Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2007 - 11:02

Ritual do amor

O IBEU inaugurou a exposição Ritual do Amor, da artista plástica Sandra Passos, e a mostra ficará em cartaz dos dias 18 de outubro a 16 de novembro, com visitação das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Galeria de Arte IBEU (Av. N. Sra. de Copacabana, 690/2º andar – Rio de Janeiro). A entrada é franca.Curadoria de Esther Emilio Carlos | Telefone.: (21) 3816-9400 | [email protected] | Site: www.ibeu.org.br

Sandra Passos apresenta a instalação intitulada Ritual do Amor, composta por sete trabalhos que têm o coração como tema. Os maiores trabalhos são "Infinito Interior", com 81 corações em espiral, desenhados em seda, com 190cm de diâmetro e "As Estações do Amor", uma serigrafia s/ papel, de 160 x 260cm de dimensão. A artista ainda apresenta trabalhos que estimulam o sentido tátil, como uma caixinha de corações, que necessita do toque para se extrair música.

Uma performance reproduzirá os movimentos do pulsar do coração, em batidas leves e frenéticas, desenvolvidas por dois performers na noite de abertura da exposição. O vídeo da performance será mostrado de forma contínua durante todo o período da mostra.

A doação de órgãos também está implícita no tema da exposição - Ritual do Amor. Quem doa órgãos, doa amor. Quando alguém se dispõe a ofertar seus próprios órgãos, estamos diante de um ato de amor, cuja motivação é a solidariedade e o interesse de salvar e promover a vida. Doar um órgão como o coração é "dar a própria vida" para que outra pessoa tenha vida.

A curadora da exposição e crítica de arte Esther Emilio Carlos diz na apresentação do catálogo: Sandra Passos utiliza a forma do redondo que nos guia a olhar com um olhar novo na perspectiva do ser, assinalada pelos metafísicos e poetas. Tudo o que é redondo convida à carícia... É legítimo afirmar que a afinidade da obra com o primitivo é sensível em trabalhos como a Vênus de Willendorf (imagem do convite), que mantém uma forte relação com o conceito mítico de maternidade, segurança e bem-estar. Dois grandes seios são o território de memórias do arquétipo feminino e uma vez tocados produzem um mantra que se prolonga não só aos ouvidos, mas a todo corpo, como se fosse possível olhar para dentro de nosso corpo e estabelecermos uma sensação de confiança e bem-estar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira