional, contribuíram positivamente para o aumento da margem bruta no 3T12. A combinação desses fatores resultou na margem bruta de 25,3% no 3T12, sendo que no acumulado do 9M12 alcançou 24,1%”, diz o comunicado da Empresa.

Resultado operacional e margem operacional-O Resultado e a Margem operacional para o 3T12 foi de R$ 204,9 milhões e 7,2%, respectivamente. No acumulado do 9M12, a Margem operacional é de 9,0%. Considerando o mix de receita e produtos projetados para o 4T12, a Companhia acredita estar bem posicionada para alcançar sua previsão de Margem operacional para 2012 (9,0% a 9,5%). As despesas acumulam R$ 100,1 milhões. As despesas Comerciais no 3T12 foram de R$ 225,2 milhões, ficando abaixo dos R$ 233,5 milhões do trimestre passado. As despesas Administrativas no 3T12 alcançaram R$ 119,9 milhões, decrescendo em relação aos R$ 147,6 milhões registrados no 2T12.

Buscando melhorar a alocação e o gerenciamento de suas Despesas administrativas, a Embraer contabilizou como Outras (despesas) receitas operacionais, líquidas, algumas atividades industriais temporárias, principalmente o início de operações em Évora, Portugal, assim como despesas transitórias de produção na operação de Harbin, China. Essas despesas totalizaram R$ 5,9 milhões no 3T12. Previamente, no 1T12 e no 2T12, essas despesas eram contabilizadas como Despesas administrativas e totalizaram R$ 4,6 milhões e R$ 6,6 milhões, respectivamente, acumulando R$ 17,1 milhões no 9M12. A reclassificação desses valores da conta Despesas administrativas contribuíram também para a redução desses valores no 3T12. Adicionalmente, o pacote de estímulos implementado no país denominado “Brasil Maior”, que desonera a folha de pagamento, aliado aos esforços contínuos da Companhia na redução de custos, também contribuíram para a redução das despesas administrativas.

De acordo com o comunicado ao mercado enviado em 13 de setembro de 2012, a Embraer entrou em negociação com a Chautauqua Airlines Inc., companhia aérea controlada pela Republic Airways Holdings, Inc., referente a uma proposta de reestruturação das modalidades de financiamento pendentes da Chautauqua.

Como resultado dessas negociações, os resultados da Embraer no 3T12 foram impactados em R$ 85,1 milhões. Com isso, a conta Outras (despesas) receitas operacionais, líquidas totalizaram despesa de R$ 126,3 milhões no 3T12, principalmente pelo efeito da Chautauqua mencionado acima.

Lucro líquido e lucro por ação-No terceiro trimestre de 2012 o lucro líquido atribuído aos acionistas da Embraer foi de R$ 132,5 milhões e o lucro por ação foi de R$ 0,1826, sendo que no acumulado do 9M12 alcançaram R$ 444,1 milhões e R$ 0,6120 respectivamente, sendo positivamente impactados por uma redução no imposto de renda do primeiro e segundo trimestres de 2012, devido a uma alteração na sua base de cálculo.

Aumento na entrega das aeronaves executivas -Os Estoques aumentaram em R$ 134,4 milhões e totalizaram R$ 5.248,4 milhões no terceiro trimestre de 2012, principalmente pelo aumento do número de aeronaves executivas que deverão ser entregues no quarto trimestre de 2012, comparado aos trimestres anteriores. A conta Fornecedores diminuiu em R$ 346,1 milhões, atingindo R$ 1.599,4 milhões no período, resultante do ciclo normal de operação da Companhia. A conta Adiantamentos de clientes teve um aumento de R$ 80,6 milhões, e alcançou R$ 2.122,3 milhões ao final do período, devido principalmente a evolução do número de entregas e de novas ordens no terceiro trimestre de 2012. Os dados de balanço: Contas a receber de clientes, líquidas, Imobilizado e Financiamento a clientes ficaram praticamente estáveis no 3T12. Ademais, o Intangível aumentou R$ 73,7 milhões, totalizando R$ 1.846,5 milhões ao final do período, devido aos investimentos feitos nos programas de desenvolvimento de aeronaves, principalmente para a família Legacy 450 & 500.

Defesa e Segurança com forte crescimento -No terceiro trimestre de 2012, o mix de receita líquida por segmento se alterou em relação ao segundo trimestre do ano, resultando em uma participação maior dos negócios de Defesa e Segurança que representou 18,4% e Outros, com 1,6% da receita líquida da Empresa. O negócio da Aviação Comercial permaneceu estável com 68,1% e a Aviação Executiva diminui para 12,0%. Consistente com a estratégia da Companhia, o segmento de Defesa e Segurança continua apresentando forte crescimento, sendo que a receita líquida apresentada no 3T12 aumentou 68% se comparada ao 3T11.

Aviação Comercial -No terceiro trimestre de 2012, a Embraer entregou 27 jatos comerciais, alcançando um total de 83 entregas no 9M12. O número de operadores de E-Jets aumentou com as primeiras entregas de um E175 para a Belavia e um E190 para a Conviasa. Além disso, Myanma Airways anunciou que irá operar dois E190 através de um contrato de leasing com a GECAS. A Empresa deu as boas vindas à Conviasa como o décimo primeiro cliente dos E-Jets na região da América Latina e do Caribe. O E190 terá um papel importante no aumento da qualidade e da eficiência do transporte aéreo na Venezuela. A Embraer também recebeu com satisfação a Myanma Airways, a Belavia e a Flynonstop como novos operadores dos E-Jets.

Aviação Executiva -As entregas da Embraer para a Aviação Executiva foram de 11 jatos leves e dois jatos grandes, totalizando 13 aeronaves no terceiro trimestre de 2012..

Em julho de 2012, a Embraer inaugurou os showrooms de design do Centro de Atendimento ao Cliente em Melbourne, na Flórida, oferecendo assim uma experiência diferenciada para que os clientes possam projetar os interiores de seus jatos executivos Phenom, Legacy e Lineage. Em agosto de 2012, duas importantes pesquisas classificaram a Embraer Aviação Executiva pela primeira vez entre as três melhores empresas no setor em suporte a produtos. As revistas Aviation International News (AIN) e Professional Pilot destacaram a rápida ascensão da Embraer em avaliações positivas de clientes que reconheceram o trabalho da Empresa na prestação de suporte e serviços ao cliente. A Embraer subiu para as três primeiras colocações em ambas as pesquisas.

O programa Legacy 450 atingiu um marco importante em agosto de 2012. A primeira peça desta aeronave foi usinada, inaugurando a fabricação do primeiro protótipo.

Também em agosto, o jato executivo ultra-large Lineage 1000 foi entregue para o primeiro cliente na China continental: o Xinjiang Guanghui Industry Investment Group Co. Ltd. Desde a primeira entrega de um jato executivo da Embraer na China, em 2004, a empresa recebeu pedidos firmes para 28 aeronaves neste mercado.

Em setembro de 2012, a unidade de Melbourne, nos Estados Unidos, acrescentou o Phenom 300 às suas operações industriais. A primeira aeronave está prevista para ser entregue em março de 2013. Além disso, no mesmo período, o jato executivo Phenom 100, da categoria entry-level, recebeu a Validação de Certificado de Tipo emitida pela Civil Aviation Administration da China (CAAC). Finalmente, em outubro de 2012, o jato Phenom 300, da categoria light, recebeu certificação da CAAP (Civil Aviation Authority of the Philippines), abrindo caminho para as vendas na região. A certificação do Phenom 300 segue a certificação dada ao Phenom 100 pela CAAP em outubro de 2009. Na região Ásia-Pacífico, o Phenom 300 já obteve sua certificação na Austrália, Indonésia e Índia.

Defesa e Segurança -O mercado de Defesa e Segurança apresenta uma perspectiva favorável de crescimento, com campanhas de venda em curso para diversas aplicações, como aeronaves de treinamento e ataque leve, sistemas de inteligência, vigilância e reconhecimento, modernização de aeronaves, transporte de autoridades, sistemas de comando e controle, e serviços. Além disso, a Embraer tem se posicionado para participar ativamente em projetos focados no sensoriamento e vigilância de fronteiras, bem como de segurança para os próximos eventos desportivos de importância no cenário nacional brasileiro.

Com relação aos projetos de vigilância e reconhecimento em fronteiras, o consórcio Tepro, formado por Savis Tecnologia e Sistemas S/A e OrbiSat Indústria e Aerolevantamento S/A, empresas controladas pela Embraer, foi o único escolhido pelo Exército Brasileiro para a próxima fase do processo de seleção do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). O Consórcio está em negociações com a Comissão Especial do

Exército, visando a assinatura do contrato até o final do ano.

O programa de modernização de 12 caças AF-1 (A-4 Skyhawk) da Marinha do Brasil continua sua execução conforme previsto, e no 3T12 houve a disponibilização dos materiais para início da modernização do primeiro avião protótipo.

No processo de modernização do AMX, batizado de A-1M pela Força Aérea Brasileira (FAB), onze aeronaves já se encontram em nossas instalações para os trabalhos de revitalização e modernização, sendo duas aeronaves protótipos utilizadas para os ensaios em voos e nove aeronaves em diferentes fases dentro do processo de modernização e revitalização.

Neste trimestre houve a entrega da primeira aeronave EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning and Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle) ao governo da Índia. Esta entrega representa um marco na execução do programa, que continua avançando conforme contratado. Quando em operação, esta aeronave irá se somar aos cinco jatos Legacy 600 da Embraer atualmente operados pela Força Aérea Indiana (IAF) e pela Força de Segurança de Fronteiras (BSF) da Índia.

Com relação às aeronaves de ataque leve, a Embraer entregou as quatro primeiras aeronaves A-29 para a Força Aérea da Indonésia, do primeiro lote de oito aeronaves encomendadas em 2010. A Indonésia torna-se assim o primeiro operador do Super Tucano na Ásia. Além disso, a Força Aérea da Indonésia assinou um contrato comercial para um segundo lote de oito aviões A-29, num pedido que inclui ainda um simulador de voo que será utilizado para instrução e treinamento dos pilotos indonésios. As entregas do segundo lote estão previstas para 2014.

Ainda em relação ao A-29, a Embraer expôs pela primeira vez a aeronave na AirVenture, tradicional feira de aviação realizada em Oshkosh (EUA). Outra participação, desta vez na convenção da Air Force Association, em Washington, permitiu à Embraer demonstrar as qualidades e as vantagens do A-29 Super Tucano, aeronave de baixo custo e experiência comprovada em combate. Estas oportunidades trazem visibilidade ao A-29 em um momento em que a Força Aérea Americana avalia a concorrência referente ao contrato para o programa de apoio aéreo leve (LAS), no qual o Super Tucano é um dos concorrentes. A decisão do LAS é esperada para o início de 2013.

Em agosto foi concluída com sucesso a Revisão Preliminar do Projeto (ou PDR, sigla em inglês) do jato de transporte militar KC-390. O evento é um marco relevante no programa, e contou com a participação da Embraer e da Força Aérea Brasileira (FAB). Foram apresentadas ao Comando da Aeronáutica as características técnicas das soluções de projeto adotadas para a estrutura e os diversos sistemas da aeronave, incluindo as definições dos principais componentes e suas interfaces, demonstrando que o projeto alcançou a maturidade esperada para a fase atual.

Ainda em relação ao KC-390, mais duas empresas brasileiras foram selecionadas como fornecedoras do programa: a Aerotron, sediada em Itajubá (MG), fornecerá a proteção balística, e a LH Colus, de São José dos Campos (SP), ficará responsável pelos assentos de tropas e pelas macas.

A Embraer realizou, em conjunto com a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A., o Encontro de Operadores da Embraer Defesa 2012, entre os dias 26 e 28 de setembro, em Lisboa, Portugal. O evento reuniu clientes militares e governos operadores das frotas ERJ 145 e Legacy, da Embraer, e de outras aeronaves militares mantidas pela OGMA.

Ainda em relação à área de Serviços e Suporte ao Cliente, a Embraer Defesa e Segurança e a FAB assinaram um contrato para fornecimento de suporte logístico e serviços para a frota de 24 aeronaves da família ERJ-145 operadas pela FAB. O contrato, que pode chegar a US$ 130 milhões incluindo US$ 32 milhões em serviços adicionais, abrange um amplo conjunto de serviços, e visa aumentar a disponibilidade das aeronaves para o cumprimento das missões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira