Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2012 - 08:24

"Retail Gifting", um novo olhar sobre o varejo

Conceito que já foi levado à Universidade da Flórida chega também à ESPM-SP.

"Encaro retail gifting como uma grande inovação na estratégia de comunicação do varejo". A declaração partiu de Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da ESPM-SP e CEO da Ricardo Pastore Consultoria em Varejo. Para o profissional, o marketing de varejo precisa enfatizar o relacionamento já que a política do menor preço, isoladamente, não tem mais o poder de cativar o cliente.

Gifting foi apresentado ao mundo no I Workshop de Marketing Promocional do Festival de Cannes (2008), por Marina Pechlivanis, que cunhou o conceito. A publicitária explica: "gifting é uma nova forma enxergar a comunicação de uma marca. Primeiro, localiza os dons e dádivas para gerar uma matriz estratégica competitiva. Depois, mapeia os rituais, as sinestesias, as memórias… de forma proprietária. Então, aplicações nas mais diversas plataformas. Vale para tudo: vitrine, telemarketing, evento, campanha". Desde sua criação, o gifting amadureceu e ganhou desdobramentos, como o retail gifting, que oferece uma novo olhar sobre o varejo.

Para Marina "o poder de uma marca está não apenas em se comunicar, mas em estabelecer elos, vínculos, laços com os seus clientes. Compreendê-los e atendê-los, para que fiquem satisfeitos, felizes, se sintam bem. Toda marca almeja estabelecer um relacionamento intenso com as pessoas, fidelizando-as e envolvendo-as. O que sua marca está oferecendo? Quais as suas intenções? Está claro para o consumidor?".

Entusiasmado com a inovação e possibilidades de aplicação, Pastore destaca a realização de campanhas sem necessariamente foco em preço, como um dos principais impactos do retail gifting. "É uma nova abordagem que vai ajudar o varejista a reforçar o vínculo da marca com o consumidor. Além de ter um lado conceitual riquíssimo, retail gifting oferece uma metodologia muito fácil de ser aplicada em todos os tipos de varejo - supermercado, lojas de shopping etc".

Mary Risner, Diretora Associada do Centro de Estudos Latino-Americanos na Universidade da Flórida, é também uma entusiasta do retail gifting. "A Marina é uma excelente fonte de experiência profissional e pesquisas sobre o conceito original de "gifting" na área de varejo. A parceria com a Universidade da Flórida no desenvolvimento de material para o projeto de Retailing in Brazil é uma ajuda enorme para nossos alunos aprenderem sobre o varejo brasileiro".

E o assunto também se tornou tema de um curso na ESPM-SP que vai acontecer nos dias 08 e 09 de novembro (http://www.espm.br/Candidato/Eventos/Pages/retail-gifting.aspx?IdCurso=1627).

.[ ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen,Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana – São Paulo/SP, dia 09/11 (sexta- feira), das 19h30 às 22h40, e 10/11 (sábado), das 8h30 às 17h30, na Central do candidato: (11) 5081-8225 – de 2ª a 6ª feira, das 9h às 21h; sábado, das 9h às 13h.Matrículas: pelo site até 08/11/2012.Valor do investimento: R$1.100,00 (à vista ou parcelado em três vezes no cartão de crédito).Público: Profissionais, docentes e acadêmicos que atuam na indústria e no varejo nas áreas de marketing e comunicação, comunicação corporativa, vendas e treinamento e interessados em compreender o Retail Gifting].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira