Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2012 - 07:57

XX Congresso Brasileiro De Fonoaudiologia

Dia Mundial do AVC: Congresso da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia terá simpósio sobre a rede de cuidados em AVC.

No evento, as perspectivas da atuação fonoaudiológica e portaria instituída pelo Ministério da Saúde serão debatidas em um Simpósio Interdepartamental.

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) terá em seu XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF) – de 31 de outubro a 03 de novembro -, um Simpósio Interdepartamental sobre Acidente Vascular Cerebral. A fonoaudióloga Dra. Roberta Gonçalves da Silva é uma das palestrantes convidadas para a mesa de debates sobre “Redes de Cuidados em AVC - Perspectivas da atuação fonoaudiológica”.

A criação da Linha de Cuidados em AVC, proposta pelo ministério da Saúde, consolidou a importância da atuação interdisciplinar no acompanhamento do AVC. O Ministério da Saúde aprovou a Portaria GM/MS nº 665/2012 (12/04/2012).

“São avanços da Fonoaudiologia na Saúde Pública, promovendo as ações necessárias para que os centros de referência no cuidado ao AVC sejam aprovados. Dentre estas ações, destaca-se o diagnóstico e a reabilitação fonoaudiológica”, comenta a fonoaudióloga Dra. Roberta Gonçalves da Silva, coordenadora do Departamento de Disfagia da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das mais frequentes causas de óbito (¹) e sequelas motoras e cognitivas (²) no mundo, provocando incapacidades diversas. A atuação fonoaudiológica com lesados cerebrais após um AVC é atualmente uma prática especializada. Os distúrbios de linguagem e fala após-AVC são denominados, respectivamente, de afasia, disartria e/ou apraxia de fala. A atuação do fonoaudiólogo tem como objetivo reconstruir a linguagem, aumentar a inteligibilidade da fala e/ou facilitar a comunicação alternativa e/ou aumentativa.

Outra frequente sequela no AVC é a disfagia orofaríngea, definida como a dificuldade de transportar o alimento da boca até o estomago, podendo ocorrer entrada de alimento nos pulmões, provocando pneumonias. Além disto, as disfagias orofaríngeas podem prejudicar a condição nutricional do indivíduo, bem como o prazer no ato da alimentação.

“Atualmente, as sequelas de linguagem, fala e deglutição no AVC possuem programas de reabilitação fonoaudiológica consolidados e com controle de eficácia terapêutica”, completa Roberta Gonçalves Da Silva.

AVC no Brasil e no mundo-No mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 15 milhões de pessoas têm AVC (Acidente Vascular Cerebral) a cada ano, e, dessas, cerca de 6 milhões não sobrevivem.

Segundo o Ministério da Saúde, em dez anos o Brasil reduziu em 32% as mortes por AVC, na faixa etária até os 70 anos, que concentra as mortes evitáveis. Em 2011, foram realizadas 179 mil internações por AVC (isquêmico e hemorrágico).

Para reduzir ainda mais os índices de AVC, este ano o Ministério da Saúde ampliou a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) às vitimas de AVC. Entre as novidades, está a incorporação do trombolítico alteplase e a reestruturação dos serviços para tratamento e assistência, incluindo a atuação fonoaudiólogica nestes casos (Portaria 665/2012).

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre devido à alteração na circulação cerebral. No AVC isquêmico há a obstrução de um vaso sanguíneo cerebral, levando à diminuição da circulação em determinada região do cérebro. No hemorrágico, acontece a ruptura de um vaso sanguíneo com sangramento dentro do cérebro. Os principais fatores de risco são a hipertensão, o diabetes, o colesterol elevado, o fumo, doenças cardíacas, enxaqueca, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e obesidade.

XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia -O tema central do XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologiaserá “Ciência e Profissão” e as conferências destacarão a Fonoaudiologia no contexto da educação e da saúde pública, além dos avanços conquistados pela profissão. Diversas mesas de debate discutirão o engajamento e a aproximação com instâncias políticas e governamentais.

O Congresso da SBFa terá mais de 380 conferencistas e cerca de 2500 inscritos. 1. Boden-Albala B, Sacco RL. The strokeprone individual. RevSocCardiol Estado de São Paulo 1999; 4:501-8. |2. Brown RD Jr, Whisnant JP, Sicks JD et al. Strokeincidence, prevalence, and survival. Secular trends in Rochester, Minnesota,through 1989. Stroke1996;27:373-80.

.[ XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, de 31 de outubro a 03 de novembro de 2012, das 8 às 21 horas,no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul (Brasília/DF).Site Oficial: http://www.sbfa.org.br/fono2012.Programação: http://www.sbfa.org.br/fono2012/admin/grade_ativa.php#].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira