Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2012 - 06:54

Livro com memória fotográfica brasileira é assunto na série Arfoc/Mackenzie

Fotógrafa Nair Benedicto aborda sua obra Vi Ver em debate aberto e gratuito no dia 05 de novembro, no prédio do CCL

Fotógrafos e fotojornalistas que cobrem a realidade brasileira, em momentos de grande impacto midiático, produzem verdadeiros acervos da memória nacional com o passar dos anos, ao contemplarmos as imagens oriundas desse trabalho. Eis o caso do livro Vi Ver, de Nair Benedicto, objeto do 6º debate da série encontros Arfoc-SP/Mackenzie, que acontece em 5 de novembro.

Um dos grandes nomes da fotografia brasileira, Nair ministrará a palestra “O Tempo como Fio Condutor da Edição”, abordando sua mais nova obra, entre outros tópicos. A discussão será mediada por Daniel Augusto Jr, fotojornalista e autor do livro Libertados. Gratuito e aberto aos interessados, o encontro acontece às 19h30 do auditório Reverendo Wilson, no prédio do Centro de Comunicação e Letras, que fica na Rua Piauí, 143, 11º andar. É necessário se inscrever pelo e-mail [email protected].

A série Arfoc-SP/Mackenzie, com debates mensais, é coordenada pelo professor de fotojornalismo do Mackenzie, Manoel Nascimento, e promovida pela universidade em parceria com a Arfoc-SP (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo), sociedade civil que visa incentivar e desenvolver ações culturais no Estado, representando seus associados nas questões relacionadas à imagem fotográfica e cinematográfica.

Um trabalho revisto-Formada em Comunicações pela USP, Nair é sócia fundadora da Agência F4 e do Nafoto. Fez parte dos fotojornalistas brasileiros que, nos anos 1980, criaram as primeiras agências do ramo no Brasil. Tem fotos publicadas nas principais revistas nacionais e internacionais, assim como no acervo do Moma (Museu de Arte Moderna de Nova York). Na década de 1980, realizou documentários sobre as condições de vida de crianças e mulheres na América Latina.

Ganhadora do 11º Prêmio Abril de Fotojornalismo em 1985 e também do Prêmio Trip Transformadores 2010, é autora dos livros A Greve do ABC (1980), A Questão do Menor (1980), em parceria com Juca Martins, As Melhores Fotos de Nair Benedicto, (1988), e, neste ano, Vi Ver.

Segundo ela, a seleção de imagens de Vi Ver é mais uma revisão do trabalho do que uma retrospectiva de sua carreira. “À medida que avançava na pesquisa, ia encontrando fotos nunca editadas, símbolos das mudanças pelas quais o país vem passando nesses últimos 40 anos. Senti que essas fotos-memórias do país não deveriam permanecer num arquivo privado”, avalia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira