Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2007 - 10:51

Liderança do Futuro

No mundo corporativo, os novos desafios da Liderança do Futuro ainda geram questionamentos. Afinal, o que um líder precisa ter para se adaptar às constantes mudanças no cenário empresarial alcance o sucesso?

São Paulo– De acordo com Leila Navarro, considerada uma das melhores palestrantes da atualidade, as características mais importantes da “Liderança do Futuro” são: Inovação, Agilidade e Confiança plena, que abrange a auto-confiança, confiança no outro e no sistema, ou seja, confiança na organização e na vida.

Além disso, o líder tem que ter coragem, e deve-se entender isso como garra, gana e ter a energia necessária para fazer a diferença. Coragem é ter a capacidade de superar-se a cada dia e a cada momento. “Um líder deve sempre se questionar: ‘O que faço hoje faz o mesmo sentido que fazia quando comecei há 15 ou 20 anos atrás?’ Se a resposta for sim, ainda haverá garra para continuar fazendo”, explica Leila .

Leila Navarro considera como a chave para a “Liderança do Futuro”, o equilíbrio, que nada mais é do que a difícil missão de ponderar o triângulo da auto-estima, auto-confiança e auto-conhecimento. “Essas características todos os líderes da história têm”, analisa.

O líder é uma pessoa de atitude, pois a liderança se resume em atitude. Um líder não passa a vida criticando, não reclama, faz a diferença e não busca culpados para as coisas que saíram errado. “Sempre lembro da frase da Petrobrás: ‘O desafio é a nossa energia’. Essa tem que ser a frase do líder”, afirma Leila. “Isso é ser líder em vários sentidos”, conclui. Outro ponto importante é que o líder deve saber que ele não é o melhor em todos os campos. Ele sabe que precisa dos outros.

Porém, vale ressaltar que existem barreiras internas que devem ser rompidas para fazer uma mudança positiva na carreira. Essas barreiras são a vaidade e o ego, que prejudicam não só o líder, como também influenciam aqueles que estão ao seu redor. Todo líder precisa fazer um trabalho especial consigo mesmo em relação a isso.

Ao cuidar dos limites desses dois aspectos é possível fazer uma mudança na carreira e entender que o líder não é a pessoa de resultado, mas a pessoa que atinge o resultado e, principalmente, que leva a equipe ao resultado.

3º Congresso Nacional de Liderança e Empreendedorismo, dia 10 de novembro de 2007 – sábado- das 8h30 às 20h45, no Hotel Transamérica Nações Unidas, Avenida das Nações Unidas, 18.591 São Paulo-SP | Site: www.kla.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira