Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2012 - 08:02

Drummond e o Elefante Geraldão

Carlos Drummond de Andrade completaria 110 anos no dia 31 de outubro (quarta-feira). Grande divulgador do modernismo, o escritor entrou para a história da literatura brasileira essencialmente como poeta, apesar de sua produção incluir livros infantis, contos e crônicas.

Drummond e o Elefante Geraldão, novo livro do escritor e jornalista Fernando Jorge, traz uma versão biográfica de Carlos Drummond de Andrade nunca vista antes. Confidências do escritor, que vão além do convencional e levam o leitor a uma intimidade apaixonante, já aparecem logo nas primeiras páginas.

O autor e amigo de Drummond lança um diálogo apimentado e pergunta a Carlos no primeiro capítulo do livro: “Qual é o Drummond verdadeiro? O poeta ou o prosador? Como você viola as leis da sintaxe e como prosador as respeita? [...]”. Perguntas como essas e detalhes delicados e sensíveis marcam cada página do livro deixando a impressão de que é o leitor sentado à mesa com o escritor.

O título do livro é ideia do próprio Drummond “Adoraria ser o autor de um romance fantástico, com a história de um elefante voraz, insaciável, que devora todos os dias, na hora do almoço, um boi, ou uma baleia, ou um hipopótamo. Até já escolhi o nome desse bicho: Geraldão”.

Os relatos pessoais de Drummond, somados aos comentários de Fernando, montam um perfil íntimo e completo do famoso autor, com histórias inéditas, curiosas e interessantes. Assuntos sérios como a visão dele sobre política e corrupção, inclusive a associação Jânio Quadros e Hitler, também enchem as páginas. Em cada capítulo, uma caricatura de Drummond – feita por diferentes amigos e até “autorretratos”-, que aproximam ainda mais o leitor de cada face de Carlos.

O livro, lançamento da Editora Novo Século, é para ser devorado em uma tarde. A leitura gostosa e rápida corre junto com o texto curioso e magnético. Uma pausa na vida corrida para conhecer de perto quem escreveu como se conhecesse cada leitor intimamente.

O autor: Fernando Jorge é escritor e jornalista. Figura que provoca polêmica e admiração. Seus premiados livros causam discussões e incitam a crítica e o público leitor a importantes reflexões. Elogiado por seus livros extremamente pesquisados e rigorosamente documentados, Fernando Jorge obteve um de seus ápices em 1987, quando lançou Cale a boca, jornalista!, contundente e minucioso relato sobre as torturas sofridas por jornalistas brasileiros durante o período militar pós-1964. Autor agraciado com o Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, também já ganhou o Prêmio Clio, da Academia Paulistana de História, pela obra Getúlio Vargas e o seu tempo, além de ter recebido a Medalha de Koeler, em 1957, pelos grandes serviços prestados à cultura brasileira. Apaixonado por ela, também escreveu as biografias do Aleijadinho, de Santos Dummont, Paulo Setúbal, Olavo Bilac e Ernesto Geisel. E tem livros sobre Lutero, Hitler, e Barack Obama, dignos de serem lançados em vários países.

Editora Novo Século |ISBN: 978-85-7679-753-1 | 176Páginas |Formato: 21 x 14 cm |Por: R$ 24,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira