Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2007 - 10:25

Paulus Editora lança obra sobre fundamentos filosóficos da comunicação

Teorias e pensadores como Peirce, Wittgenstein, Heidegger e Habermas, entre outros, protagonizam o debate filosófico contemporâneo. Discutir as questões sobre a comunicação em tempos de cibercultura e outros avanços tecnológicos é absolutamente pertinente. É por isso que a Pulus Editora lança a obra Filosofia da Comunicação, da coleção Filosofia.

O livro está dividido em duas partes principais. A primeira, Da antinomia da verdade à fundação última da razão, o autor aborda alguns diversos temas, entre eles aspectos da filosofia da linguagem de Wittgenstein, a verdade segundo o pensamento do filósofo pragmatista Richard Rorty e vários outros assuntos acerca da questão proposta.

Em A fundação última da Razão, o autor desenvolve suas análises levando em consideração, principalmente, as teorias de Karl Otto Apel, Habermas, Heidegger e outros. “A verdade e a validade em geral não cessam, conseqüentemente, de ser um jogo, até nas comunicações ordinárias, já que elas devem se prolongar reflexivamente nas discussões, o que supõe o desenvolvimento de argumentos”, explica Marc Ferry.

Já na segunda parte, intitulada Justiça política e democracia procedimental, o filósofo francês discorre sobre a relação entre a justiça política e os direitos fundamentais, apresenta o princípio da “plasticidade” (que faz parte dos argumentos dos defensores do movimento denominado Critical legal studies, representado por pensador Roberto Mangabeira Unger) e também repercute sobre duas concepções de espaço público.

Filosofia da Comunicação é uma obra que suscita muitas reflexões, ponderações e discussões sobre questões atuais e polêmicas presentes no dia-a-dia de cada cidadão e que devem ser aprofundadas oportunamente.

Jean-Marc Ferry, filósofo francês nascido em 1946, é professor de Ciências Políticas e de Filosofia na Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica.

Coleção: Filosofia, com acabamento: brochura, formato 16 x 23 cm – 136 páginas – por R$ 20,00. Áreas de interesse: Filosofia, Comunicação, Ciências Humanas. Público-alvo: filósofos, jornalistas, professores e estudantes de Comunicação Social, Ciências Humanas, estudantes de outras disciplinas e interessados no assunto.| Portal www.paulus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira