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18/10/2007 - 10:52

Com share de 53% do mercado brasileiro, Body Systems continua a investir em sua expansão

Empresa de fitness planeja chegar a 1,3 milhão de praticantes até o final de 2007; em dois anos, pretende ampliar portfólio de serviços em 300%.

Share de 53% do mercado brasileiro de Fitness e faturamento anual de R$ 4 milhões. O crescimento conquistado em 10 anos pela Body Systems - empresa que representa a Les Mills International no Brasil e na América Latina – demonstra sua consolidação no ramo de fitness e reforça sua proposta de investir cada vez mais neste mercado, onde estuda chegar a 1,3 milhão de alunos até o final do ano.

Presente em 2,5 mil academias da América Latina com 10 aulas programadas, a Body Systems planeja ampliar sua presença nos países ao romper com o paradigma de que a prática de atividade física é um modismo preparatório apenas para o verão. “O mercado de fitness segue firme na busca para tornar essencial à vida das pessoas a prática de exercícios diariamente”, explica o proprietário da empresa, Paulo Akiau. Em sua opinião, empresas de segmentos como saúde, alimentação e vestuário passaram a respeitar os players deste mercado como potenciais canais de acesso ao consumidor segmentado. “Este movimento aumenta o grau de importância do nosso trabalho e nos impele a ampliar nosso portfólio de serviços, com previsão de crescimento de 300% nos próximos 2 anos”, revela.

Estes números previstos podem parecer exagerados, mas são uma constante na vida da Body Systems, que ao longo da existência cresce sempre dois dígitos a cada ano. A empresa, que vai fechar o biênio 2006/2007 com crescimento de 55%, investiu em diversas ações estratégicas como parte do projeto de preparação para os próximos 10 anos. “Nossa primeira meta é entender melhor os anseios do nosso consumidor primário – professores e academias, para criar ações de marketing direto e oferecer uma série de benefícios para suas empresas”, explica Akiau.

Na opinião de Akiau, em cinco anos as academias terão perfil familiar, e, os bem-estares físico, emocional e nutricional estarão totalmente ligados. “As academias terão dependências com acesso a deficientes físicos, com rampas e elevadores. As avaliações físicas serão substituídas por novos profissionais, treinados para entenderem o que o cliente precisa e deseja, além de serem capacitados a motivá-los”, ressalta.

O ousado planejamento de expansão não é novidade para Akiau, que de atleta e professor de Educação Física se tornou um dos maiores empreendedores da área do fitness do país. Em 1997 ele surgiu com a proposta de levar para as academias o conceito de sistematização das aulas de ginástica, treinamento revolucionário dos professores e marketing agressivo, com a perspectiva de trazer novamente os alunos para dentro das academias. “O mercado se apresentava cético para nosso produto, e a venda das primeiras 20 academias em São Paulo e no Rio de Janeiro não chegou a aliviar nosso endividamento; fechamos o primeiro ano com faturamento de R$ 80 mil e cerca de mil praticantes”, relembra.

O crescimento da empresa acompanhou a evolução do mercado mundial. O setor se envolveu em todos os principais momentos financeiros e mercadológicos na última década. Exemplo disso foi a flutuação do câmbio em 1999, onde as academias que haviam investido em equipamentos importados passaram por alguns problemas. De 2003 a 2006, foram três anos de retração de mercado. Para Akiau, “por mais glamour que este mercado mostre ter, ainda está em processo de profissionalização, tendo grande dificuldade na busca de ferramentas poderosas de controle e produtividade”. Assim, a Body Systems se tornou parceira indispensável em academias.

“Só percebemos que havíamos ganhado consistência dois anos depois, quando ultrapassamos a marca de 600 academias. Hoje, dez anos depois, já são duas mil academias (no Brasil) e um milhão de praticantes. Poucas empresas crescem tanto em tão pouco tempo”, comemora Akiau, responsável por presidir a empresa que se tornou a maior agência da Les Mills no mundo.

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