Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2012 - 08:24

Semana de Iniciação Científica na UVA aborda proteção de invenções por patentes

Buscando dar espaço às pesquisas acadêmicas desenvolvidas dentro do ambiente de ensino, a Universidade Veiga de Almeida realizará a 9ª edição da Semana de Iniciação Científica, de 05 a 09 de novembro, no Campus Tijuca. Além de oficinas e palestras gratuitas, a mostra irá reunir resultados de pesquisas realizadas por alunos, orientadas por professores dos 3 campi da UVA, nas áreas de ciências sociais, exatas, saúde e tecnológicas.

Divididos em “Saúde e Vida”, “Humanas e Sociedade” e “Exatas e da Terra”, os alunos mostrarão seus trabalhos, que serão avaliados por uma comissão formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Os melhores colocados, de cada campus, ganharão prêmios. “Este tipo de parceria dá credibilidade a avaliação dos trabalhos que estarão expostos na universidade”, afirma Alex Balduino, coordenador do Projeto de Iniciação Científica (PIC-UVA).

Durante o evento, haverá oficinas e debates abordando a realização de projetos para concorrência em editais externos. Entre os convidados estarão Rodrigo Ferraro, representante do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que vai falar sobre proteção de invenções por patentes; e Simone Esteves, R&D da L'Oreal, que vai abordar o tema da pesquisa e da inovação.

Uma das pesquisas em destaque no evento é a atuação de psicólogos em situações de desastres de grande impacto sócio-ambiental, como os ocorridos no verão de 2011 na Serra Fluminense. Intitulada como “A Psicologia de Gestão de Riscos e Desastres”, o tema tornou-se objeto de estudo dos alunos do curso de Psicologia da UVA, Lucas Cardoso do Amaral Souza e Nathan Barbosa da Silva.

“O trabalho foi muito relevante, pois a presença de psicólogos em situações adversas ainda é recente e não há uma vasta bibliografia sobre o assunto”, ressalta Nathan. Segundo o estudante, o Brasil ainda carece de produção científica na área de desastres. “É necessário inserir esses temas nas academias, além do acompanhamento e intervenção dos psicólogos nas políticas públicas de Defesa Civil e articulação com a comunidade”, completa.

.[Quem quiser acompanhar, o evento é gratuito e aberto ao público. O Campus Tijuca da UVA fica na Rua Ibituruna, n° 108,Rio de Janeiro].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira