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02/11/2012 - 07:11

Nissan e Lew´Lara\TBWA conquistam ‘IPA Effectiveness Awards 2012’

Case ‘Trajetória da Nissan no Brasil’ foi reconhecido por um dos prêmios de comunicação mais importantes do mundo pelo bom humor na comparação dos seus produtos com os dos concorrentes.

São José dos Pinhais, – Pela primeira vez uma campanha realizada por uma agência brasileira foi premiada no IPA Effectiveness Awards 2012, um dos principais e mais difíceis prêmios de efetividade na comunicação no mundo. O case Trajetória da Nissan no Brasil venceu na categoria Prata, que contava com 35 participantes. O resultado tornou a Lew’Lara\TBWA a primeira agência brasileira a ficar entre os finalistas da associação.

A Nissan e sua agência mostraram como a marca aumentou seu awareness no Brasil a partir de 2010 mesmo contando com poucos recursos financeiros para anunciar. As campanhas da Nissan que comparavam diretamente seus modelos com concorrentes na TV e em versões estendidas no YouTube foram apresentadas aos jurados, assim como o ambicioso plano da Nissan de se tornar a marca automotiva asiática líder de vendas no mercado brasileiro nos próximos anos.

Os jurados premiaram a Nissan e a Lew Lara\TBWA afirmando que “apesar de investir cerca de três vezes menos que seus competidores, a marca mostrou como empresas podem usar a comunicação para obter sucesso em um mercado tão competitivo quanto o automotivo, e saltar de 0,8% de participação de mercado para expressivos 3,2% em um curto período de tempo”. O resultado completo da premiação pode ser visto no link: www.ipaeffectivenessawards.co.uk/Entrant.aspx?id=511. Os vídeos que mostraram ao júri a virada da Nissan podem ser vistos em www.youtube.com/user/nissanoficial.

Para Carlos Murilo Moreno, diretor de Marketing da Nissan do Brasil, a empresa cresceu no Brasil graças a um posicionamento claro e ousado. “Temos os melhores modelos e não tememos a comparação. Ganhar o IPA, o Effie e o Jay Chiat, os prêmios mais importantes de eficácia do mundo, reafirma o quanto uma comunicação criativa pode fazer pelas marcas.”

Mais prêmios-A parceria entre Nissan e Lew’Lara\TBWA também resultou em prêmios no Effie Brasil, versão nacional do Effie Worldwide (que no Brasil é organizada pelo grupo Meio&Mensagem) que premia as grandes ideias de estratégias de marketing e comunicação que alcançam resultados reais e tangíveis. A Nissan recebeu um Ouro na Categoria Bens Duráveis (“Um bem de consumo na cabeça”); um Ouro na Categoria David e Golias (“O bom, os fortes e o rico”) e uma Prata na Categoria Bens Duráveis (“Pôneis Malditos – a eficiência por trás de um hit”).

Na sexta-feira, 26, a campanha “Pôneis Malditos” havia ganhado Ouro na categoria Social Media Strategy do Jay Chiat Awards 2012. Trata-se de um prêmio global de propaganda promovido pela Associação Americana de Agência de Publicidade para reconhecer as ‘estratégias brilhantes de planejamento’. [http://nissannews.com/pt/nissan/brasil].

Nissan no Brasil – Crescendo significativamente nos últimos anos, a Nissan tem como objetivo atingir 5% de participação de mercado até 2016. Para isso, deve introduzir no mercado brasileiro oito novos produtos até 2016. Lançados em 2011, o Nissan March e o Nissan Versa marcaram a entrada da empresa nos dois segmentos de maior volume do mercado brasileiro, o de compactos e o de sedãs compactos. A Nissan do Brasil opera hoje com 155 lojas em todo o País, e tem planos de aumentar esse número para 239, até 2016. Há 10 anos produzindo em São José dos Pinhais, Paraná, a Nissan anunciou o investimento de R$ 2,6 bilhões para a construção de uma nova fábrica no País, em Resende, estado do Rio de Janeiro, prevista para entrar em operação em 2014 e com capacidade de produzir 200 mil carros por ano.

Reforçando seu comprometimento com o País, a Nissan do Brasil será o patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™ e do Comitê Olímpico Brasileiro na categoria Automóveis. Essa parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.500 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ e do Time Brasil. Esta frota priorizará energia limpa (etanol ou eletricidade), apoiando os esforços do Comitê Organizador Rio 2016™ para atingir as metas de sustentabilidade dos Jogos.

Nissan Américas – Nas Américas, as operações da Nissan incluem design, engenharia, financiamentos, vendas e marketing, distribuição e produção. A Nissan é totalmente dedicada à melhoria do meio ambiente por meio do “Programa Verde Nissan”, e foi reconhecida pela ENERGY STAR® como “Parceira do Ano” pela Agência de Proteção do Meio Ambiente, do Governo Federal em 2010, 2011 e 2012. Mais informações sobre a Nissan na América do Norte, o Nissan LEAF e a emissão zero podem ser encontradas no site www.nissanusa.com.

Perfil-A Nissan Motor Co. Ltd., segunda maior empresa automotiva japonesa, está sediada na cidade de Yokohama e compõe a Aliança Renault-Nissan. Operando com mais de 248 mil funcionários globalmente, a Nissan forneceu aos seus clientes mais de 4,8 milhões de veículos em 2011, gerando faturamento de 9,4 trilhões de ienes (U$ 118,95 bilhões). Fortemente comprometida com o desenvolvimento de produtos atraentes e inovadores para todos, a Nissan oferece uma ampla gama de 64 sob as marcas Nissan e Infiniti. Pioneira no conceito de mobilidade com zero emissão, a Nissan fez história ao lançar o Nissan LEAF, o primeiro veículo 100% elétrico acessível e desenvolvido para o mercado de massa, vencedor de vários reconhecimentos internacionais, como o prestigiado prêmio Carro do Ano 2011/2012 no Japão e o prêmio World Car of The Year.[www.nissan-global.com/EN].

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