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31/10/2012 - 06:30

Em 2012 já foram investidos R$ 4,3 bilhões em diversas linhas de crédito para empresas do setor, diz CAIXA

A Caixa Econômica Federal aplicou, até setembro, R$ 4,3 bilhões em diversas linhas de crédito para empresas do setor de turismo. O valor representa aumento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. São R$ 482 milhões por mês aplicados em empresas do trade. Desde 2003, a CAIXA já aplicou R$ 20,1 bilhões somente em empresas de turismo.

.Gráfico: Total de Recursos Aplicados por ano. 2012: estimativa.

Segundo o vice-presidente de Pessoa Física da CAIXA, Fábio Lenza, “como principal banco do turismo, a CAIXA tem apoiado toda a cadeia produtiva do setor, desde as empresas até os turistas, com linhas de crédito e produtos customizados para cada segmento”.

Além das linhas de crédito convencionais com recursos próprios para investimento e capital de giro, a CAIXA é instituição financeira credenciada do BNDES e opera as linhas de crédito do Programa BNDES ProCopa Turismo (compreendido pelos produtos BNDES ProCopa Turismo e BNDES Automático – Condições Especiais para o Setor Hoteleiro).

A CAIXA é o agente financeiro do FUNGETUR, em parceria com o Ministério do Turismo, que oferece linhas de crédito destinadas à modernização, reforma e ampliação de meios de hospedagem, centros de convenções, parques temáticos, entre outros, com prazo de até 240 meses com carência de até 60 meses.

Segundo levantamento do Ministério do Turismo, a participação da CAIXA, em agosto, correspondeu a 53,5% de todo o crédito disponibilizado pelos bancos federais para o setor.

Produtos para o segmento-A CAIXA possui produtos específicos para o setor, como o CREDFROTA, voltado para locadoras de veículos que queiram renovar a sua frota por meio do financiamento de veículos nacionais novos. O produto é o único existente no mercado adequado ao fluxo financeiro de uma locadora de veículos. Durante o contrato, o cliente amortiza apenas entre 20 e 30% do financiamento, pagando uma parcela maior ao final do contrato, geralmente, coincidindo com a venda do veículo financiado.

Outro exemplo é o Cartão Turismo CAIXA, cuja comercialização em 2012, até setembro, chegou a 773 mil cartões, um aumento de 124% comparado ao mesmo período de 2011. Já foram vendidos três milhões de cartões desde o lançamento e o total dos limites de crédito disponibilizados para consumo no setor chega a R$ 1,8 bilhão.

No mês de outubro, a CAIXA lançou o Cartão Turismo CAIXA Platinum. O cartão tem taxa de juros de 1,85% ao mês no rotativo e permite parcelamento de compras em até 48 vezes, com taxa de 0,82% ao mês. Nas compras em estabelecimentos de turismo, os clientes têm direito a uma pontuação exclusiva no Programa de Pontos CAIXA, de 1,8 ponto para cada US$1 gasto. Em ramos convencionais, cada US$1 gasto corresponderá a 1,5 ponto no Programa. Além disso, o cliente tem um bônus de quatro mil pontos após o pagamento da última parcela da anuidade.

O Programa CAIXA Melhor Crédito beneficia também as empresas do setor de turismo com redução de juros. Na linha Giro CAIXA Fácil, crédito de capital de giro diretamente na conta corrente, a taxa passou para 0,94% a.m. Para a modalidade desconto de cheques e duplicatas a taxa média é de 1,25% a.m.

Promoção para o CDC Turismo-Para facilitar a compra de pacotes turísticos e o pagamento das despesas de férias para pessoas físicas, a CAIXA lançou uma promoção para o empréstimo CDC Turismo. A promoção é válida até 31 de dezembro de 2012 e contempla a redução da taxa de juros do CDC Turismo. Durante esse período, a taxa de juros foi reduzida de 3,57% a.m. para 2,70% a.m. [www.caixa.gov.br].

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