Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2012 - 07:03

Já ouviu falar em impressoras 3d coloridas?

O Brasil já não é mais um país conhecido por abraçar novas tecnologias com atraso. Muitas novidades têm chegado por aqui na área automotiva, da engenharia, mecânica e usinagem sem tanta diferença de tempo em comparação com países da Europa e dos Estados Unidos.

Há alguns anos, as impressoras 3D começaram a revolucionar os setores que mais demandam esse tipo de tecnologia. Como exemplo, as montadoras começaram a ter protótipos em pouco tempo e as grandes indústrias colocaram a criatividade à prova sem receios ou medo de que algo desse errado, afinal, é vantajoso criar um projeto e visualizá-lo antes da produção em massa por meio da prototipagem rápida. Fica claro que são inúmeros os benefícios que essas máquinas que imprimem protótipos oferecem.

O que muitos não sabem é que o setor não pára de crescer. O Brasil já conta com as impressoras 3D coloridas, por exemplo. Isso significa que, além de criar um protótipo bem definido, de altíssima qualidade, as grandes indústrias contam agora com máquinas que imprimem em mais de 300 mil cores. A consequência é que o protótipo não necessita de acabamento, diminuindo o tempo entre a criação e o produto final.

Nos Estados Unidos, a 3D Systems é líder na produção de máquinas para impressão 3D e, recentemente, anunciou fusão com a ZCorporation, americana, líder na fabricação dos equipamentos de 3D Printing que fazem impressões coloridas. Os resultados não podiam ser melhores: agora a 3D Systems oferece uma gama de opções mais completa, tanto para o usuário doméstico como para grandes empresas, e também gerou oportunidades para seus parceiros ao redor do mundo, que é o caso do Brasil. Seus representantes no país já oferecem essas impressoras, que modernizam e facilitam a vida de quem utiliza diariamente a tecnologia poderosa em seus processos industriais.

As novidades vêm aumentando a visibilidade da tecnologia 3D, tornando-a compreensível para a grande massa, importante fator para que empresas facilitem o acesso desses equipamentos a todos. Hoje, já temos impressoras 3D pessoais, que todos podem ter em casa, e obter, em poucos minutos, produtos de autoria própria, além de sites que permitem mandar um arquivo de algo feito por qualquer pessoa e ter a entrega do objeto, já pronto na porta de casa, como o Imprima 3D, a maior comunidade de designers criada no ano passado. E agora temos equipamentos que produzem qualquer coisa em três dimensões nas mais diversas cores.

O avanço dessa tecnologia vem ao encontro de uma próxima revolução industrial. Em breve, sem dúvida, vamos ver desembarcando no Brasil impressoras 3D coloridas que podemos ter em nosso próprio escritório.

.Por: Sergio Oberlander, sócio-fundador da Robtec, líder na introdução de prototipagem rápida na América Latina e que tem base no Brasil e escritórios no México, China, Argentina e Uruguai. Engenheiro Mecânico, com Mestrado em Robótica e Automação Industrial, foi escolhido como o Empreendedor Endeavor Global em 2007.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira