Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2012 - 10:39

Azul Linhas Aéreas finaliza processo de devolução dos turboélices ATR 72-200

Frota de oito aeronaves arrendadas da fabricante franco-italiana ATR em 2010 foi a grande responsável pela entrada da companhia nos mercados regionais. Em substituição ao modelo da série 200, a empresa opera desde o final de 2011 os novíssimos ATR 72-600 - o mais moderno turboélice do mundo.Companhia se confirma como a detentora da frota mais jovem da aviação brasileira.

São Paulo – A Azul Linhas Aéreas anuncia o final da série ATR 72-200 em sua frota. A companhia aposentou nesta semana a última das oito aeronaves do modelo. De matrícula PR-AZY, o turboélice realizou sua última jornada pela Azul, decolando de São José do Rio Preto com destino a Campinas. Arrendados da fabricante franco-italiana, os aviões chegaram ao Brasil no primeiro semestre de 2010, e vieram com a importante missão de expandir os serviços da companhia para cidades de menor densidade.

“Os ATR 200 tiveram papel fundamental na entrada da companhia no mercado de aviação regional e cumpriram bravamente os objetivos propostos. Além de ser uma aeronave fantástica em termos operacionais, os turboélices tornaram as operações da Azul ainda mais consistentes, alimentando os grandes aeroportos – hubs da companhia – possibilitando aos nossos Clientes se conectar aos quatro cantos do país” afirma David Neeleman, presidente Executivo da Azul e do Conselho da holding Azul Trip S. A.

A frota inicial de oito ATR 72-200 foi arrendada pela companhia provisoriamente para iniciar as operações com este tipo de aeronave. Os voos começaram em 1º de março de 2011, com frequências entre Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, cidades do interior de São Paulo, e logo se expandiram para outras cidades do Brasil.

A série 200 foi substituída pelo novo modelo ATR 72-600, que apresenta a mais alta tecnologia em termos de conforto e segurança operacional. A Azul foi a segunda empresa aérea no mundo e a primeira da América Latina a receber e operar a versão 600 da família ATR 72. A companhia já conta com uma frota de 13 turboélices do novo modelo e deve receber mais 17 ao longo dos próximos quatro anos.

A Azul detém uma frota combinada de 56 aeronaves, entre jatos Embraer 190/195 e turboélices ATR 72-600, os quais conferem a companhia o título de empresa aérea com a frota mais jovem da aviação brasileira, com uma media de 1,9 anos de idade.

O crescimento da aviação regional no Brasil tornou favorável a expansão dos turboélices da ATR, cujas aeronaves são perfeitas para utilização em rotas com menos de 700 km de distância, uma vez que suas operações conferem um baixo custo de manutenção – cerca de 45% a menos do que as demais aeronaves em operação no País. Além disso, seu baixo consumo de combustível gera até 50% menos CO2 que outros aviões regionais, o que contribuiu para a escolha do modelo pela Azul.

.Alguns dados da frota ATR 72-200 da Azul

Perfil - Agora, os Clientes da Azul Linhas Aéreas têm mais de 100 opções de destinos para viajar a partir de 22 de outubro com o acordo de compartilhamento de voos com a Trip Linhas Aéreas. Esses trechos estão disponíveis para venda apenas nos canais de atendimento da Azul, companhia que tem hoje mais de 10% de participação no mercado doméstico e consolida-se como a terceira maior empresa aérea do País, conectando 50 destinos, 49 cidades, com mais de 414 voos diários. Somando-se às oito linhas de ônibus, são 54 cidades brasileiras atendidas pela companhia. Atualmente, opera uma frota de 43 jatos modelo 190 e 195 da Embraer e 13 ATR 72-600. Com uma impressionante marca de mais de 20 milhões de Clientes transportados, a Azul tem o papel estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tãosimples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços. O sucesso da empresa é atestado por grandes reconhecimentos nacionais e internacionais. Em 2011, a Azul foi consagrada como a ‘Melhor Empresa Aérea do Brasil’ pela revista Viagem e Turismo e pela revista Avião Revue; recebeu o prêmio ‘One of the 30 World’s Hottest Brands’ pela Advertising Age de Nova York, ganhou o título de bicampeã como a ‘Melhor companhia aérea low-cost da América Latina’ pela Skytrax World AirlineAwards e também foi escolhida como “One of the World´s 50 Most Innovative Companies” pela revista Fast Company Em setembro de 2012 foi classificada como a melhor companhia aérea para se trabalhar, no ranking “Melhores Empresas Para Você Trabalhar”, segundo a Revista Exame e Guia Você S/A.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira